Acessibilidade é tema de Live no Youtube

O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 21/9, no Canal do TRE-CE, no Youtube

Acessibilidade é tema de Live no Youtube

Na tarde desta segunda-feira, 21/9, a Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu live sobre acessibilidade. O encontro virtual foi transmitido pelo canal do TRE-CE, no Youtube, e contou com a participação de duas intérpretes de Libras.

O evento faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que reforça a importância de refletirmos sobre o tema e de buscarmos novos caminhos como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

Nas apresentações, todas as palestrantes fizeram a descrição das suas imagens e do ambiente onde estavam.

Palestras

Na abertura da Live, a servidora lotada na Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão e membro da CPCAI, Rivana Azevedo, descreveu, além da sua imagem, a imagem das intérpretes e dos ambientes onde estavam. Rivana, que também mediou o encontro, expôs ainda, no decorrer das apresentações, a evolução das ações desenvolvidas pelo Programa de Acessibilidade do TRE-CE, explicou a criação da CPCAI e enfatizou as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos grupos de trabalhos do Regional, com a finalidade de promover a cidadania, a acessibilidade e a inclusão.

A servidora da 24ª Zona Eleitoral (Sobral) e membro da CPCAI, Tereza Helena, tratou do assunto “ Lutas e Conquistas das Pessoas com Deficiência”. Em sua fala, a servidora pontuou o caminho de luta percorrido pelas pessoas com deficiência (PCD), destacando que é importante “caminhar jogando sempre as sementes para alcançar as conquistas referentes à acessibilidade". A analogia das sementes, segundo a servidora, foi utilizada porque o Dia da árvore e a chegada da Primavera são inspirações para a escolha do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Terezaressaltou a beleza nessas vitórias e afirmou que "foram muitos os momentos relevantes na história de lutas para concretização dos direitos da PCD". Ela também trouxe, em sua explanação, fatos históricos desse movimento de luta, como os eventos ocorridos, no contexto nacional, a partir da década de 70. Entre os eventos, a servidora destacou o Ato públicoque ocorreu na Praça da Sé (São Paulo), em 1980, em que várias pessoas com deficiência compareceram. “Foi a partir desse momento que a imprensa (Folha de São Paulo) noticiou o acontecimento e a temática ganhou um espaço especial nos jornais”, pontuou.

Para Tereza, “é importante se colocar no lugar do outro, ter empatia, para que o capacitismo (discriminação contra as PCD) não seja alimentado”.

Outro tema relevante no encontro foi o da “Acessibilidade nas Eleições”, conduzido, de forma didática e acessível, pela coordenadora de eleições e membro do CPCAI, Edna Saboia. A coordenadora apresentou slides, com recursos de acessibilidade, que traziam informações sobre plano de ação “Acessibilidade nas Eleições”, caracterizado por seu caráter contínuo e por integrar uma das cinco linhas de atuação do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral. O plano, segundo a coordenadora, possui dois objetivos: incrementar a identificação de eleitores com deficiência no cadastro eleitoral e promover ações para remoção de barreiras. Na apresentação, foram evidenciados também dados que comprovaram a evolução do plano.

Edna destacou, ainda, os recursos acessíveis daurna eletrônica, como o teclado com escrita em braille, a tecla “5” como ponto de referência para orientação do eleitor que não lê braille; e o fone de ouvido. A servidora ressaltou mais uma inovação no equipamento para as Eleições 2020: o sintetizador de voz, que permitirá que as PCD possam ouvir, além do número, o nome do candidato assim como qual a tecla está sendo acionada no momento do contato.

Por fim, a mensagem da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão do TRE-CE foi transmitida e reforçada pela servidora Tereza Helena: "Nada sobre nós, sem nós". Essa frase retrata, além de um lema para as PCD, a compreensão do Tribunal e dos membros da CPCAI em relação à importância  da integração das pessoas com deficiência na comissão atuando ativamente, participando dos planos de ação e contribuindo para definição de regras que assegurem mais acessibilidade e inclusão, minimizando assim as barreiras físicas, tecnológicas e atitudinais.

Para acompanhar a Live na íntegra, acesse o Canal do TRE-CE.

 

#PraTodosVerem Mosaico, com fundo preto, contendo as imagens das palestrantes e das intérpretes de Libras. Na parte superior, da esquerda para direita, as imagens das servidoras Edna Saboia e Rivana Azevedo e da intérprete Diná Souza. Na parte inferior do banner, da esquerda para direita, o ícone com a foto da intérprete Amanda Vieira e a imagem da Tereza Helena.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido