Desembargador Ademar recebe homenagem de juízes e servidores em sua despedida do TRE

Despedida do desembargador Ademar Mendes Bezerra da Presidência do TRE-CE
Desembargador Ademar recebe homenagem da desembargadora Iracema que o substituirá

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, conduziu nesta terça-feira, 23/4, a sua última Sessão do Pleno do TRE, antes de deixar o cargo de presidente na próxima sexta-feira, 26/4, quando completa 70 anos de idade, com aposentadoria compulsória.

Muito emocionado, o desembargador Ademar recebeu homenagens dos juízes da Corte e de servidores da Justiça Eleitoral. Foram dois anos à frente da Presidência do TRE, dedicados à Justiça Eleitoral e vividos com muita paixão e trabalho.

Em seus discursos, na Sessão de despedida do TRE, juízes, advogados e servidores foram unânimes em destacar o aprendizado que todos tiveram na convivência harmoniosa com o desembargador Ademar.

A primeira a se manifestar foi a vice-presidente e corregedora do TRE, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, que o substituirá na Presidência do Tribunal: “Mais do que uma despedida, este momento, por breve que seja, possui o sentido de preservar, no espírito desta instituição, a recordação da significativa e poderosa presença de Vossa Excelência, possuidora de uma bondade e de uma preocupação social sem iguais, que sem dúvida irão ficar na lembrança de todos os que passaram por este Tribunal”.

Antes de entregar uma placa em homenagem ao desembargador Ademar Mendes Bezerra, em nome dos juízes da Corte e dos servidores do TRE, a desembargadora Iracema do Vale ressaltou “a honra e o privilégio que nos foram dados de atuar, neste Tribunal, ao seu lado, enriquecendo-nos, em nosso convívio e na prática da jurisdição, com a valiosa experiência e a grande sabedoria de Vossa Excelência, a quem apresentamos os mais afetuosos votos de felicidade plena nesta nova etapa que, agora, se abre no luminoso caminho que irá trilhar”.

Os juizes do Pleno do TRE, Francisco Luciano Lima Rodrigues, João Luís Nogueirra Matias, Raimundo Nonato Silva Santos, Manoel Castelo Branco Camurça e Mônica Fontgalland Rodrigues de Lima também destacaram em suas falas o aprendizado que tiveram com o desembargador, “na sua intensidade de vida dedicada ao trabalho e na firmeza como se comportou como presidente do TRE, embora respeitando sempre o pensamento adverso”, resumiu o juiz João Luís Nogueira Matias. Frase que foi reforçada pelo advogado Irapuan Camurça, ao destacar na história de vida do desembargador Ademar “a pessoa humilde, de bom filho, irmão, esposo e pai, um exemplo para os seus familiares e orgulho para a classe dos magistrados, sempre digno nos seus julgamentos, sereno, sério e honesto”.

O procurador regional eleitoral, Rômulo Moreira Conrado, disse que, apesar da pouca convivência com o desembargador Ademar, tem “a certeza de que o senhor sai com a consciência tranquila e que daqui para frente novos caminhos se abrirão para que possa exercer outras atividades, com o seu talento e sabedoria”.

Por fim, o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, ao homenagear o desembargador Ademar, afirmou que “desvestir a toga não é deixar de ser juiz, porque a sua pele e os seus olhos estão impregnados pela ‘maresia’ do Judiciário. O senhor jamais deixará de ter o coração sensível, que cuidou do patrimônio alheio e permaneceu pobre, mas rico em sabedoria”. E citando Afonso Arinos, concluiu: “Assim como na natureza, na vida os melhores frutos são colhidos no outono. O senhor colherá esses frutos na vida, daqui para a frente”.

Ao agradecer a todas as manifestações de apreço e carinho, o desembargador Ademar Mendes Bezerra citou cada um dos oradores que o homenagearam e, com a voz embargada, disse que “a vida é assim, uns têm que sair para que outros possam entrar”. Enalteceu ainda “o valor dos servidores, do mais pequenino ao diretor do TRE”. Mesmo com a aposentadoria, o desembargador Ademar afirmou que permanecerá atuando “na defesa intransigente em favor da magistratura e dos servidores”. E finalizou: “Peço a Deus que ilumine a desembargadora Iracema, o desembargador Abelardo e toda a Corte do TRE para esse pleito que se avizinha e que sejam tão felizes como eu fui nesta Casa”.

Já no Gabinete da Presidência, servidores e convidados se reuniram para parabenizar a desembargadora Iracema do Vale, que aniversariou no último dia 17/4, e o desembargador Ademar Mendes Bezerra, que completa 70 anos nesta sexta-feira, 26/4. Em nome dos servidores, o diretor geral do TRE, Humberto Mota, desejou felicidades ao desembargador Ademar, lembrando “que nesses mais de dois anos no TRE, o desembargador jamais deixou de atender qualquer servidor que tenha batido à porta do seu gabinete”. Também em nome dos servidores, o secretário da Corregedoria, Giancarlo Priante, parabenizou a desembargadora Iracema e falou “da satisfação que todos os servidores que convivem com a desembargadora sentem ao deixar as suas casas em direção ao trabalho, sabedores que encontrarão aqui um ambiente de tranquilidade para desenvolver suas aptidões”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido