Emoção na despedida do desembargador Abelardo Benevides da Corte do TRE

Última sessão do desembargador Abelardo Benevides como presidente do TRE-CE

Sessão de 30 de maio 2017
Última sessão do desembargador Abelardo Benevides Moraes como presidente do TRE-CE

O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes foi homenageado pelos juízes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sua última sessão realizada nesta terça-feira, 30/5, como presidente do tribunal. Servidores, advogados e demais magistrados presentes também homenagearam o presidente do TRE-CE. 

O desembargador Abelardo Benevides assumiu interinamente a Presidência do TRE-CE no final de janeiro de 2015, com a saída da desembargadora Maria Iracema Martins do Vale para presidir o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Em junho de 2015, o desembargador Abelardo Benevides assumiu oficialmente a Presidência do TRE e permaneceu no cargo nos últimos dois anos. Anteriormente, de 2013 a 2015 foi corregedor e vice-presidente do TRE-CE. 

Homenagem 

Todos os juízes que integram a Corte do TRE-CE foram unânimes ao enaltecer "o brilhante trabalho desenvolvido pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes à frente do Tribunal". Eles ressaltaram as características de "excelente gestor, que trouxe inovação e eficiência à Justiça Eleitoral do Ceará". 

A vice-presidente e corregedora do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, afirmou que se sentiu honrada "em poder trabalhar com o desembargador Abelardo, homem de conduta retilínea, que aqui chegou com uma enorme bagagem porque já havia estado no TRE como assessor e juiz". A desembargadora ainda apresentou na sessão o Relatório de Atividades da Corregedoria, durante os últimos dois anos à frente da CRE. 

Os demais juízes e juízas que integram a Corte se manifestaram, sempre com uma carga de emoção, diante da despedida. O juiz Mauro Liberato destacou "a competência, serenidade e experiência do desembargador, que sempre nos deu suporte". Emocionada, a juíza Joriza Magalhães Pinheiro afirmou que "o tom dessa sessão é de agradecimento e de orgulho por fazer parte desse tribunal, tendo o desembargador Abelardo como presidente". 

O juiz federal Ricardo Cunha Porto ressaltou que nunca acreditou em sorte, "mas passei a acreditar porque fui brindado com dois anos de convivência com juízes de excelência aqui na Corte do TRE, sob a liderança do desembargador Abelardo". 

Os juízes Cássio Goes Pacheco e Kamile Moreira Castro, emocionados, também destacaram "o sentimento de gratidão e admiração pela forma como o desembargador Abelardo conduziu a sua gestão, com exemplos de independência e sensibilidade no trato com juízes e servidores, levando a Justiça Eleitoral a um patamar ainda maior". 

O procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte ressaltou que "o desembargador Abelardo sempre soube conciliar o perfil de grande administrador e de julgador justo e competente". 

O diretor geral do TRE-CE, Hugo Pereira Filho também afirmou "ter sido uma honra trabalhar ao lado do desembargador Abelardo, um homem com o coração cheio de valores e ideais". 

Em nome da classe dos advogados, Djalma Pinto afirmou que "o desembargador Abelardo atuou na Presidência do TRE como autêntico educador, não só para os magistrados e servidores, mas também como exemplo para toda a sociedade cearense por sua altivez e competência". 

Ao final, as servidoras Orleanes Cavalcanti e Érita de Vasconcelos também usaram a tribuna para render homenagens ao presidente do TRE. Orleanes destacou a capacidade do desembargador "de saber ouvir". E completou: "Quem é honrado é aquele que honra a todos e esse é o caso do desembargador Abelardo". Érita afirmou que "o senhor é um dos maiores exemplos para a minha vida profissional, mas levo também comigo a admiração pelo ser humano Abelardo Benevides Moraes". 

Ao encerrar a sessão, o presidente do TRE agradeceu a manifestação de todos e afirmou que "o sentimento que me toma agora é o de felicidade porque tive a oportunidade de fazer tudo o que pude". E concluiu: "Foram plantadas muitas tâmaras, porque quem as planta não as colhe e espero, sinceramente, que o TRE colha muitos frutos e se engrandeça cada vez mais nas administrações futuras. Serei, onde quer que esteja, um defensor da instituição TRE".

Estiveram presentes à sessão de homenagem ao presidente do TRE, o diretor da ESMEC, desembargador Heráclito Vieira, e os juízes Marcelo Roseno e Daniela Lima da Rocha, que foram juízes auxiliares da Presidência na gestão do desembargador Abelardo Benevides, além dos juízes suplentes da Corte do TRE, Alcides Saldanha, Roberto Diniz e Francisco Teles. O ex-juiz do Pleno, Francisco Luciano Lima Rodrigues também compareceu à sessão de homenagem ao presidente do TRE, bem como advogados e servidores do tribunal. 

Na próxima segunda-feira, 5/6, às 16 horas, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira assumirá a Presidência do TRE-CE, em sessão solene a ser realizada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido