Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral no Ceará apresenta segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo

A iniciativa consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico

TRE-CE Dona Guimar Arquivo Vivo

A Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, da Coordenadoria de Apoio Administrativo, apresenta o segundo vídeo do Projeto Arquivo Vivo, que consiste no resgate do acervo histórico e na difusão do acervo arquivístico através do valioso material restaurado e de entrevistas com personalidades que se inserem no contexto da Justiça Eleitoral do Ceará como eleitores(as), mesários(as), candidatos(as), servidores(as), magistrados(as) e promotores(as).

Neste segundo vídeo, contamos com a participação da Sra. Ana Maria de Alencar Portela, de 83 anos, Analista Judiciária aposentada do TRE-CE, que apresenta um título de eleitor do tempo em que não existia Justiça Eleitoral, além de um livro de inscrição de eleitores datado de 1920 que traz apenas nomes de eleitores homens. Participa também a Sra. Maria Guiomar, eleitora de 106 anos, que relembra a época em que voto feminino foi permitido e da dificuldade enfrentada para comparecer às urnas.

Resgate histórico

A partir de vasto material selecionado pela Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, após a atuação de competentes profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos – APADA, que realizaram a higienização e restauração de documentos, assegurando sua preservação, surgiu a ideia do primeiro vídeo do projeto, disponível no canal do TRE-CE no YouTube.

Entrevistados e entrevistadas resgatam memórias vividas em conjunto com a Justiça Eleitoral do Ceará e fazem um paralelo com a modernidade alcançada nos dias atuais, principalmente no tocante aos documentos envolvidos por ocasião das atividades de alistamento, apuração das eleições e tramitação de processos eleitorais.

90 anos da Justiça Eleitoral

Através do projeto, a Gestão Documental se insere nas comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, partilhando com a sociedade um pouco de sua história, demonstrando de maneira acessível e leve algumas particularidades do processo eleitoral, alinhando memória e cidadania.

Gestão Documental

O Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral do Ceará, disposto na Resolução TRE-CE no 807 de 2021, tem entre seus objetivos garantir a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos e/ou processos administrativos e judiciais, assegurando a recuperação das informações de forma ágil e eficaz.

O Programa é gerido pela Coordenadoria de Apoio Administrativo, unidade encarregada do planejamento e da implantação de suas ações, bem como da disseminação das técnicas e da cultura arquivística no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral e dos Cartórios Eleitorais do Ceará.

Texto e produção do vídeo: Maria Maryane Lima Parente

#PraTodoMundoVer

Foto da Sra Guiomar, uma mulher idosa de 106 anos. Ela usa óculos e tem cabelos brancos. Está de blusa azul e segura o documento de identidade.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido