Cerca de 48 mil eleitores foram às urnas neste domingo, 5/12

Mais de 900 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral nos municípios de Barro e de Viçosa

Montagem com três fotos registradas nas eleições suplementares de Barro e de Viçosa. A imagem es...

Neste domingo, 5/12, cerca de 48 mil eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher novos(as) prefeitos(as) e vices dos municípios de Barro (92ª Zona Eleitoral) e de Viçosa do Ceará (35ª Zona Eleitoral).

Nas eleições suplementares dos dois municípios, mais de 900 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral: mesárias, mesários, auxiliares de eleição, delegadas e delegados de prédio, magistradas, magistrados, promotoras e promotores eleitorais, terceirizadas, terceirizados, servidoras e servidores das Zonas, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e policiais. Ressalta-se que a votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de Barro e de Viçosa.

O presidente do TRE-CE, desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, que acompanhou as eleições presencialmente em Barro ressaltou: "Quero parabenizar todas as pessoas e instituições que colaboraram para o sucesso das eleições suplementares em Barro e em Viçosa. Foi tudo tranquilo".

Também destacou a importância do trabalho das forças de segurança e das equipes da 92ª ZE (o juiz eleitoral Luzinaldo Alves Alexandre da Silva, o chefe de cartório, Igor Mariano Figueiredo, e os(as) servidores(as) da zona); e da 35ª ZE (o desembargador do Pleno do TRE-CE Emanuel Leite Albuquerque, a juíza eleitoral Josilene de Carvalho Sousa, a chefe de cartório, Lorena Cysne Namba, e os(as) servidores(as) do cartório).

O desembargador presidente avaliou os pleitos deste domingo: "O resultado que vimos neste domingo é fruto do bom planejamento e execução de equipes bem treinadas nos municípios de Barro e de Viçosa, assim como de Fortaleza, prestando apoio técnico e realizando a auditoria de Votação Eletrônica das duas cidades".

Candidatos eleitos

A apuração e a totalização dos votos foram realizadas nas sedes das Zonas Eleitorais de Barro e de Viçosa do Ceará. Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) puderam ser acompanhados por eleitoras e eleitores dos dois municípios, por meio do site resultados.tse.jus.br e do aplicativo Resultados (iOS e Android), disponível nas lojas Google Play e App Store dos dispositivos móveis.

A totalização em Barro foi encerrada às 18h10. Em Viçosa, os resultados das apurações foram concluídos às 20h45.

Confira os(as) candidatos(as) eleitos(as) nos dois municípios:

Barro

O candidato eleito para prefeito no município de Barro foi Héricles George Feitosa Albuquerque (Dr. George) da Coligação Barro Melhor Para Todos (MDB/PT/PP/PSDB), com 6.886 votos  (56,92% dos votos válidos). O vice-prefeito é Francisco Albano Severo (Albano Severo).

Viçosa

O candidato eleito para prefeito no município de Viçosa do Ceará foi Francisco João Cardoso Filho (Franci Rocha) do Partido MDB, com 17.945 votos (52,56% dos votos válidos). O vice-prefeito é Francisco das Chagas Rodrigues de Carvalho (Shill).

Posse e Diplomação 

Segundo as Resoluções TRE-CE nº 844 e nº 846/2021, que fixaram a data e aprovaram instruções para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e de vice-prefeito, respectivamente, de Viçosa e de Barro, o juiz eleitoral da 92ª ZE e juíza eleitoral de 35ª Zona Eleitoral diplomarão os(as) eleitos(as) até o prazo-limite do dia 17 de dezembro de 2021. Destaca-se que cabe às Câmaras Municipais dos respectivos municípios definirem as datas das posses dos(as) eleitos(as). 

Abstenção

Dos(as) 15.971 eleitores(as) de Barro, 12.550 (78,57%) compareceram às urnas. O município teve um percentual de abstenção (21,43%).

Em Viçosa, o índice de abstenção foi de 17,68% (7.650 eleitores[as] faltosos[as]). Dos(as) 43.774 eleitores(as) da cidade, 35.634 votaram neste domingo. 

Votos Brancos e Nulos

Em relação aos votos brancos e nulos, os municípios de Barro e Viçosa registraram, respectivamente, um percentual de 3,61% (453 votos) e de 4,19% (1.492 votos).

Ocorrências

Em relação às ocorrências com urnas eletrônicas, destaca-se que os pleitos ocorreram com tranquilidade, tendo sido registrado apenas uma troca de urna no município de Viçosa.

Justificativas

Eleitoras e eleitores dos municípios de Barro e de Viçosa que estavam fora do seu domicílio eleitoral justificaram a ausência no pleito, por meio do aplicativo e-Título ou do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível na página do TSE. 

Auditoria da votação eletrônica

O TRE-CE realizou auditoria da votação eletrônica durante os pleitos suplementares de Barro e de Viçosa. Na manhã desse sábado, 4/12, foram sorteadas quatro urnas eletrônicas para auditagem.

Para a auditoria de funcionamento sob condições normais de uso, realizada neste domingo, 5/12, foram verificadas as urnas eletrônicas da seção 7 de Barro (localizada na Escola de 1º grau Justino Alves Feitosa); e da seção 21 de Viçosa (localizada na EEF Dr. Julio Carvalho).

Quanto ao procedimento de verificação da autenticidade e integridade, foram auditadas, no local de votação dos respectivos municípios, também neste domingo, a urna da seção 04 de Barro (EEEP Professor José Osmar Plácido) e da Seção 68 de Viçosa (Grupo Escolar de Trapia - Sitio Trapia).

Dentre as pessoas presentes na votação paralela à oficial, estavam o procurador regional eleitoral substituto, Edmac Lima Trigueiro e os representantes da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB) Plínio Belchior Magalhães e Carlos Octavio. 

Sobre as auditorias realizadas nas urnas eletrônicas dos dois municípios, o presidente da Comissão, o juiz auxiliar da Presidência Rommel Conrado, destacou a importância do evento por se tratar de "mais uma oportunidade que a Justiça Eleitoral tem de comprovar a lisura, a seriedade e a segurança das urnas eletrônicas".

Partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral, entidades da sociedade civil organizada e público em geral foram convocados(as) para acompanhar o sorteio e os trabalhos de auditoria. Todas as etapas foram transmitidas pelo canal do TRE-CE, no YouTube.

Equipes de prontidão

No pleito deste domingo, 5/12, além dos(as) colaboradores que contribuíram presencialmente na 92ª ZE e na 35ª ZE, equipes de unidades do TRE-CE e da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica que atuam na logística do processo eleitoral ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Esses(as) servidores(as) acompanharam e deram suporte às zonas, de forma remota.

 

#PraTodoMundoVer

Montagem com três fotos registradas nas eleições suplementares de Barro e de Viçosa do Ceará. Na parte superior da montagem, foto na horizontal registrada em uma das seções eleitorais de Barro. Na imagem, em pé, o presidente do TRE-CE, des. Inacio Cortez e o coordenador de Sessões e Jurisprudência do Tribunal, Felipe Gouveia, acompanham a conferência no caderno de votação realizada por um dos mesários da seção. Ao fundo, à esquerda, a cabina da urna eletrônica sobre uma mesa branca.

Na parte inferior da montagem, à esquerda, foto na horizontal registrada no cartório eleitoral de Viçosa do Ceará. Na imagem, atrás de duas mesas beges com computadores e materiais de expediente em cima, o desembargador do Pleno do TRE-CE Emanuel Leite Albuquerque; a chefe de cartório da 35° ZE, Lorena Cysne; a coordenadora de Eleições do Tribunal, Edna Saboia; servidoras e servidores da zona. Ao fundo, dois armários de aço com pastas.

À direita, ainda na parte inferior, foto na horizontal do presidente do TRE-CE, des. Inacio Cortez, acompanhado pelo coordenador de Sessões e Jurisprudência do Tribunal, Felipe Gouveia. À direita, o presidente e o coordenador estão em pé em uma das seções eleitorais da Escola Gilberto Leite de Aquino, no município de Barro. À esquerda, duas mesárias e um mesário estão sentados(as) atrás de mesas brancas. Sobre as mesas, o terminal de mesário(a), álcool em gel e alguns materiais de expediente. Ao fundo, um quadro branco sobre uma lousa verde.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido