TRE-CE participará de 15ª Primavera dos Museus com palestra "Conservar para não restaurar"

A live ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 20/9, às 10h, com transmissão pelo Canal do TRE Ceará no YouTube

Card da palestra "Conservar para não restaurar". Descrição no texto.

A Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (SEBIM) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará promoverá, na próxima segunda-feira, dia 20/9, às 10h, a palestra: Conservar para não restaurar. A live fará parte da Programação da 15ª Primavera dos Museus, da qual o TRE-CE participa por meio do Programa de Preservação da Memória Eleitoral.

A palestra será ministrada pela professora Gilberta Ferreira da Costa, com mediação do servidor da Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral do TRE-CE José Vasconcelos A. Filho. O evento será transmitido pelo Canal do TRE-CE no Youtube.

Durante a live, serão abordados conceitos de conservação, preservação e restauração; a importância da conservação preventiva; a memória institucional e as políticas de conservação preventiva, dentre outros temas.

15ª Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM. Neste ano, o tema do evento será "Museus: perdas e recomeços".

A temporada de eventos será realizada entre os dias 20 e 26 de setembro de 2021 com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando, também, mais de 1.700 atividades em todo o Brasil voltadas ao público.

Currículo da palestrante

A profa. Gilberta Ferreira da Costa é mestranda no Programa Mestrado Profissional Informática na Educação do IFRS, Bibliotecária e Historiadora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou organização, tratamento e consultoria histórica em acervo documental e fotográfico de memória institucional. Possui experiência em conservação preventiva e restauro em obras bibliográficas. Ministra o Curso Gestão de Conservação e Acervos Bibliográficos na Class Cursos. Atualmente desenvolve atividades em biblioteca especializada e participa como Diretora Administrativa e Coordenadora da Comissão Permanente de Análise de Documentos (CPAD) da 19ª Gestão do CRB-10.

Serviço:

Palestra: Conservar para não restaurar

Data: 20.09.2021

Horário: 10:00h

Transmissão: canal do TRE-CE no Youtube

Palestrante: Gilberta Ferreira da Costa

Mediador: José Vasconcelos A. Filho, servidor da Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral do TRE-CE

 

Texto: SEBIM

 

#PraTodoMundoVer

Card quadrado. Na parte superior, Palestra Conservar para não restaurar, em letras azuis escuras, seguida de 15ª Primavera dos Museus, em letras brancas. Abaixo, as fotos, em círculo, da palestrante, Gilberta Ferreira Costa, e do mediador, José Vasconcelos A. Filho, e a identificação com nome e cargos. Na parte inferior, uma tarja cinza com informações de dia, horário (20/9, às 10h) e local da live (canal do TRE Ceará). No canto superior direito, a logo do TRE. No plano de fundo, parte do banner da 15ª Primavera dos Museus, parte da arte "As traquinices de do Mascarado Mignon", Di Cavalcanti, que mostra o desenho de um boneco com o rosto listrado que usa chapéu, colete escuro e blusa com listras e bolinhas. 

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido