Eleições 2016: TRE-CE realiza 1ª reunião multidisciplinar em Sobral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou nesta sexta-feira, 1/7, em Sobral, a primeira de uma série de três reuniões multidisciplinares, visando à organização das eleições municipais deste ano. A vice-presidente do TRE-CE e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, fez a abertura do evento, no Fórum Eleitoral de Sobral, que se estendeu por todo o dia e reuniu os juízes e chefes de cartório de 24 zonas eleitorais da região norte do estado.
A desembargadora ressaltou a importância do trabalho dos magistrados, chefes de cartório e demais servidores nas zonas eleitorais para o êxito das eleições 2016 e enalteceu "a iniciativa do TRE-CE de realizar este encontro para tratar de temas relevantes do processo eleitoral". A corregedora regional eleitoral destacou ainda "a presteza e a eficiência das zonas eleitorais no atendimento das recomendações da CRE" e elogiou "a mobilização de todos na conclusão dos trabalhos relativos ao recadastramento biométrico".
Durante todo o dia, os gestores do TRE-CE repassaram informações sobre as principais mudanças na legislação em decorrência da minirreforma eleitoral: registro de candidatura, propaganda e poder de polícia, representações, ação de investigação eleitoral e crimes eleitorais, além do treinamento dos mesários, atos preparatórios da votação, apuração, diplomação e o planejamento da biometria para o ciclo 2017-2018.
O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, falou sobre a infraestrutura, logística e aspectos de segurança da urna eletrônica. A coordenadora de Eleições, Edna Sabóia, apresentou o Programa das Eleições 2016, seu planejamento, que inclui o treinamento de mesários, orçamento e a criação de seções eleitorais especiais.
O juiz de Direito, Marcelo Roseno, abordou os temas que envolvem ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos eleitorais, limites de gastos e doações de campanha. O passo a passo dos trabalhos envolvendo o registro de candidaturas foram apresentados pela secretária Judiciária do TRE-CE, Orleanes Cavalcanti. Já os principais pontos da propaganda eleitoral e do poder de polícia tiveram a abordagem do servidor da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Caio Guimarães. As várias atividades do juiz eleitoral, na véspera e no dia da eleição, foram destacadas pelo juiz auxiliar da CRE, Neuter Dantas. E o planejamento da biometria no Ceará para o ciclo 2017-2018 (pós eleição) foi apresentado pela secretária da CRE, Águeda Gurgel, aos juízes e servidores da Justiça Eleitoral.
Participam desta primeira reunião multidisciplinar as seguintes zonas eleitorais: Granja, Acaraú, Camocim, Itarema, Bela Cruz, Chaval, Amontada, Ipu, Ipueiras, Santa Quitéria, Cariré, Reriutaba, São Benedito, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Santana do Acaraú, Massapê, Coreaú e Mucambo, além das duas zonas de Sobral.
A segunda reunião multidisciplinar será realizada em Juazeiro do Norte, na próxima sexta-feira, 8/7, com 28 zonas eleitoral da região centro-sul. Fortaleza sediará a última reunião, no auditório da Escola Superior da Magistratura (ESMEC), no dia 15 de julho, envolvendo as demais 71 zonas eleitorais da capital e do interior do estado.

