Ouvidoria da Mulher realiza plantão na véspera e dia da eleição
A ação aconteceu por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis

A Ouvidoria da Mulher do TRE-CE, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Polícia Civil, realizou nos dias 1° e 2 de outubro, véspera e dia da eleição, operação voltada à Prevenção e ao Enfrentamento da Violência de Gênero durante o 1° turno das Eleições 2022. A ação aconteceu por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis.
Na manhã do domingo, 2/10, representantes da Ouvidoria do TRE-CE, do Departamento de Proteção, da Comissão de Participação Feminina do Tribunal, OAB e demais convidados(as) estiveram presentes na sala da Ouvidoria da Mulher, no terceiro andar da nova sede, para uma confraternização. Representando a OAB, estiveram a presidente em exercício, Christiane Leitão; a ouvidora nacional da Mulher, Katianne Wirna; e o coordenador adjunto das comissões da OAB, Raphael Castelo Branco.
Na véspera do pleito, as equipes atuaram conforme acionamento da Ouvidoria. No dia da eleição, acompanharam o andamento das zonas eleitorais de Fortaleza e da Região Metropolitana, mantendo o devido distanciamento, em conformidade com as normas eleitorais, bem como aguardaram acionamento da Ouvidoria da Mulher.
Nos dias 1° e 2/10, das 7h às 18h, a juíza Kamile Castro, presidente do canal de escuta, esteve de plantão na nova sede do TRE-CE, com as equipes do TRE e do DPGV, para recebimento das denúncias. A diretora do DPGV, delegada Arlete Gonçalves Silveira, ficou no comando da "Operação voltada à Prevenção e ao Enfrentamento da Violência Política de Gênero durante o 1º Turno das Eleições 2022".
Durante o plantão, uma equipe feminina da Ouvidoria esteve disponível, presencialmente, na nova sede do TRE-CE. O atendimento também pode ser feito por telefone e Whatsapp.
Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher foi regulamentada pela Resolução TRE-CE nº 901/2022, sendo um canal específico de escuta ativa para o recebimento de reclamações e notícias relacionadas à violência contra a mulher nas suas variadas formas.
Entre as competências da Ouvidoria da Mulher estão o recebimento de reclamações, denúncias e notícias relacionadas à violência contra as mulheres e também violência de gênero na política; a promoção da integração da Ouvidoria da Mulher com instituições que atuam na prevenção e no combate à violência contra a mulher; o acompanhamento da tramitação das reclamações e/ou notícias junto aos órgãos competentes.
#PraTodoMundoVer
Foto retangular registrada à frente da sala de sessões da nova sede do TRE-CE. Na imagem, estão, lado a lado, as pessoas envolvidas na operação. Atrás deles, ao centro, o banner com logo da Ouvidoria da Mulher e informações sobre o plantão.

