Ouvidoria do TRE-CE participa de ação de atendimento à população em situação de rua em Fortaleza

Foram disponibilizados serviços eleitorais e doados itens de higiene, vestuário e alimentação

Foram disponibilizados serviços eleitorais e doados itens de higiene, vestuário e alimentação
Ação conjunta foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto

Nesta sexta-feira (18), a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) promoveu no Estado a primeira ação da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades (PopRuaJud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nessa primeira edição, a Unidade Móvel do Tribunal atendeu à população do entorno da Praça do Ferreira, na Capital, disponibilizando serviços eleitorais e doando itens de higiene, vestuário e alimentação.

Alessandro
Alessandro, de 46 anos, reconhece o papel de eleitor na sociedade

Alessandro, de 46 anos, foi um dos primeiros a buscar atendimento no ônibus do TRE-CE. Natural do Rio Grande do Norte, o cidadão habita, há dois meses, os arredores do largo. Ele explica que perdeu o título durante a mudança de estado, mas que valoriza o papel de eleitor na sociedade. “Nós temos a nossa democracia, lutamos por ela no passado e hoje também. Por isso, faço questão de exercer o direito ao voto onde quer que eu esteja”, disse.

Além do TRE-CE, participaram da iniciativa a Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado, o Conselho Estadual dos Direitos das População em Situação de Rua e em Superação da Situação de Rua (Cepop-CE), a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) da Prefeitura de Fortaleza, o Ministério Público (MPCE), a Assembleia Legislativa (Alece), a Perícia Forense (Pefoce) e a Polícia Civil do Ceará, além de outras instituições da sociedade civil.

A ouvidora do TRE-CE, juíza Bruna Rodrigues, acompanhou os serviços da Unidade Móvel e compôs a mesa no evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. No encontro, diversas autoridades e ativistas debateram dados e políticas públicas para a população de rua. 

“Esse é um dia para rememorar, relembrar e enaltecer a luta em defesa das pessoas em situação de rua. O sistema precisa de medidas institucionais, perenes e efetivas, de modo a garantir o acesso à Justiça, à alimentação, à moradia e a todos os outros direitos previstos pela Constituição Federal”, afirmou a magistrada. A juíza registrou, ainda, o compromisso da Ouvidoria do TRE-CE e do PopRuaJud com a causa.

#PraTodoMundoVer

Há dois registros fotográficos na matéria. O primeiro é da Unidade Móvel do TRE-CE, estacionada no entorno da Praça do Ferreira, em Fortaleza. O veículo, de cor preta, está adesivado com o texto, em branco: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - Atendimento ao Eleitor. À frente, na lateral esquerda, diversas pessoas aguardam atendimento. Umas estão sentadas e outras, em pé. A segunda imagem é uma foto de perfil do personagem da matéria, Alessandro, de 46 anos. Ele tem cabelos curtos, grisalhos; a pele preta, usa uma camisa branca, estampada com flores. Atrás dele, no plano de fundo, está a Unidade Móvel do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido