TRE-CE premia vencedores do I Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota
Certame celebra os 34 anos da Biblioteca

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na manhã desta terça-feira (11), durante sessão plenária, a cerimônia de premiação do I Concurso Literário Biblioteca Advogado Aroldo Mota – Edição Desembargadora Auri Moura Costa, que homenageia a primeira mulher assumir a função de juíza na história do país e a primeira a assumir a Presidência deste órgão. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-CE no Youtube.
Confira os registros oficiais da premiação
A iniciativa, promovida pelo TRE-CE, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), integra o Programa de Difusão Cultural e comemora os 34 anos da Biblioteca Advogado Aroldo Mota. Além de celebrar a criatividade, a literatura e a memória institucional, valorizou o talento de servidores(as), colaboradores(as) e magistrados(as) que participaram desta primeira edição.
A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, ressaltou a importância do evento e de quem ele homenageia. “O concurso literário reafirma o papel do TRE Ceará com instituições que cultivam além da excelência técnica, a sensibilidade, a memória e a criatividade de seu corpo funcional. A expressiva participação de servidores e servidoras de quatro ramos do Poder Judiciário do Ceará, demonstra que a cultura nos aproxima e nos humaniza. Hoje, reconhecemos não apenas os dez textos vencedores, mas todos os que permitiram criar, imaginar e partilhar suas palavras. Que esta seja a primeira de muitas edições, fortalecendo a relação entre a Justiça, cultura e cidadania”, disse.

O diretor da EJEC, desembargador Luciano Nunes Maia Freire, destacou a iniciativa inédita no TRE-CE. “É com imensa alegria que celebramos a premiação do primeiro concurso literário do TRE do Ceará. Ressalto que se trata de uma iniciativa inédita no âmbito deste Regional, nascida do Programa de Difusão Cultural, que é gerenciado pela Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca da EJEC, a qual reafirma o nosso compromisso com a cultura, educação e com a formação cidadã. São diretrizes da nossa Justiça Eleitoral, notadamente da Escola Judiciária. Parabenizo os vencedores, as vencedoras e a todos e todas as participantes”, falou.

Durante a cerimônia, a comissão julgadora do concurso, formada pelo desembargador Durval Aires Filho; pelo escritor Stênio Gardel Maia; pela jornalista, professora universitária e revisora Daniela Nogueira de Souza; e pela professora Irlys Alencar Firmo Barreira, foi homenageada e recebeu um certificado de reconhecimento.
Os avaliadores tiveram acesso apenas aos pseudônimos, o que reforça a imparcialidade e a qualidade do certame. Após análise técnica, sensível e criteriosa, foram selecionados dez textos vencedores: cinco na categoria Temática Livre e cinco na categoria em homenagem à desembargadora Auri Moura Costa.
Nesta primeira edição, foram inscritas 39 produções de servidores(as) de quatro tribunais do Judiciário em atuação no Ceará, sendo 26 na categoria Temática Livre e 13 na categoria especial em homenagem à desembargadora Auri Moura Costa. Entre os dez premiados, destacam-se quatro servidores(as) do TRE-CE, três do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), um do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), e dois da Justiça Federal. Confira quem são:
Categoria Temática Livre:
1º lugar: Bianca Mota do Nascimento Brasil Muniz
2º lugar: Ilton Aparecido de Paiva
3º lugar: Emanuela Silva Ribeiro
4º lugar: Cristiano Rafael Alves Machado
5º lugar: Paulo Roberto Clementino Queiroz
Categoria em homenagem à desembargadora Auri Moura Costa
1º lugar: Renata Calixto Martins
2º lugar: Fernanda Ednária Aires Falcão
3º lugar: Thais Evangelista Fernandes Brito
4º lugar: Mario Fernando Sousa Castro
5º lugar: Régis Machado de Melo
Além da presidente do TRE-CE, estiveram presentes os membros da Corte: o vice-presidente e corregedor, desembargador Emanuel Leite Albuquerque; e os desembargadores Durval Aires Filho, Daniel Carvalho Carneiro, Luciano Nunes Maia Freire, José Maximiliano Machado Cavalcante, Wilker Macêdo Lima e Leonardo Roberto Oliveira de Vasconcelos, bem como o procurador regional eleitoral Celso Costa Lima Verde Leal. O momento contou ainda com a presença de familiares e amigos(as) dos(as) vencedores(as).
#PraTodoMundoVer
As imagens mostram a sessão plenária no TRE-CE durante a cerimônia. Na primeira imagem, um grupo de 14 pessoas está em pé no plenário, posando para foto. Ao centro, estão três pessoas com toga, sendo elas a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e os desembargadores Luciano Nunes Maia e Durval Aires Filho, e ao redor estão servidores e servidoras segurando certificados que representam a premiação no concurso. Todos estão posicionados à frente da mesa principal usada nas sessões. Na segunda imagem, os membros do Pleno ocupam a mesa principal do plenário, usando togas e sentadas diante de notebooks e microfones. Ao centro está a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide, que fala ao microfone, enquanto as outras observam seus computadores. Na terceira imagem, o desembargador Luciano Nunes Maia está sentado à mesa do plenário, usando toga e falando ao microfone. À sua frente, há um notebook e documentos. Outras pessoas, também usando togas, estão sentadas ao lado dele. No fundo da sala, um público numeroso assiste à sessão, com homens e mulheres sentados em várias fileiras.

