Eleições 2012: TRE encerra série de reuniões com os juízes eleitorais

Reunião em Sobral
As reuniões multidisciplinares realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará com os juízes eleitorais, visando às próximas eleições, foram encerradas, nesta segunda-feira, 25/6, em Sobral, pelo presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra.
Participaram desta última reunião os juízes de 26 ZEs do interior do Estado: Acaraú, Granja, Camocim, Coreaú, Marco, Bela Cruz, Chaval, Ipu, Ipueiras, Santa Quitéria, Cariré, Reriutaba, São Benedito, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Frecherinha, Santana do Acaraú, Massapê, Mucambo, Groaíras, Meuoca e Sobral (2 ZEs).
A série de cinco reuniões multidisciplinares com os juízes das 123 zonas eleitorais do Estado do Ceará começou em Fortaleza, nos dias 14 e 15 de junho. As duas reuniões seguintes foram realizadas em Juazeiro do Norte e Iguatu, nos dias 18 e 19 de junho.
Avaliação das reuniões
Como já havia acontecido nas reuniões anteriores, no quinto e último encontro realizado nesta segunda, 25/6, no Fórum Eleitoral de Sobral, o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, falou sobre a infraestrutura, logística e aspectos de segurança da urna eletrônica. A coordenadora de Eleições, Edna Sabóia, apresentou o Programa das Eleições, seu planejamento, orçamento e a criação de seções eleitorais especiais. O treinamento de mesários e o Programa de Mesário Voluntário foram abordados pela coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Alaíse Rodrigues Mota.
O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, apresentou aos juízes as determinações em relação ao Registro de Candidatura, Propaganda e Poder de Polícia, Representações, Ação de Investigação Eleitoral, Crimes Eleitorais e Atos Preparatórios da Votação, Apuração e Diplomação. Para ele, a avaliação dessas cinco reuniões pode ser considerada “acima das expectativas”. Segundo o juiz auxiliar da CRE, “houve uma participação extremamente positiva dos juízes eleitorais nas discussões em torno da organização das próximas eleições”. Todo o material sobre os temas abordados, durante as reuniões, foi disponibilizado na intranet pela Corregedoria Regional Eleitoral.

