TRE-CE lança Portal e Centro Virtual de Memória

A comunicação foi feita na sessão do Pleno desta sexta-feira, 27/8

Banner Ascom. Descrição da imagem no final do texto da notícia.

Na sessão do Pleno desta sexta-feira, 27/8, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio Cortez, comunicou o lançamento do Portal da Memória e do Centro Virtual de Memória do Tribunal. As plataformas foram criadas e estruturadas pela Comissão de Gestão da Memória do Regional.

A partir de hoje, estão disponíveis no site do TRE-CE, as duas novas ferramentas que atendem às determinações contidas na Resolução nº 324/2020 do Conselho Nacional de Justiça. O documento institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe, ainda, sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Canais

Com o Portal da Memória e o Centro Virtual de Memória, o TRE-CE passa a oferecer às cidadãs e aos cidadãos o acesso rápido e fácil a uma diversidade de informações institucionais.

Os canais contribuirão para a preservação e a disseminação da história e da memória da Justiça Eleitoral do Ceará, com a divulgação virtual de um rico acervo, que contém diversos documentos, inclusive manuscritos anteriores à criação da Justiça Eleitoral, objetos e mobiliários, muitos dos quais, até então, eram quase totalmente desconhecidos.

A produção destes projetos foram capitaneados pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e pela Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e contaram com a ação conjunta de diversas unidades deste Regional: Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral, Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral, Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Seção de Administração de Intranet e Internet, Seção de Arquivo e Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial.

Na abertura da sessão, ao falar dos canais, o desembargador Inacio Cortez frisou: "Quero externar meus agradecimentos a todos e todas que, de alguma forma, colaboraram para o êxito desse trabalho, a quem cumprimento na pessoa do excelentíssimo juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, diretor da Escola Judiciária Eleitoral e Presidente da Comissão de Gestão da Memória. Registro, também, especial agradecimento ao servidor José Vasconcelos Arruda Filho, que, desde 2004, lidera o Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará".

Na sequência, o diretor da EJE, Roberto Viana, convidou todas e todos para visitarem o Portal da Memória e o Centro Virtual de Memória e destacou "o trabalho primoroso, resultado do esforço dos servidores da Justiça Eleitoral que mais uma vez deram testemunho do seu compromisso institucional". O magistrado complementou: "são ferramentas muito importantes para pesquisadores, estudantes e para os que gostam de valorizar a história da Justiça Eleitoral".

A Justiça Eleitoral do Ceará espera, com essas novas ferramentas, possibilitar a valorização da nossa história e memória institucionais, que têm muito a contribuir para o fortalecimento da democracia no Brasil.

Comissão de Gestão da Memória

A Comissão de Gestão da Memória, instituída pela Portaria TRE-CE nº 286/2021, tem como presidente o juiz diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Roberto Viana Diniz, e como vice-presidente o juiz auxiliar da Presidência, Rommel Conrado. O servidor José Vasconcelos Arruda atua como secretário e representa o Centro de Memória Eleitoral.

A equipe também é composta pelos(as) titulares da Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral, Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral, Coordenadoria de Apoio Administrativo, Seção de Arquivo, Assessoria de Comunicação, Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria Judiciária. Os titulares têm como suplentes seus respectivos substitutos legais. A comissão conta também com um servidor graduado em História.

Compete à Comissão de Gestão da Memória do TRE-CE, dentre outras atribuições, coordenar a política de Gestão da Memória da instituição de acordo com a Resolução CNJ n°324/2020 e em conformidade com os Manuais de Gestão da Memória e Documental do Poder Judiciário.

 

Texto: EJE

 

#PraTodoMundoVer

Banner retangular de fundo cinza. Na parte central, print da página inicial do Centro Virtual de Memória. Na parte superior do print, imagem do primeiro título eleitoral; e, na parte inferior, da esquerda para direita: sobre um fundo vinho e em letras brancas, o texto: Conheça o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará; e a ilustração da primeira tela do vídeo de apresentação do Centro. No canto superior direito, logo preta do TRE-CE. Na parte inferior do banner, a chamada: TRE-CE lança, em letras pretas; e o complemento: Portal e Centro Virtual de Memória, marrom.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido