CRE lançará novo módulo do Sistema Pólis no primeiro semestre de 2015

Na tarde desta terça-feira, 10/03, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Águeda Gurgel, e servidores da COFIC estiveram reunidos com a corregedora, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e com o juiz auxiliar, Neuter Marques Dantas Neto, para apresentar o Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor, Pólis. Além disso, foram traçadas metas para implantação do módulo Direitos Políticos no primeiro semestre deste ano.
O projeto foi concebido pela CRE ainda na gestão da desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, em 2012, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE, através da Seção de Soluções Corporativas, e implementado na gestão do desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, em 2013.
Trata-se de um sistema virtual de recebimento de informações que gerem alterações na situação do eleitor, advindas de cartórios de registro civil; juízos cíveis, criminais e de execução penal; forças armadas, órgãos controladores de exercício profissional, ou outros órgãos e entidades.
O Pólis foi regulamentado pelo Provimento CRE n.º 4, de 19 de agosto de 2013, e passou a funcionar em 27 de setembro de 2013, através do Módulo Óbitos. O sistema simplifica a remessa da informação por esses clientes externos, possibilita o recebimento dos dados de forma padronizada, clara e objetiva, reduz o tempo de tramitação, os custos e o impacto ambiental, e produz efeito positivo no trabalho (tempo, produtividade e qualidade).
Desde a implantação do Módulo Óbitos, foram cadastrados: 1.045 órgãos, unidades e instituições; 27 CREs; 1.543 usuários; 447 cartórios de registro civil; 415 varas e unidades da Justiça e 33 varas da Justiça Federal. No mesmo período, já foram computadas mais de 72.000 solicitações de registros de óbitos.
A Corregedoria Regional Eleitoral iniciará neste semestre contatos com os juízos de execução penal, cível e de família, visando à implantação do sistema. Celeridade, economia, interface simples, rápida adaptação ao uso, excelência e responsabilidade ambiental são as principais vantagens do Pólis.

