Urnas com biometria funcionam normalmente no 2º turno

Com objetivo de aumentar a segurança no voto, a Justiça Eleitoral do Brasil adotou a tecnologia de biometria para reconhecer o eleitor por meio da digital, na hora da votação. Em todo o Estado do Ceará, 426.196 pessoas puderam utilizar o sistema biométrico no 2º turno das eleições, em Aquiraz, Alcântaras, Eusébio, Forquilha, Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús e Ipaporanga.
Os eleitores do Colégio Creche Erotilde Melo Lima, no Centro do Eusébio, passaram pelo procedimento mais uma vez neste domingo, 26/10, na terceira eleição por meio da biometria. Eusébio foi o primeiro município no Ceará a ter o sistema biométrico, adotado desde as eleições de 2010.
Apesar de alguns problemas registrados na identificação das digitais dos eleitores, no 1º turno dessas eleições, em todo o país, no segundo turno o sistema funcionou normalmente. Para o eleitor Renato Landim, o procedimento é rápido e ágil. "Na minha seção, estava tudo tranquilo e sem grandes filas". No município de Eusébio, 32.765 eleitores estavam aptos a votar nas eleições 2014.
No sistema biométrico, a intenção é evitar fraudes e garantir a segurança no dia de votação. Para o eleitor Pedro Gabriel, a implantação da biometria no município facilitou o processo de votação. "Foi uma ótima ideia da Justiça Eleitoral, pois acelerou o procedimento dentro da seção e não peguei fila".
Tropas federais
Além da biometria, para garantir uma eleição mais segura no dia do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou pedido de envio de pelo menos 2.500 soldados militares a 13 municípios do Ceará no 2º turno das eleições. As tropas federais acompanharam a movimentação em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Itaitinga, Guaiuba, Aracati, Sobral, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, juntando-se aos 10 mil policiais militares do Estado, para maior segurança do eleitor no dia da votação.

