Ouvidoria e Escola Judiciária Eleitoral voltam às escolas de Fortaleza

A Ouvidoria Regional Eleitoral e a Escola Judiciária Eleitoral, em parceria, retomam os projetos "Eleitor do Futuro" e "A Ouvidoria Eleitoral Vai às Escolas" neste mês de outubro, durante o 2º turno das Eleições 2012 na capital.
Nesta quarta-feira, 10/10, o juiz ouvidor do TRE, Raimundo Nonato Silva Santos, e a coordenadora da EJE, Priscila Siqueira, estiveram na Escola do Centro dos Retalhistas, no bairro de Damas, e na Escola Anísio Teixeira, no Panamericano. Cerca de 300 alunos participaram da palestra do juiz ouvidor e interagiram com perguntas sobre cidadania, importância do voto e conscientização do jovem eleitor. Os dois projetos já tinham sido levados a escolas de Fortaleza, no período 25/9 a 27/9.
A iniciativa tem como objetivos disseminar informações sobre a Ouvidoria Eleitoral aos estudantes, na faixa etária de 16 a 18 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania; divulgar o conceito, os princípios e as atribuições da Ouvidoria Eleitoral, canal de comunicação do TRE-CE com a sociedade, viabilizando uma gestão efetivamente transparente, mais democrática e participativa, além de fortalecer a democracia participativa entre os jovens, orientando-os na solução de problemas ou dificuldades em relação aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. A iniciativa visa, ainda, estimular o envolvimento e a participação dos jovens nas diferentes esferas de organização social, utilizando-se, dentre outros meios, da Ouvidoria Eleitoral para defender os interesses dos cidadãos junto à Justiça Eleitoral.
Segundo o juiz ouvidor, Raimundo Nonato Silva Santos, as audiências públicas, visam "trazer alunos e cidadãos para dentro do órgão e, principalmente, conscientizar a população para o exercício do voto consciente, reforçando a campanha do 'Voto Limpo'. O projeto tem ainda o objetivo abrir a Justiça Eleitoral do Ceará para manifestações e sugestões do eleitor e, em consequência, melhorar a prestação de serviços ao cidadão, além de agregar valor à gestão estratégica do TRE-CE, por estar alinhado com as diretrizes do Planejamento Estratégico 2012-2014 do TSE e com a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação Pública).
Os projetos "Eleitor do Futuro" e "A Ouvidoria Eleitoral Vai às Escolas" serão retomados na próxima semana. No dia 16/10, visitarão as Escolas Dragão do Mar e Constança Távora, no Mucuripe e Barroso, respectivamente. No dia 26/10, os servidores do TRE irão à Escola Monsenhor Dourado, no bairro Padre Andrade, e na Escola do Lions Jangada, no Cristo Redentor.

