TRE visita Cartório de Registro Civil para discutir novo Sistema

Servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e da Secretaria da Tecnologia da Informação do TRE estiveram no Cartório de Registro Civil Norões Milfont (4º Ofício), em Fortaleza, na manhã desta terça-feira, 29/01, para reunião sobre a implantação do Sistema PÓLIS - Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor.
O Sistema – concebido pela Corregedoria e desenvolvido em conjunto com a STI – objetiva otimizar o trâmite de informações prestadas pelos órgãos externos (Justiça Comum, Justiça Federal, cartórios de registro civil, Forças Armadas, OAB, CREA, CRM etc.) que, no âmbito de suas competências e atribuições, gerem modificações (perda e suspensão de direitos políticos, inelegibilidade) na situação eleitoral dos cidadãos.
Segundo o secretário da Corregedoria, Giancarlo Priante, "implementado o sistema, as informações serão alimentadas em ambiente virtual pelos próprios usuários externos, dispensando-se a confecção e expedição de ofícios endereçados à Justiça Eleitoral deste Estado, o que acarretará: celeridade na atualização cadastral; redução de custos e do impacto ambiental; e diminuição de eventuais erros no repasse e no tratamento das informações". Ressalta, ainda, que "os servidores dos cartórios, com o pleno funcionamento do PÓLIS, disporão de mais tempo livre para desenvolverem outros serviços em suas unidades".
O "piloto" do projeto deverá ser implementado em março deste ano, inicialmente com os registros de óbitos.
O Cartório Norões Milfont registra, aproximadamente, 800 óbitos por mês. De acordo com Roberto Martins de Norões Milfont, oficial substituto, "a implantação do sistema representa agilidade e economia no tratamento das informações". O representante do cartório destacou a iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará de ouvir sugestões para aprimorar o desenvolvimento do sistema.

