Audiência Pública dá início à revisão biométrica na capital

A abertura dos trabalhos revisionais foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, nesta terça-feira, 19/2, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza

Audiência Pública da biometria em Fortaleza

Fortaleza é o quarto município do Estado do Ceará a iniciar a revisão biométrica dos eleitores, no ciclo 2019/2020. A abertura dos trabalhos revisionais foi feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, nesta terça-feira, 19/2, no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

Compuseram a Mesa, além do presidente Haroldo Máximo, o corregedor e vice-presidente do TRE, desembargador Inácio Cortez; a presidente da biometria em Fortaleza, juíza Rosa Mendonça; a diretora do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, juíza Alda Holanda; a promotora eleitoral, Morgana Chaves, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique da Silva. Também estiveram presentes juízes, promotores, chefes de cartório, servidores da Justiça Eleitoral, vereadores e representantes de entidades civis.

Inicialmente, o presidente do TRE traçou um panorama da biometria no Estado do Ceará, citou os pontos de atendimento na cidade e a possibilidade de aumento do número de locais. O magistrado solicitou a participação de todos na divulgação dos trabalhos. O vice-presidente e corregedor, desembargador Inácio Cortez, disse ter assumido a Corregedoria Regional Eleitoral com o intuito de dar fluidez à biometria e cumprir o desafio de atingir o patamar, em Fortaleza, de 90 a 95% do eleitorado biometrizado.

A presidente da biometria no município, juíza eleitoral Rosa Mendonça, ressaltou que o TRE não tem medido esforços para o bom atendimento ao cidadão. A magistrada pediu a mobilização das lideranças políticas e comunitárias e listou os prejuízos causados ao eleitor com situação não regular.

Apresentação

A coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo, apresentou números da biometria e ressaltou que é necessário atender 2.600 eleitores por dia para alcançar o mínimo desejável de 80% do eleitorado recadastrado e que são 201 dias úteis de atendimento até o final da revisão eleitoral em Fortaleza. "Para isso, o TRE disponibilizará servidores, terceirizados e estagiários, sendo necessário que os eleitores compareçam o quanto antes e garantam o conforto e a tranquilidade do atendimento", advertiu. No final da apresentação técnica, foram respondidos questionamentos acerca do procedimento e prazos.

Números da capital

A revisão seguirá em Fortaleza de 19 de fevereiro a 29 de novembro de 2019. Dos 1.784.981 eleitores do município, mais da metade (50,59%) já fez o recadastramento, mas o TRE-CE ainda aguarda o comparecimento de 882.393 cidadãos aos pontos de atendimento para a coleta da foto e das impressões digitais.

Documentação, atendimento e meta

Para o procedimento, é necessário que o eleitor apresente um documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. O Tribunal esclarece que o atendimento pode ser agendado através do telefone 148 ou na página do tribunal.

A meta do TRE-CE é recadastrar 100% do eleitorado do Estado do Ceará para as eleições de 2020. Dos 184 municípios cearenses, 55 devem concluir os trabalhos este ano, incluindo Fortaleza. Nesses municípios, o eleitor está obrigado a comparecer aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento. Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Atendimento:

  • Shopping Parangaba (Piso L1 - lojas 168/169): das 10h às 19h;

  • Shopping RioMar Kennedy (Piso L2 – Área de Conveniência e Serviço): das 10h às 19h;

  • Central de Atendimento ao Eleitor (Av. Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema): das 8h às 17h;

  • Vapt Vupt de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408): das 8h às 17h;

  • Vapt Vupt de Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3750): das 8h às 17h.

O TRE pretende instalar novos pontos de atendimento nos locais: Shopping Benfica, North Shopping Jóquei, RioMar Fortaleza, Shopping Iguatemi, Cidade das Crianças, North Shopping Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro de Cidadania do Conjunto Ceará e Academia da Segurança Pública do Ceará.

Últimas notícias postadas

Recentes