TRE realiza sorteio das urnas que serão auditadas neste domingo

O evento ocorreu na Sala de Sessões, com transmissão ao vivo, pelo Youtube

TRE realiza sorteio das urnas que serão auditadas neste domingo

Na manhã deste sábado, 28/11, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou Audiência Pública de sorteio das urnas que serão auditadas no 2º turno, para Fortaleza e Caucaia. O evento ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal e teve transmissão, ao vivo, pelo canal do TRE-CE no Youtube. A audiência, organizada pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal, foi conduzida pelo presidente da Comissão, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Flávio Vinícius Bastos Sousa.

O magistrado iniciou a cerimônia apresentando os procedimentos da audiência e agradecendo ao superintendente da Polícia Federal no Ceará, Dennis Cali, pela cessão de agentes de segurança, que acompanharão o transporte das urnas desde as zonas a que pertencem até Fortaleza e serão responsáveis pela guarda das urnas até o início da votação.

O juiz agradeceu, ainda, ao reitor do Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Centro, Bruno Antunes, por disponibilizar o local onde ocorrerá a Votação Paralela neste domingo, 29/11, e aos servidores da Justiça Eleitoral envolvidos no processo de auditoria.

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas - Votação Paralela

Ao todo, foram sorteadas 12 urnas eletrônicas. As quatro primeiras serão destinadas à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob condições normais de uso para comprovar a segurança do funcionamento da urna eletrônica. Esta auditoria ocorrerá durante todo o horário de votação. As urnas sorteadas para o procedimento pertencem às zonas:

- Fortaleza - 93ª ZE, seção 259 (EM Geisa Firmo Gonçalves, Planalto Ayrton Senna);

- Fortaleza - 83ª ZE, seção 022 (EMEIF José Nauri Braga, Bela Vista);

- Fortaleza - 3ª ZE, seção 565 (EM José Dias Macedo, Meireles);

- Fortaleza - 94ª ZE, seção 579 (EM Prof. José Parsifal Barroso, Jardim Guanabara).

Uma equipe composta por um auditor externo, um servidor da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica e um agente da polícia federal acompanhou o transporte das urnas que serão levadas para a Votação Paralela, no Centro Universitário. As urnas já encontram-se guardadas na Superintendência da Polícia Federal para serem transportadas ao local de auditoria na manhã deste domingo.

Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas 

As demais seções sorteadas (8) serão submetidas à Auditoria de Verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, que será realizada na própria seção eleitoral, antes da votação, entre 6 e 7 horas, e verificará a autenticidade e integridade dos sistemas instalados na urna comparando-os com os sistemas liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral. As zonas sorteadas são:

- Fortaleza - 80ª ZE, seção 194 (Colégio Santo Tomás de Aquino, Bairro de Fátima);

- Fortaleza - 2ª ZE , seção 640 (EEM Liceu de Messejana);

- Caucaia - 37ª ZE, seção 435 (EEIEF Maria das Dores Lima, Parque Marlouber);

- Fortaleza - 113ª ZE, seção 143 (EEEP Paulo VI, Jardim América);

- Fortaleza - 118ª ZE, seção 317 (EM Francisco Andrade Teófilo Girão, Passaré);

- Fortaleza - 112ª ZE, seção 539 (Colégio Dáulia Bringel, Cidade dos Funcionários);

- Fortaleza - 115ª ZE, seção 423 (Centro de Educação Pedagógica Eça de Queiroz, Vila Peri);

- Fortaleza - 116ª ZE, seção 483 (EM Francisco Edmilson Pinheiro, Conj. Ceará, 4ª etapa).

A Auditoria realizada nas zonas citadas implicará na comparação das assinaturas digitais nos sistemas lacrados do TSE, feitos até 20 dias antes da eleição, com as assinaturas constantes nas urnas instaladas nas seções. Participarão juízes eleitorais, promotores e representantes de partidos, convocados por meio de edital. Logo após a auditoria e a emissão da zerésima, as urnas serão utilizadas normalmente na votação.

Cédulas de votação

Logo após o sorteio, foram distribuídas cédulas de votação aos participantes do evento para preenchimento. As cédulas foram preenchidas com votos em candidatos a prefeito de Fortaleza, cujas urnas eletrônicas serão auditadas e, logo após, colocadas em urnas de lona, sendo estas lacradas. As urnas serão encaminhadas ao Centro Universitário neste domingo, onde passarão pelo procedimento de votação na urna eletrônica, e, ao final, será realizada comparação do resultado dos boletins emitidos pelas urnas com a contagem paralela do sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Na ocasião, os representantes de partidos presentes na audiência não manifestaram interesse em acompanhar o recolhimento das urnas para a votação paralela.

Para mais informações sobre as auditorias, o TRE-CE disponibilizou, por meio da comissão, o endereço eletrônico votacaoparalela@tre-ce.jus.br e o site, contendo todas as informações sobre os procedimentos.

Serviço

  • Auditoria da Votação Eletrônica sob condições normais de uso, "Votação Paralela"

Local: Centro Universitário Estácio do Ceará, Av. Duque de Caxias, 101, Centro, Fortaleza-CE;

Data: 29/11/2020, domingo (2º turno);

Horário: de 7h as 17h;

Público: Todos os cidadãos que quiserem acompanhar o evento.


Texto: Mariane Lopes, jornalista da ASCOM


#PraTodosVerem Foto registrada no momento da abertura da audiência pública no ambiente interno da Sala de Sessões. Ao lado direito do painel de apresentação, o juiz Flávio Vinícius. Ainda do lado direito, sobre uma mesa bege, um globo pequeno e um grande para sorteio das zonas e seções.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido