TRE-CE apoia campanha de prevenção do glaucoma

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado nesta sexta-feira, 26 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado nesta sexta-feira, 26 de maio

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. As projeções não são animadoras: 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença em 2040. Especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas. Com o intuito de estimular o diagnóstico precoce, o Tribunal Regional Eleitoral apoia a campanha de combate e prevenção da doença. O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é celebrado nesta sexta-feira, 26 de maio.

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir ao cérebro o reconhecimento das formas e cores captadas.

Como forma de criar uma corrente de mobilização em torno do tema, buscando avanços no campo das políticas públicas para o glaucoma e uma maior conscientização dos(as) pacientes sobre seu papel no tratamento, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Glaucoma promovem uma série de atividades durante maio, mês escolhido para ser dedicado à luta contra essa doença. Trata-se da campanha 24 Horas pelo Glaucoma, que aconteceu, em rede nacional, no último sábado, 20 de maio.

Para prevenir a doença, especialistas recomendam atitudes como a visita regular ao(à) oftalmologista, a prática regular e moderada de exercícios, o uso de colírios prescritos por profissionais, dentre outros.

Para mais informações, acesse o site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

#PraTodoMundoVer

Banner horizontal de fundo branco com formas ondulares azul-claras nos cantos inferior esquerdo e superior direito. No lado esquerdo, acima, está o texto: 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em letras azuis. A palavra Glaucoma está destacada em caixa alta. No lado direito do banner, três imagens em formato circular ligadas por traços azuis: duas delas, pequenas, mostram imagens de, respectivamente um olho irritado e outro sendo aplicado colírio. Na imagem maior está um homem sentado à frente de um notebook com a mão nos olhos. No canto superior direito, logo do TRE-CE.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Icone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido