TRE faz correção em locais de votação e melhora a acessibilidade no 2º turno das Eleições

Mesário com deficiência do TRE/CE
Mesários e eleitores foram beneficiados no local

Uma equipe do Grupo de Trabalho de Ações para a Cidadania, composta pelas servidoras Edna Saboia, Arlete Arruda, Águeda Gurgel e Rivana Azevedo, visitou alguns locais de votação que apresentaram problemas de acessibilidade no 1º turno das Eleições 2012 e puderam constatar a adoção de medidas para solucioná-los no 2º turno.

Dentre os locais visitados, destacam-se o SESI da Barra do Ceará, onde três seções com eleitores cadeirantes que funcionavam em um bloco com batentes, na entrada, foram transferidas para outro bloco que dispõe de rampa de acesso, e a EMEIF Secretário Paulo Petrola, no Bairro Jacarecanga, na qual duas seções que têm eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida. Lá, funcionaram em andar superior no 1º turno, e foram deslocadas para o térreo, passando a funcionar uma no pátio da escola e a outra na quadra coberta.

Ainda na Escola Paulo Petrola, a equipe foi recebida pelos mesários Damásio Bruno, João Victor, Luzimar e Maria José, enquanto a eleitora Maria da Assunção de Lima se apresentava para votar. A eleitora e o mesário Damásio Bruno, ambos pessoas com deficiência motora, informaram que já haviam participado da Campanha de Identificação dos Eleitores com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, no 1º turno das eleições, ocasião em que informaram o tipo de deficiência para atualização da situação no cadastro eleitoral.

Além disso, o chefe de cartório da 113ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Danylo Holanda, informou que o elevador do Instituto Federal do Ceará, no Bairro Benfica, que não havia funcionado no 1º turno das eleições, foi plenamente utilizado pelos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no 2º turno, facilitando-lhes o acesso aos pisos superiores onde funcionam as seções eleitorais.

Nessas visitas, foi possível perceber a conjugação de esforços da Justiça Eleitoral do Ceará, dos representantes dos locais de votação e dos mesários para melhorar a acessibilidade nas eleições.

No pleito deste ano, o TRE do Ceará realizou a Campanha da Acessibilidade, no dia da eleição, em todo o Estado – no 1º turno – e em Fortaleza, no 2º turno, visando o cadastro de eleitores com deficiência e mobilidade reduzida para que a Justiça Eleitoral possa melhorar o acesso desses eleitores nos locais de votação nas futuras eleições.

Em breve, o TRE-CE divulgará o resultado da campanha em todas as zonas eleitorais do Estado.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido