Pleno do TRE-CE decide pela cassação de vereador de Abaiara e mantém inelegibilidade de ex-prefeito
Os magistrados entenderam que o ex-prefeito de Abaiara cometeu crime na véspera das eleições municipais, em 2024

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, por maioria de votos, na sexta-feira (12), pela cassação do diploma do vereador do município de Abaiara, João Sampaio Martins Neto, e negar provimento ao recurso do ex-prefeito da cidade, Francisco Joaquim Sampaio, conhecido como Chico Sampaio, mantendo a sanção de inelegibilidade decidido pelo juízo de primeiro grau.
Na ocasião, a Corte decidiu, ainda, afastar a sanção de inelegibilidade ao vereador João Sampaio Martins Neto por não haver comprovação da anuência do candidato na captação ilegal de votos feita por Chico Sampaio.
Os magistrados entenderam que o ex-prefeito de Abaiara, Francisco Joaquim Sampaio, tio do vereador João Neto, cometeu o crime na véspera das eleições municipais, em 2024, com a realização de compra de votos.
#PraTodoMundoVer
A imagem mostra uma sessão em andamento no Pleno do TRE-CE. A sala possui mesas distribuídas em formato de “U”, com computadores, microfones, copos de água e documentos organizados sobre as bancadas. Os integrantes do Pleno estão sentados em cadeiras pretas e vestindo togas pretas. No centro da composição, ao fundo, está a mesa principal, onde se encontra a presidente do TRE-CE, a diretora-geral e o procurador eleitoral. Atrás dela, na parede, há um crucifixo. No canto superior da imagem, há uma tela suspensa que transmite uma videoconferência, mostrando participantes remotos acompanhando a sessão, bem como a imagem ao vivo da sessão. Ao fundo, do lado esquerdo, estão duas bandeiras posicionadas próximas à parede.

