TRE-CE apresenta Sistema Pólis a juízes da Comarca da Capital

TRE apresenta Sistema Pólis a juízes da capital
Corregedora do TRE na apresentação do Sistema Pólis aos juízes e servidores do TJ-CE

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, apresentou, na manhã desta terça-feira, 22/9, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, o Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (Pólis), desenvolvido pelo TRE-CE, a juízes e servidores de 120 Varas da Comarca da Capital da Justiça Estadual. A plataforma permite a remessa de informações de condenações criminais transitadas em julgado, extinções de punibilidade, interdições e condenações por improbidade administrativa, por todos os magistrados da Justiça Comum Estadual, bem como pelas respectivas equipes, a um banco de dados compartilhado pela Justiça Eleitoral.

Aos presentes, a desembargadora explicou a importância da agilidade na comunicação entre órgãos jurisdicionais e destacou a necessidade de "converter papéis em informação eletrônica para que a Justiça se adeque à modernindade".

Servidores da Corregedoria e da Secretaria de Tecnologia da Informação demonstraram as vantagens e inovações trazidas pelo sistema. O chefe da Seção de Orientação, Supervisão e Fiscalização do Cadastro, Giancarlo Priante, chamou atenção para a redução dos custos e dos danos ambientais, ressaltando ainda o impacto positivo na produtividade e na qualidade do ambiente de trabalho. "Uma comunicação de suspensão de direitos políticos que demoraria até meses para ser processada pelo cartório eleitoral, poderá passar a ter registro definitivo em não mais que 10 minutos", apontou.

O chefe da Seção de Soluções Corporativas, Misael Ferreira, detalhou o uso da interface, exibindo o acesso ao sistema em tempo real, através da conexão de dados do Tribunal de Justiça com a internet. "O Pólis", destacou, "pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet, facilitando o envio dos dados à Justiça Eleitoral".

O que é o Pólis

O Sistema Pólis foi concebido por servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE. A ferramenta substitui os ofícios e expedientes encaminhados em meio físico por órgãos e entidades à Justiça Eleitoral de informações a respeito de decisões ou fatos que restringem direitos políticos e que exigem registro no cadastro individual de eleitores.

Em dois anos de utilização, já foram comunicados cerca de 90 mil óbitos pelo Pólis. Tendo em vista a celeridade e a qualidade das informações prestadas pelo sistema, foi verificado, neste dois anos, um aumento de 33% no número de registros de falecimentos de eleitores no cadastro e consequente cancelamento das inscrições.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido