Revista Suffragium adquire reconhecimento acadêmico da Capes
A revista foi classificada no nível B4 do Qualis Capes, sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação

A revista Suffragium do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alcançou reconhecimento acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em lista preliminar publicada na última quinta-feira, 29/12, a revista foi classificada no nível B4 do Qualis Capes, sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação.
Para a coordenadora da Escola Judiciária do Tribunal, Roberta Laena, "alcançar o B4 é uma etapa importante por nos colocar no mais importante ranking acadêmico de periódicos, aumentando a credibilidade e a respeitabilidade da revista. Por mais que seja uma graduação inicial, é uma grande conquista”. Roberta Laena destaca ainda que a vitória só foi possível graças ao empenho e dedicação dos professores Martonio Mont'Alverne Barreto Lima e Raquel Cavalcanti Ramos Machado, editores-adjuntos da revista.
A fim de adequar-se às normas da Qualis da CAPES, a revista passou por reformulação na política editorial, por meio da Res. TRE nº 660/2017. A medida abrangeu a adoção do sistema OJS, que trouxe melhorias consideráveis ao periódico; a avaliação cega por pares dos artigos enviados e o aprimoramento do sistema de notificações aos(às) autores(as) e pareceristas.
Destaca-se, ainda, que o processo de reformulação da Suffragium alcançou, em 2022, o terceiro lugar na categoria Aprimoramento das Práticas Eleitorais do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais.
Revista Suffragium
A Suffragium é uma publicação semestral, com conteúdo de livre e gratuito acesso, destinada à divulgação de produções científicas inéditas, no âmbito do Direito Eleitoral e da Ciência Política. A Revista objetiva estabelecer um contato efetivo entre as duas ambiências, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos(as) e juristas quanto ao enfrentamento de questões da atualidade brasileira nos campos político e jurídico.
Atualmente, a revista apresenta-se em formato exclusivamente eletrônico, disponível através do portal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no menu “O TRE/Publicações/Suffragium Revista Eletrônica”. A Suffragium possui fluxo contínuo de submissão. As normas de publicação podem ser acessadas na página da revista.
Banner horizontal. Do lado esquerdo, capa da Revista Suffragium (Capa de fundo cinza, contendo, na parte superior, a palavra "Suffragium", a descrição "Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará" e a logo do TRE-CE. Na parte central, sobre um fundo vermelho, estão dispostas as letras que formam a palavra Suffragium; e, na parte inferior, sobre o fundo cinza, informações sobre o volume da Revista, número e o período de publicação). No lado direito, o texto: Revista Suffragium é B4 pelo Qualis Capes, em letras vermelhas. A palavra B4 está em destaque. O plano de fundo do banner é branco com linhas cinzas diagonais.

