TRE-CE no Cariri: primeiro dia é marcado por audiência, sessão inédita e abertura de congresso

As programações ocorreram em Barbalha e no Crato e seguem nos próximos dias

A imagem é um registro fotográfico no Auditório do Centro de Convenções do Cariri. Em primeiro p...
Congresso reuniu, no Centro de Convenções do Cariri, autoridades, comunidade acadêmica e demais interessados

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta quarta-feira, 20 de março, o primeiro dia de programações na região do Cariri. Audiência pública, sessão de julgamento inédita fora da sede e a abertura do 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri, com a presença de diversas autoridades e da sociedade em geral, marcaram este momento.

Durante a manhã, na Câmara Municipal de Barbalha, ocorreu a primeira audiência pública, que propôs um debate aberto entre Justiça Eleitoral, cidadãos(ãs) e demais entidades acerca dCombate à Desinformação nas Eleições 2024. Iniciativa da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher do TRE-CE, a reunião pautou questões como a potencial influência das fake news no processo democrático e os projetos de enfretamento a esse fenômeno no âmbito do Regional. Além disso, foi ministrada uma palestra sobre inteligência artificial, dirigida pelo assessor de Segurança da Informação do Tribunal, Lauro Salmito Pinheiro. Por fim, os(as) participantes puderam contribuir com a discussão.

Ainda no turno matinal, após a audiência, foi realizada, de forma inédita, a primeira sessão de julgamento do Tribunal Eleitoral cearense fora das dependências da sede do órgão. Ainda na Câmara de Barbalha, o plenário, com a participação dos membros da Corte, julgou quatro processos. Além do formato presencial, o momento foi normalmente transmitido por meio do canal do TRE-CE no Youtube.

"O nosso objetivo com essas ações é colocar o TRE em movimento, transportando, assim como os serviços eleitorais, as atividades administrativas e jurisdicionais da Justiça Eleitoral cearense para todo o Estado, visando ainda mais transparência do nosso trabalho ao eleitorado", ressaltou o presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, sobre as ações realizadas.

WhatsApp Image 2024-03-20 at 11.54.05
Audiência pública e sessão de julgamento ocorreram na Câmara de Barbalha

Concluindo as programações, na noite desta mesma data, ocorreu a abertura do 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri, no Centro de Convenções da região, localizado no município do Crato. Em homenagem aos 180 anos de Padre Cícero Romão Batista, a iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC) tem como tema central os desafios da Justiça Eleitoral no mundo digital. Neste primeiro dia de congresso, além de apresentações do grupo musical Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do sanfoneiro Avelino do Acordeon e da Banda de Música do Segundo Colégio da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, foi realizada a palestra Eleições 2024: As Novas tecnologias a Serviço da Democracia, com a direção do presidente do TRE-CE e a participação de Marilda Silveira, vice-diretora da EJE TSE; Raquel Ramos Machado, advogada e professora de Direito Eleitoral na UFC; Luiz Fernando Bandeira de Mello, conselheiro e ouvidor Nacional do CNJ, e Joelson Dias, ex-ministro do TSE. 

"O mundo digital nos oferece inúmeras possibilidades, mas também nos impõe responsabilidades. Precisamos garantir que as eleições sejam justas, livres e transparentes, mesmo diante das ameaças trazidas pela era digital. Para isso, é fundamental que estejamos sempre atualizados e preparados para enfrentar os novos desafios que surgem a cada dia", declarou o presidente do Tribunal durante o congresso. De acordo com o desembargador, o congresso e outras ações como esta são oportunidades de discutir e trocar experiências sobre as melhores práticas e soluções para o fenômeno.

Nesta quinta-feira (21), as programações terão continuidade a partir das 9h, com uma nova audiência pública,seguida de uma sessão de julgamento, às 11h. Desta vez, no Fórum do Crato. Além disso, durante a tarde, a partir das 14h, haverá mais um dia de congresso e, às 18h, a outorga da Medalha de Mérito ao Ouvidor. Estas últimas ocorrem no Centro de Convenções do Cariri.

Saiba mais: TRE-CE promove congresso, sessões de julgamento e entregas de medalhas no Cariri

Saiba mais: TRE-CE no Cariri: audiências públicas ocorrerão em Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte

Saiba mais: TRE-CE homenageia cinco personalidades com Comenda do Mérito ao Ouvidor 2024

#PraTodoMundoVer

A primeira imagem é um registro fotográfico no Auditório do Centro de Convenções do Cariri. Em primeiro plano, estão diversas cadeiras enfileiradas, com pessoas sentadas na maioria delas. Ao fundo, há o palco do local, com telas de projeção com a logo do 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri e fundo verde. Ao centro do palco, está uma mesa grande, onde estão cinco pessoas. A segunda, também uma foto, tem como cenário o plenário da Câmara de Barbalha, com ripados de madeira e uma mesa central, com mais duas laterais. Diante das mesas, estão sentados os membros do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido