Presidente do TRE participa do V Seminário Justiça em Números

V Seminário Justiça em Números
Ministro Ayres Brito (centro) conduziu o Seminário

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, participou nesta segunda (29/10) e terça-feira (30/10) do V Seminário Justiça em Números, promovido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça - CNJ - no qual foi divulgado o "Relatório Justiça em Números 2011". O evento é uma oportunidade para a troca de experiências entre os tribunais brasileiros e de outros países, que adotam sistemas semelhantes de pesquisa.

Tanto a abertura quanto o encerramento do evento foram conduzidos pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto. Os conselheiros do CNJ Carlos Alberto Reis de Paula, José Guilherme Vasi Werner e Jefferson Kravchychyn, integrantes da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento, apresentaram os resultados do "Relatório Justiça em Números 2011". O seminário também contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais que trataram de diversos temas ligados ao funcionamento do Poder Judiciário.

Uma das presenças mais marcantes neste evento foi a do sociólogo e jurista português Boaventura de Sousa Santos, um dos mais renomados intelectuais das ciências sociais na atualidade. Palestrante convidado para encerrar o seminário, Sousa Santos, que dirige o Observatório Permanente da Justiça Portuguesa, atribuiu aos juízes parte da missão de reduzir as injustiças sociais e a responsabilidade do Poder Judiciário na preservação da democracia. Segundo o estudioso , "nós, integrantes do sistema de Justiça, não podemos resolver toda a injustiça, mas, se não fizermos a nossa cota-parte na redução da injustiça, de duas, uma: ou seremos ostracizados pela população ou então nos tornaremos uma instituição irrelevante".

Desde 2003, o relatório Justiça em Números vem sendo produzido anualmente pelo CNJ e traça uma radiografia do Judiciário brasileiro. Trata-se de pesquisa que permite a avaliação dos tribunais em relação à quantidade de processos, questão financeira e o acesso à Justiça. Analisa ainda o perfil de cada região e Estado, com base nas informações sobre população e economia.

Esta já é a 9ª edição do relatório que traz, pela primeira vez, informações de toda a Justiça Eleitoral. A Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão pretende utilizar essas informações para identificar oportunidades de melhoria e propor medidas para aperfeiçoar a gestão da Justiça Eleitoral do Ceará.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido