TRE-CE institui Centro de Memória da Justiça Eleitoral no Ceará

O Centro foi instituído pela Portaria TRE-CE n.º 451/2021, publicada nesta sexta-feira, 9/7

Imagem Ascom TRE. Descrição no texto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará instituiu o seu Centro de Memória da Justiça Eleitoral no Ceará, através da Portaria TRE-CE n.º 451/2021, que atende ao disposto no art. 5° da Resolução TRE-CE n.° 238/2004 e no art. 40 da Resolução CNJ n.° 324/2020, foi publicada nesta sexta-feira, 9/7.

Histórico

O servidor José Vasconcelos A. Filho, Vasco, apresenta, em VÍDEO, o Centro de Memória Eleitoral da Justiça Eleitoral no Ceará, e faz um breve histórico sobre as instalações:

"Em 2003, se começou a pensar, no âmbito da Seção de Biblioteca do TRE-CE, na possibilidade de criação de um Centro de Memória Eleitoral, onde pudessem ser expostos documentos, objetos e mobiliários de valor histórico.

No ano seguinte, foi publicada a Resolução TRE-CE n.º 238 (8 de março de 2004, alterada pela Res. n.º 479, de 15.2.2012), criando o Programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, em cujo inciso V do parágrafo 5º era prevista a criação de um Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará. No dia 17 de dezembro do mesmo ano, foi inaugurado, junto às instalações da Seção de Biblioteca, o Centro de Memória Eleitoral do TRE-CE.

Alguns anos depois, o Centro de Memória Eleitoral ganhou um espaço maior, passando a ocupar uma sala no segundo andar do edifício sede do TRE. A inauguração do novo espaço ocorreu no dia 22 de setembro de 2014, durante a 8ª Primavera dos Museus, com a abertura da Exposição Machado de Assis e a Política. Na ocasião, os servidores José Heleno Pinto do Vale e João Mário Nepomuceno Vidal, caracterizados como personagens de época, apresentaram uma leitura dramática de uma crônica de Machado de Assis retratando o diálogo entre um candidato e um eleitor.

No ano seguinte, o Centro de Memória passou por nova mudança, passando a ocupar outro espaço, contíguo a biblioteca, no andar térreo da sede do TRE. A inauguração das novas instalações ocorreu no dia 18 de maio de 2015, por ocasião da 13ª Semana de Museus, com a abertura da exposição 'Ações para a sustentabilidade na construção da nova sede do TRE-CE'."

 

#PraTodoMundoVer

Montagem a partir de três fotos, com o título Centro de Memória da Justiça Eleitoral no Ceará. A primeira foto da esquerda para a direita mostra um modelo de urna eletrônica sobre mesa de madeira, a segunda, duas urnas de lona, sendo uma branca e outra marrom-escura, já na terceira, são duas máquinas uma de calcular e outra de escrever sobre mesa de madeira.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido