Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE participa da Primavera dos Museus

Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE participa da Primavera dos Museus
A cultura dos indígenas cearenses presente na "Primavera dos Museus"

A Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral do TRE do Ceará convida para a exposição "Seções Eleitorais em comunidades Indígenas", instalada no Centro de Memória Eleitoral, no térreo do edifíco-sede. A atividade faz parte do programa "Primavera dos Museus", promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN). É a segunda vez  que o TRE-CE participa da programação, que este ano traz o tema "Museus e Memórias Indígenas", em consonância com as políticas do Ministério da Cultura. Nesta 9ª edição, mais de 800 instituições, em 393 municípios, realizam um total de 2.400 atividades culturais em todo o país.

Segundo o IBRAN, a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país constitui um dos maiores patrimônios existentes no território nacional, e os museus, bem como os centros de memória, são espaços fundamentais para guarda e transmissão da história desses povos.

Além da exposição, em cartaz no período de 21/9 a 18/10, a programação inclui ainda uma roda de conversa com líderes dos índios Genipapo-Kanindé, do município de Aquiraz, com o tema: "Escolha de líderes e tomada de decisões em comunidades indígenas". O encontro acontecerá no dia 1º/10, às 16h, na Sala de Sessões do TRE-CE. Na ocasião, um grupo de indígenas apresentará também a Dança do Toré.

A exposição está montada no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, na Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, em Fortaleza, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 13h às 19 horas.


ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido