TRE-CE e órgãos parceiros promovem atendimento itinerante para residentes do Lar Torres de Melo
Ação ocorreu no dia 13 de novembro

Dando continuidade às ações que garantem os direitos das pessoas idosas, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu, na quinta-feira, 13 de novembro, atendimento itinerante, simulação de votos e palestra sobre democracia e cidadania para os residentes e trabalhadores do Lar Torres de Melo, em Fortaleza. Na ocasião, a Justiça Eleitoral cearense prestou serviços como revisão, coleta biométrica, transferência de domicílio eleitoral e alistamento.
O coordenador de Atendimento ao Eleitor e Cidadania do TRE-CE, Eduardo Pontes, explica a importância da atividade. “No caso desse público idoso, que possui mais de 70 anos, tem o direito ao voto facultativo, mas é importante também que uma parcela dessas pessoas se identifiquem com a democracia e com o processo eleitoral. E essa é mais uma operação do TRE do Ceará, para que, na próxima eleição, esse público se sinta à vontade como convidado para continuar participando do processo democrático”, explanou.

Durante os atendimentos, os(as) residentes do Lar Torres de Melo tiveram a oportunidade de simular uma votação na urna eletrônica. Ainda no local, reunidas em uma roda de conversa, as pessoas idosas receberam instruções sobre a democracia e cidadania, ministradas pelo chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral e formador da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), Edivaldo Cardoso.

A ação reforça o compromisso da parceria entre o TRE-CE, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por meio de suas comissões de Proteção, Defesa e Direitos da Pessoa Idosa, conselhos estadual e municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, secretarias municipal e estadual de Direitos Humanos e todas as instituições de longa permanência do Ceará, em promover a cidadania e a inclusão da pessoa idosa na democracia brasileira.

Também estiveram acompanhando as atividades o diretor-geral do Lar Torres de Melo, Narciso Dorta; o promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE), Alexandre Alcântara; a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Patrícia Viana; e a coordenadora da Pessoa Idosa da prefeitura de Fortaleza, Vejuse Oliveira.
#PraTodoMundoVer
As imagens foram registradas durante uma ação do TRE Ceará no Lar Torres de Melo, em Fortaleza. A primeira imagem mostra uma mulher, à esquerda, e um homem, à direita, sentados ao redor de uma mesa branca enquanto conversam durante o atendimento eleitoral dele. Sobre a mesa, há um notebook, equipamentos usados no procedimento e um óculos do sol. A sala tem paredes de cor clara. Na segunda imagem, um homem e uma mulher aparecem manuseando uma urna eletrônica. Eles estão em pé, posicionados em frente ao equipamento. O local recebe luz natural e, ao fundo, há cadeiras ocupadas por duas pessoas. A terceira imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em cadeiras distribuídas pelo espaço, entre homens e mulheres, enquanto um homem está em pé ao centro, segurando um microfone. A quarta e última imagem mostra quatro pessoas - duas mulheres e dois homens - em pé, lado a lado. Um dos homens segura um título de eleitor. No local também estão sendo realizados atendimentos. A sala tem paredes claras, janelas e um aparelho de ar-condicionado instalado na parede.

