Planejamento Integrado das Eleições

A materialização do Planejamento Integrado das Eleições (PIE) é resultado da mobilização da Coordenadoria de Eleições e de líderes de projetos oriundos de diversas áreas organizacionais que, com o suporte metodológico do Escritório Corporativo de Projetos, têm adotado a metodologia de gerenciamento de projetos MG3P para conceber e orquestrar as grandes iniciativas da Justiça Eleitoral do Ceará.

Essa abordagem de condução gerencial de pleitos eleitorais viabiliza o acompanhamento integrado das atividades, com a identificação oportuna de riscos, problemas e mudanças necessárias, proporcionando um melhor processo para tomada de decisões e para monitoramento do desempenho institucional.

O Planejamento Integrado das Eleições de 2022 detalha todas as atividades relacionadas ao pleito do mesmo ano, incluindo as ações de infraestrutura, logística e capacitação, bem como as atividades de execução propriamente ditas, desde o período correspondente ao final do prazo do alistamento eleitoral, passando pelo registro de candidaturas, votação, apuração, totalização, divulgação dos resultados, prestação de contas, até a diplomação das candidaturas eleitas.

As atividades de eleição foram agrupadas em 11 (onze) projetos , os quais compõem o PIE 2022.

Para cada projeto foi designada uma liderança, a quem coube identificar e detalhar o escopo, indicando a descrição das atividades previstas com respectivos prazos e responsáveis, e o orçamento, detalhando a relação planejada de despesas e de aquisições de bens e serviços. A análise de impacto e a aprovação dos planos foram realizadas pelo Comitê Estratégico da Justiça Eleitoral do Ceará, que, por conseguinte, encaminhou este Planejamento Integrado para homologação da Presidência.

O planejamento integrado é, portanto, fruto de um trabalho integrado entre as diversas unidades deste Tribunal e Cartórios Eleitorais e contempla as ações e estratégias necessárias ao cumprimento da missão primordial da Justiça Eleitoral, que consiste na realização do processo democrático com legitimidade, segurança, economicidade e transparência.