TRE mobiliza professores para levar debate sobre voto consciente às escolas

Foram iniciados, na manhã desta segunda-feira, 2/6, no auditório da Justiça Federal, no Centro, os trabalhos do projeto “Justiça Eleitoral nas Escolas”, com o “1º Encontro com Professores”. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e tem como objetivo levar o debate sobre voto consciente ao jovem eleitor nas escolas. Participaram do encontro profissionais do ensino público e particular de Fortaleza.
Na abertura, o diretor da EJE, desembargador Filgueira Mendes, agradeceu a presença dos professores e principalmente o envolvimento na formação política das novas gerações. “Os professores têm a responsabilidade de conscientizar os alunos, pois são eles a esperança de grandes mudanças, os agentes de transformação da sociedade”, disse.
Seguindo a programação, foi realizada palestra da professora da Unifor, Sandra Helena de Sousa, que abordou o tema democracia, cidadania e educação.
O “1º Encontro com os Professores” foi organizado pelas servidoras Marcela Quezado, chefe da Seção de Planejamento e Programas da EJE, Erica Maria Pompeu, Maria de Jesus Miranda e Marise Evangelista, com a colaboração do professor Simão Pedro Monteiro, gerente de Programas e Projetos da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), vinculada à SEDUC.
Palestras nas escolas
As escolas participantes realizarão palestras, leituras e eventos, além de incluírem na rotina da sala de aula temas relacionados à política, ao voto e à democracia. As ações serão implementadas nas escolas com a participação de servidores da Justiça Eleitoral, no período de junho a novembro deste ano. Ao final, serão entregues certificados aos professores e às escolas participantes.
A coordenadora da EJE, Priscila Siqueira, explicou que “ao longo dos 10 anos de projeto novos livros, textos e cartilhas foram editados, no intuito de compor o material de suporte para as atividades que os educadores realizam em sala de aula”.
Para que o projeto pudesse ser executado, a Escola Judiciária Eleitoral firmou parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, envolvendo mais de 200 professores da rede pública, em 60 escolas da capital.
A professora Andreia Alves já participou do projeto nas eleições de 2010 e 2012, com as turmas do 9º ano da Escola Centro dos Retalhistas, obtendo “ótimos resultados”. “É lindo o envolvimento e o interesse dos alunos, eles levam as discussões da sala de aula para casa e multiplicam as ideias. Nossa expectativa, para este ano, é ampliar as atividades para o 7º e 8º ano.”
Programa Eleitor do Futuro
O “1º Encontro com Professores” faz parte do projeto ‘Justiça Eleitoral nas Escolas’, incluído no Programa Eleitor do Futuro, que tem como objetivo promover a educação política de jovens de 12 a 17 anos de idade; informar acerca da importância, finalidade e consequências do exercício do voto e estimular o envolvimento dos jovens nas discussões das diversas questões sociais.
Através do Programa Eleitor do Futuro, o TRE-CE realizou em 2013 a ‘Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas’, que cadastrou 37 mil novos eleitores de 16 e 17 anos, em 1.035 escolas, em todo o Estado, superando o índice alcançado na campanha de 2011, quando foram cadastrados 34 mil jovens eleitores.

