TRE lança campanha para empréstimo de urnas eletrônicas

Lançamento Campanha Minha Eleição
Diretor geral Humberto Mota fez a abertura do evento

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lançou na tarde desta terça-feira, 12/3 na Sala de Sessões, a ‘Campanha de Divulgação do Serviço de Empréstimo de Urnas Eletrônicas’ para atender as solicitações dos diversos segmentos da sociedade que necessitam da ajuda da Justiça Eleitoral na organização dos seus pleitos eleitorais.

O diretor geral do TRE, José Humberto Mota Cavalcanti, fez a abertura do evento, e justificou a importância da campanha ao afirmar que "a urna eletrônica é patrimônio do povo brasileiro e por isso a Justiça Eleitoral deve reforçar os serviços prestados à sociedade".

Ao contrário do que muitos imaginam, o Tribunal Regional Eleitoral não realiza apenas as eleições oficiais de dois em dois anos. Desde 1997, quando foi lançado o serviço para realização de eleições não oficias, o TRE do Ceará já atendeu a 608 solicitações de entidades, como associações, conselhos de classe, conselhos tutelares, cooperativas, escolas, sindicatos, universidades, etc. Desde então, foram realizadas 1.698 eleições não oficiais, com a participação de quase 14 milhões de eleitores aptos a votar nas urnas eletrônicas cedidas pelo TRE nessas eleições.

O secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, fez a apresentação (formato ZIP) das peças de campanha e explicou com detalhes os procedimentos para a utilização da urna eletrônica em eleições não oficiais. Ele também reconheceu a importância da campanha: "Muitas entidades que nos procuram vêm pedir a urna de lona, sem saber que podem requisitar a urna eletrônica".

Vários representantes de entidades, servidores e chefes de cartório, além da imprensa, prestigiaram o evento. A servidora Rita de Cássia Brígido Feitoza declamou o poema "A Vida é Eleição" (formato ZIP), de sua autoria.

O conselheiro da OAB-CE, Ênio Ponte Mourão, afirmou que "reconhece não só o serviço prestado pelo TRE à sociedade, mas o que ele representa para a consolidação da democracia e das instituições".

O representante da Associação dos Cegos do Estado do Ceará, João Bosco de Farias, em seu depoimento, falou sobre a situação dos cegos na hora da votação, com a possibilidade de utilização do fone de ouvido, com áudio, reconhecendo que "é muito importante a colaboração da Justiça Eleitoral para o exercício da cidadania".

O procedimento para empréstimo das urnas eletrônicas é simples: a entidade faz a solicitação, através de ofício, no setor de Protocolo do TRE, se a eleição for na capital. E nos Cartórios Eleitorais, caso a eleição aconteça no interior do Estado. Uma das poucas restrições ocorre em ano eleitoral, quando o TRE só pode realizar esse tipo de eleição até 120 dias antes do pleito oficial. É que a partir desta data, as urnas eletrônicas são disponibilizadas e preparadas para as eleições oficiais.

Encerrando o evento, o Coral Vozes da Justiça apresentou várias canções, sendo servido aos convidados um coffee-break.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido