TRE-CE recebe ministra Isabel Gallotti, corregedora-geral do TSE, para encerramento de inspeção
O TSE destacou sobre o TRE-CE a celeridade de tramitação de processos, a transparência e o compromisso com a proteção de dados

A presidente e o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadores Maria Iraneide Moura Silva e Emanuel Leite Albuquerque, receberam, nesta segunda-feira (6), a ministra Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, corregedora-geral da Justiça Eleitoral, na sede do Tribunal cearense.
A visita ocorreu por ocasião do encerramento da inspeção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em unidades administrativas e judiciais deste Regional, que teve início no último dia 8 de julho, prolongando-se por mais de dois meses, a fim de aprimorar os serviços eleitorais e alcançar maior efetividade na prestação jurisdicional.

Em um primeiro momento, reunida com os membros do Pleno e gestores do TRE-CE, a ministra corregedora divulgou o relatório final da averiguação, no qual constavam, em sua maioria, práticas de destaque no funcionamento da Justiça Eleitoral cearense, bem como pontos a serem aprimorados.
Entre as características destacadas pelo Tribunal Superior sobre o Regional do Ceará, estão a celeridade de tramitação de processos, a transparência das atividades, o compromisso com a proteção de dados de eleitores e eleitoras, bem como a relação fortalecida entre a Administração e as unidades do Tribunal situadas no interior do Estado.

“A presença e o compromisso dos membros da Corte e de tantos servidores representantes das diversas áreas reforçam o resultado positivo demonstrado nessa inspeção, que tende a ser ainda melhor com a também notória disposição de todos e todas”, evidenciou Isabel Gallotti.

A presidente do TRE-CE agradeceu a exposição e pontuou que “desde que assumimos a nova gestão, no final de maio deste ano, avaliamos e avançamos significativamente em diversos aspectos. Nosso compromisso é continuar aprimorando os processos, garantindo, a cada dia, a efetividade da Justiça Eleitoral do Ceará”.
Em concordância com a desembargadora, o vice-presidente e corregedor do Regional somou o enaltecimento à excelente atuação do TSE na realização da inspeção, que foi conduzida com grande eficiência e rigor. Ressaltou ainda a “valiosa parceria com o TRE Ceará, através da Corregedoria e de demais unidades, colaboração essencial para o fortalecimento da Justiça Eleitoral em nosso Estado", disse o desembargador Emanuel Leite.
Finalizando essa primeira programação, o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, e secretários responsáveis por setores contribuíram agradecendo e agregando informações à avaliação do Tribunal Superior.

Em um segundo momento, os gestores do TRE acompanharam a ministra Isabel Gallotti e as demais integrantes da comitiva do TSE, Roberta Rocha Fonseca, juíza auxiliar da Corregedoria; Julianna Sant’anna Sesconetto, secretária da CGE, e Yasmin Camille Silva Mesquita, coordenadora de Supervisão e Orientação, em visitas guiadas às dependências do Regional cearense, apresentando-as o Centro de Memória da Justiça Eleitoral do Ceará e o Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) da sede do Tribunal.

#PraTodoMundoVer
As imagens mostram diferentes momentos da visita no TRE-CE. Na primeira foto, há um grande grupo no auditório do TRE-CE. A ministra do TSE, bem como a presidente e o vice-presidente do TRE-CE estão posicionados na primeira fileira junto a outras autoridades e servidores do Tribunal. Todos estão reunidos em frente a uma tela de projeção, com três bandeiras ao lado. Na segunda foto, o grupo de pessoas está distribuído em cadeiras no auditório. Três autoridades estão sentadas em poltronas na frente, enquanto o público assiste. Na terceira foto, a ministra posa ao lado da presidente e do vice do TRE-CE, bem como ao lado dos membros do Pleno. Na quarta foto, a ministra aparece sentada, segurando um microfone, com uma folha de papel sobre o colo, enquanto fala. Na quinta foto, um servidor do TRE mostra uma urna eletrônica para a ministra e para a presidente do TRE-CE. O vice-presidente do TRE-CE está mais ao fundo. Na sexta e última foto, pessoas observam uma fileira de urnas eletrônicas com a palavra “FIM” na tela, em um espaço com caixas de papelão empilhadas.

