Mesários receberão treinamento neste final de semana

Só em Fortaleza, o TRE-CE se prepara para capacitar 19.451 mesários, incluindo os que trabalharão nas 9 seções de justificativa

TRE-CE treinamento mesários 2018
No último final de semana, 25 e 26/8, foram capacitados os mesários da 112ª Zona Eleitoral

Neste final de semana, quatro zonas eleitorais de Fortaleza realizarão os treinamentos dos mesários que atuarão nas mesas receptoras de votos nas Eleições 2018.

A 1ª Zona Eleitoral fará os treinamentos nos dias 1º, 2, 15 e 16/9, na Faculdade Farias Brito (Rua Castro Monte, 1364, Varjota). Cada turma terá duração de duas horas. A primeira turma, às 8h, do sábado, 1º/9, contará com o show de humor de Aurineide Camurupim, que animará o início dos trabalhos.

O treinamento dos mesários da 94ª Zona também acontecerá nos dias 1, 2, 15 e 16/9, na Faculdade Ateneu (Colégio São Vicente) – Rua São Vicente de Paulo, 300, Antônio Bezerra.

Os mesários da 95ª Zona estão convocados para comparecer, nos dias 1º e 2/9, à Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Avenida Costa e Silva, 1251, Mondubim. Também divididos em turmas.

No IFCE, que fica na Avenida 13 de maio, 2081, Benfica, acontecerá a capacitação dos mesários da 117ª Zona, dias 1º e 2/9.

Como cada zona eleitoral realiza a própria capacitação, os eventos serão descentralizados. Confira as datas e locais dos treinamentos na Capital.

Consulte no link as listas dos mesários convocados em todo o Estado.

Números

Só em Fortaleza, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se prepara para capacitar 19.451 mesários, incluindo os que trabalharão nas 9 seções de justificativa.

No interior, o número chega a 66.316, incluindo as 7 seções de justificativa, que serão treinados pelas respectivas zonas, em calendário definido por cada cartório eleitoral.

Preparação

Nos dia 8 e 9/8, aconteceu a preparação dos multiplicadores de mesários na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Cabe a eles repassar o conteúdo para os instrutores dos mesários.

Na ocasião, representantes das 109 zonas eleitorais do estado receberam informações e trocaram experiências sobre a condução dos trabalhos de preparação dos mesários. Os multiplicadores discutiram sobre novos procedimentos e material de apoio do curso, realizaram simulações de votação nas urnas eletrônicas e alinharam orientações para o repasse de informações aos mesários. Foram abordados, ainda, aspectos legais atinentes ao pleito, uso dos vales-postais e questões de acessibilidade e cidadania.

Novidades

Para as Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu o aplicativo Mesários, que pode ser instalado somente em aparelhos celulares com o sistema Android, para orientar as atividades dos mesários.

Estas serão as primeiras eleições onde será possível a identificação dos eleitores pelo nome social, para aqueles que solicitaram a inclusão até o dia 9 de maio.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido