TRE-CE no Cariri: programações são concluídas com outorga da Medalha Padre Cícero

Durante toda a semana, o Tribunal realizou ações diversas, como atendimento ao público, audiências públicas e painéis de debate

A imagem é um registro fotográfico feito no palco do Centro de Convenções do Cariri. Ao fundo, h...

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) concluiu, nessa sexta-feira (22), as programações na região do Cariri. Durante o dia, foram realizados, em Juazeiro do Norte,  serviços eleitorais a pessoas em vulnerabilidade social, audiência pública, sessão de julgamento, paineis do congresso eleitoral, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense, e, por fim, a primeira outorga da Medalha Padre Cícero Romão Batista.

A Ouvidoria do Tribunal e a Ouvidoria da Mulher promoveram, pela manhã, uma ação da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud). Foi disponibilizado atendimento eleitoral aos(às) beneficiados(as) do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Ainda pela manhã, na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, foi realizada uma audiência pública, que abordou asmetas nacionais da Justiça Eleitoral para o ano de 2025. Na ocasião, a população contribuiu com a discussão, apresentando sugestões. Em seguida, ocorreu mais uma sessão de julgamento do TRE-CE, com a presença dos membros da Corte.

Durante a tarde, foi realizado o último dia do 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri, no Centro de Convenções do município, com três paineis, que debateram os temas A Justiça Eleitoral na Sociedade Digital Algorítmica: democracia e política digital; Inclusão, política de gênero e novas tecnologias e Mundo Digital e Justiça Eleitoral.

Finalizando o dia, no mesmo local, o TRE-CE agraciou cinco personalidades com a primeira edição da Medalha de Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista, em sessão solene. Os membros da Corte do Tribunal e autoridades reuniram-se na cerimônia. Os homenageados foram os ministros Teodoro Silva Santos e Camilo Santana, bem como, in memoriam, os coroneis Humberto Bezerra e Adauto Bezerra e a reitora Violeta Arraes, representados por familiares.

O presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, na abertura da entrega, saudou a todos e ressaltou que a outorga é uma forma de honrar e destacar os(as) homenageados(as) por suas contribuições para o fortalecimento e a credibilidade da Justiça Eleitoral. "Cada um dos agraciados traz consigo um legado de dedicação, comprometimento e serviço público exemplar, que serve de inspiração para todos nós", evidenciou.

Por fim, o presidente agradeceu a dedicação e os esforços empregados na realização dos eventos da semana no Cariri, tanto por magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Tribunal, quanto por parceiros da região. O desembargador reiterou ainda que a iniciativa visou aproximar a Justiça Eleitoral do eleitorado e de outras instituições públicas, especialmente no interior do Estado.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido