Novos gestores do TRE-CE para o biênio 2025-2027 tomam posse nesta sexta-feira (30)
A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva assume como nova presidente, enquanto o desembargador Emanuel Leite Albuquerque será o vice-presidente e corregedor

A cerimônia de posse da nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, e do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Emanuel Leite Albuquerque, ocorre nesta sexta-feira, 30 de maio, às 16h, no auditório da sede do TRE, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, em Fortaleza. A solenidade terá transmissão ao vivo pelo canal do TRE-CE no YouTube.
Credenciamento imprensa
Visando garantir a organização do espaço destinado à imprensa, a Assessoria de Comunicação solicita o credenciamento dos profissionais de comunicação que atuarão durante o evento. Para realizar o credenciamento, acesse o formulário digital.
Mais informações podem ser obtidas em contato com a Assessoria de Imprensa do TRE-CE, pelo telefone (85) 3453-3791 ou pelo e-mail ascom@tre-ce.jus.br.
Perfis
Desembargadora Maria Iraneide Moura Silva
Desembargadora no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) desde 2011, Maria Iraneide Moura Silva é presidente do Conselho Editorial e de Biblioteca do TJCE e integrante da 2ª Câmara de Direito Público. A magistrada, natural de Sobral, é bacharel em Direito e especialista em Processo Civil. Ingressou na magistratura em 1986 e assumiu a Vara Única da Comarca de Pereiro.
Atuou também nas comarcas dos municípios cearenses Coreaú, Independência, Pentecoste e Baturité. Promovida para a Comarca de Fortaleza em 1996, pelo critério de merecimento, assumiu a titularidade da 15ª Unidade dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (UJECC), removida, posteriormente, para a 16ª UJECC. Foi juíza eleitoral em todas as comarcas pelas quais passou.
Em Fortaleza, foi diretora do Fórum Eleitoral, no ano de 2011. Ascendeu ao Tribunal de Justiça do Ceará em julho de 2011, onde integrou a então 8ª Câmara Cível. Foi ouvidora no biênio 2017-2019. Em 2023, tomou posse como suplente da Corte Eleitoral, no TRE-CE, onde, agora, foi eleita a próxima presidente.
Desembargador Emanuel Leite Albuquerque
Natural de Crateús, Emanuel Leite Albuquerque é membro do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) desde 2009 e ocupa a posição de suplência no TRE-CE desde 2021, com recondução neste novo mandato. É também membro da 1ª Câmara de Direito Privado e do Centro de Inteligência do TJCE.
O desembargador é bacharel em Direito pela UFC, especialista em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA).
O magistrado foi juiz nas Comarcas de Reriutaba, Mauriti, Redenção e Crateús, entre o período de 1986 a 1992. Foi juiz titular da 2ª Unidade dos Juizados de Pequenas Causas, da 31ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza e da 22ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza. Foi, também, juiz eleitoral da 117ª Zona de Fortaleza, no período de 2007 a 2009. Integrou o TRE-CE; participou da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), durante o biênio de 2007/2008. Em junho de 2023, tomou posse como suplente da Corte do TRE-CE, onde, em junho, assume como vice-presidente e corregedor.
Serviço:
Cerimônia de posse da nova gestão do TRE-CE
Quando: 30 de maio de 2025, às 16h
Onde: Rua Dr. Pontes Neto, n.° 800, Eng. Luciano Cavalcante
Transmissão: canal do TRE-CE no YouTube
Credenciamento imprensa: formulário digital
#ParaTodoMundoVer
Card gráfico de fundo bege. Na área superior, um esboço da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e, abaixo, o texto: "Cerimônia de posse da nova gestão do TRE-CE". Abaixo, sobre uma seção em marrom, o texto: "biênio 2025-2027" e a logo do TRE-CE.

