Primeiro dia de mutirão do TRE-CE foi considerado tranquilo

Movimentação de eleitores no primeiro dia de atendimento no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza
Movimentação de eleitores foi tranquila no primeiro dia de mutião no ginásio

O Ginásio Paulo Sarasate foi escolhido, novamente, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará como local do mutirão de atendimento aos eleitores de Fortaleza que precisam tirar o título pela primeira vez, transferir, solicitar a segunda via, ou regularizar alguma pendência no documento. O serviço no ginásio começou nesta segunda-feira, 28/4, e vai até o dia 7 de maio, prazo final para o eleitor regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral e poder votar nas próximas eleições. Depois dessa data, o cadastro eleitoral é fechado, impedindo que o eleitor faça operações no título.

No primeiro dia, o movimento foi tranquilo: 807 eleitores compareceram ao ginásio para regularizar o título. O chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza, Afrânio Aguiar, disse que “o atendimento foi abaixo do esperado por conta da chuva e também porque o eleitor precisa tomar conhecimento do novo local”. Mas ele faz um alerta: “quem deixar para última hora, pode enfrentar filas. Nesses primeiros dias, o atendimento dura, em média, 20 minutos”. Aguiar ressalta que a Central de Atendimento do TRE na Praia de Iracema estará fechada, durante o mutirão, pois “todos os serviços foram transferidos para o Paulo Sarasate”.

Ao todo, são 250 servidores e 65 guichês – 15 exclusivos para preferenciais – com capacidade para atender 500 eleitores por hora. São esperadas, nos dez dias de mutirão, 25 mil pessoas. O serviço começa na triagem, segue para digitação dos dados, conferência e é finalizado com a entrega do documento.

Os eleitores devem levar os documentos originais e acompanhados das cópias: documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência atual. Para os homens que vão tirar o título pela primeira vez, a partir dos 18 anos, é necessário ainda comprovante de alistamento militar ou certificado de reservista. Caso haja alguma multa, por ausência em eleições passadas, é emitida na hora a guia para o pagamento de R$ 3,50 por cada eleição pendente.

De acordo com a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Sabóia, “no Ginásio Paulo Sarasate, na capital, e em todas as zonas eleitorais do Estado do Ceará, o atendimento acontecerá também no feriado de 1º de maio, sábado e domingo, 3 e 4/5, das 8 horas ao meio-dia. Nesta terça (29/4), quarta (30/4) e na sexta-feira (2/5), os eleitores serão atendidos das 8 às 15 horas. E nos três últimos dias (5, 6 e 7 de maio), das 8 às 17 horas".

O estudante Carlos Rodrigo Brito, de 18 anos, soube do mutirão pelo jornal e decidiu procurar logo no primeiro dia. “Gostei do atendimento; muito rápido.”

Quem também procurou o Ginásio Paulo Sarasate foi a pensionista Raimunda Neuma, 82 anos. A eleitora queria atualizar os dados para comparecer às urnas em outubro, mesmo não sendo mais obrigada a votar, por conta da idade. “Quero acompanhar a juventude e mudar o meu país”, disse.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido