Biblioteca Advogado Aroldo Mota

ACERVO

A Biblioteca Advogado Aroldo Mota tem acesso livre e seu acervo  é bastante variado, contendo publicações de diversas áreas jurídicas (direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito processual civil etc.), além de outras áreas do conhecimento humano (informática, administração pública, biblioteconomia, arquivologia, medicina, contabilidade, auditoria, ciência política, filosofia, entre outras).
Conta com profissionais qualificados e capacitados para auxiliar os consulentes e pesquisadores em suas demandas informacionais voltadas ao desenvolvimento das atividades laborais, acadêmicas e de pesquisa geral.
O acervo da biblioteca pode ser consultado por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral . Veja como pesquisar.

EMPRÉSTIMO

O serviço de empréstimo de publicações da biblioteca é oferecido exclusivamente às pessoas com vínculo funcional com o TRE-CE, como por exemplo integrantes da magistratura, ocupantes de cargos efetivos e ocupantes de estágio.
Às pessoas sem vínculo com o Tribunal somente é permitido o acesso ao acervo no espaço físico da biblioteca.
Não é permitido o empréstimo de obras raras, dicionários, enciclopédias e obras que tenham a identificação de CONSULTA LOCAL.
As pessoas cadastradas na biblioteca podem retirar, simultaneamente, até 3 (três) itens por categoria (livros, periódicos, mídias digitais etc.) por empréstimo. O prazo de empréstimo é de 15 (quinze) dias para livros e de 3 (três) dias para as mídias e periódicos.
As publicações disponíveis no acervo podem sem emprestadas por meio de empréstimo especial às gestoras e aos gestores das unidades do Tribunal, desde que imprescindíveis ao desenvolvimento de suas atividades. Os itens em empréstimo especial não estão disponíveis para reserva.

RENOVAÇÃO

A renovação do empréstimo é permitida por igual período, desde que o item emprestado não tenha sido reservado por outra pessoa e que esteja dentro do prazo previsto para devolução, i. é, não esteja em atraso. Acesse a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral - Reje ou contate a biblioteca.
Precisa de ajuda para renovar o empréstimo? Veja como renovar .

RESERVA

Por meio do sistema da biblioteca, telefone, e-mail ou presencialmente, é possível reservar qualquer publicação que esteja emprestada a outra pessoa.
Quer fazer uma reserva e não sabe como? Veja como fazer a reserva de um item emprestado.
Quando o item reservado for devolvido, o usuário receberá uma mensagem por e-mail para comparecer à Biblioteca, no prazo máximo de 2 (dois) dias, e efetuar o empréstimo. Findo esse prazo, a reserva será cancelada.
Lembramos que não é possível fazer reserva de itens que não estejam emprestados.
Biblioteca Advogado Aroldo Mota
Endereço: Rua Dr. Pontes Neto, s/nº - Térreo - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600
Telefone:  (85) 3453-3874
Horário de funcionamento: das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
E-mail para contato: biblioteca@tre-ce.jus.br

Novas Aquisições da Biblioteca

Sites Interessantes

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital do TSE constitui-se em um ambiente virtual que armazena, preserva, divulga e dá acesso a documentos digitais sobre conteúdos relativos às eleições, matéria eleitoral e partidária e à produção institucional da Justiça Eleitoral.

O "Portal Domínio Público" tem como principal objetivo promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal, contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como para a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

A Biblioteca Digital da UNESCO é o repositório da memória institucional da UNESCO e uma fonte de informações de alta qualidade sobre as atividades da UNESCO (em educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicação e informação), com mais de 350.000 documentos que datam de 1945. Inclui as coleções da Biblioteca da UNESCO e vários centros de documentação nos Escritórios e Institutos de Campo da UNESCO, bem como os Arquivos da UNESCO. O objetivo essencial da Biblioteca Digital da UNESCO é partilhar conhecimento e transmiti-lo às gerações futuras.

Biblioteca online de e-books gratuitos. O Project Gutenberg foi o primeiro fornecedor de livros eletrônicos gratuitos, ou e-books. Michael Hart, fundador do Project Gutenberg, inventou os e-books em 1971 e sua memória continua a inspirar a criação de e-books e conteúdo relacionado até hoje.

Bibliotecas especializadas

Bibliotecas nacionais e públicas

Site da Fundação Biblioteca Nacional, com obras em inteiro teor, oferece consulta on-line aos seus catálogos e ao catálogo da Biblioteca Euclides da Cunha. Apresenta o histórico da instituição, o acervo geral e todos os seus serviços.

Biblioteca nacional e parlamentar dos Estados Unidos. Possui mais de 120 milhões de obras, incluindo mais de 18 milhões de livros, 2,5 milhões de gravações, 12 milhões de fotografias, 4,5 milhões de mapas e 54 milhões de manuscritos. Permite consulta aos catálogos via Internet.

Apresenta a Biblioteca Nacional de Portugal e os serviços que desenvolve, desde as vertentes técnicas que servem as comunidades profissionais das bibliotecas e da indústria do livro, às atividades voltadas para os investigadores e o grande público, de acesso, promoção e difusão do patrimônio da maior biblioteca desse país.

Bibliotecas universitárias

Dicionários, glossários e tradutores

  • Bab.Lahttp://pt.bab.la/dicionario - O portal linguístico oferece traduções em diferentes idiomas, desde expressões coloquiais e regionais até vocabulário técnico e específico. Além disso, possui filtros de busca, sinônimos, pronúncia, frases de exemplo, entre outras ferramentas.

Eleições

A ACE Electoral Knowledge Network oferece informações completas e fidedignas sobre coleções, promove a interação entre especialistas envolvidos em temas eleitorais e proporciona services para o desenvolvimento de capacidades

Página criada pelo Banco de Dados Políticos das Américas. Disponibiliza informações sobre os partidos políticos nos países membros da OEA e de Cuba.

Página criada pelo Banco de Dados Políticos das Américas. Disponibiliza informações sobre os sistemas e dados eleitorais de todos os países membros da OEA e de Cuba.

Divulga trabalhos da organização sobre a democracia sustentável em todo o mundo.

Apresenta um banco de dados eleitorais, composto de 205 arquivos, percorrendo cinquenta anos de história eleitoral brasileira (1945-1998), e dados internacionais para comparação.

O Centro de Promoção e Assistência Eleitoral (CAPEL) é uma seção do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH). O Centro é fundamental no planejamento e execução de programas IIDH sobre os princípios da democracia representativa e do Estado de Direito, sobre o pluralismo ideológico, o respeito pelos direitos humanos, a promoção e proteção internacional, a liberdade acadêmica e a cooperação internacional, sem discriminação de qualquer espécie. Defende as eleições livres como uma parte essencial da teoria e da prática dos direitos humanos e da democracia. O objetivo do Centro é a assistência técnica eleitoral e a promoção de eleições e de valores de cultura democrática e de participação política plena e sem discriminação.

Museus

Primeira instituição museológica oficial do Estado do Ceará

Contém informações sobre a instituição (história, serviços, coleção e programação).

Contém informações sobre a instituição, histórico, tour on-line pelo museu, galeria de fotos e eventos.

Periódicos Científicos

Publicação trimestral do Senado Federal que divulga trabalhos da área do Direito e ciências afins - de interesse dos temas em debate no Congresso Nacional ou de cunho histórico que se relacionem com o Poder Legislativo. Documento com texto completo a partir do volume 34, número 133, jan./mar. 1997.

Criada em 1976, a Revista Rumos objetiva manter aceso o debate sobre o desenvolvimento econômico e social do país e as formas de financiá-lo. A partir de 1995, passou por profunda reforma editorial e gráfica, que lhe conferiu maior visibilidade nacional e resultou na conquista de nove prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) - oito no Rio de Janeiro (Prêmio ABERJE-RIO/1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 ) e um nacional (Prêmio ABERJE Brasil 2000).

Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. É um site que proporciona um amplo acesso a coleções de periódicos, aos fascículos de cada título de periódico e aos textos completos dos artigos.

Publicação bi-anual em versão eletrônica da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e trata-se do único periódico acadêmico brasileiro dedicado à ciência política e à área de relações internacionais publicado exclusivamente em inglês.

Publicação semestral, produzida pelo CESOP. A concepção de OPINIÃO PÚBLICA como um espaço para o fortalecimento dos estudos sobre comportamento e do campo da metodologia e técnicas de pesquisa em ciências sociais é parte do projeto desenvolvido pelo centro.

  • Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social

Política e governo

  • Perfil dos países - Disponibiliza perfil, bandeira, história, mapas e hinos dos países.

A " Biblioteca Advogado Aroldo Mota " foi assim intitulada após o falecimento do ilustre advogado, ocorrido em meados de junho de 2017. 

Memória

Na sessão ordinária do TRE-CE de 28 de fevereiro de 1991, a Corte acolheu, por unanimidade, a sugestão da então presidente do tribunal, desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins de que a Biblioteca do TRE-CE recebesse o nome do advogado Aroldo Mota. Em 2008, entretanto, foi exarada pelo Conselho Nacional de Justiça a Resolução nº 52, de 8 de abril de 2008, cujos artigos 1º e 2º preceituam que é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público sob a administração do Poder Judiciário nacional, salvo se o homenageado for ex-integrante do Poder Público, e se encontre na inatividade, em face da aposentadoria decorrente de tempo de serviço ou por força da idade.

Atendendo à determinação da norma, a direção deste Tribunal houve por bem retirar da biblioteca o nome do homenageado. Entretanto, em face do seu falecimento verificado em 20.06.2017, a atual presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, atendendo a solicitação formulada pela juíza Joriza Magalhães Pinheiro, ex-diretora da Escola Judiciária Eleitoral, submeteu à Corte a proposta de que o nome do advogado Aroldo Mota seja novamente aposto à Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral, sugestão acolhida por unanimidade pelo Colegiado em sessão realizada em 18 de setembro de 2017.

Quem foi Aroldo Mota

José Aroldo Cavalcante Mota nasceu em Marruás, Tauá, no dia 27 de janeiro de 1933 e faleceu em Fortaleza a 20.06.2017. Advogado, especializado em Direito Eleitoral, Administrativo e Constitucional. Participou do IV Seminário Internacional de Estudos Jurídicos, em Tel-Aviv, Israel; do IV Colóquio Ítalo-Brasileiro de Direito Romano, em Fortaleza; do Simpósio de Direito Civil e Direito Processual Civil, patrocinado pelo Instituto de Estudos Jurídicos, no Rio de Janeiro; do V Curso Interamericano de Eleições, em San José, Costa Rica, dentre outros. Atuou como conferencista em diversas instituições, tanto no Ceará quanto em outros estados da Federação. Foi um dos advogados de atuação mais marcante na Justiça Eleitoral. Instituições de que fez parte:

- Presidente do Instituto Jurídico Eleitoral e Histórico do Ceará;

- Sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico);

- Membro e Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca foi instalada, como unidade administrativa do Tribunal, em 11.06.1991, vinculada à Subsecretaria Judiciária, com a denominação de Serviço de Biblioteca – BIBLIOTECA. Depois, já na Secretaria Judiciária, subordinada à Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação, ela passou a fazer parte da Seção de Biblioteca e Jurisprudência – SEBIJ, sendo posteriormente renomeada como Seção de Biblioteca - SEBIB. Só a partir de 2005, ela passou a integrar a Escola Judiciária Eleitoral, sendo designada Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral - SEBIM.

Desde 2007, a Biblioteca integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral - Reje , formada por todas as bibliotecas dos tribunais eleitorais, e seu acervo dispõe de materiais bibliográficos doutrinários, técnicos e jurisprudenciais, com o objetivo de atender às demandas informacionais das pessoas que ocupam cargos com vínculo junto ao Tribunal, com vistas a auxiliá-los no desenvolvimento das atividades administrativas e jurisdicionais desta justiça especializada.

O acervo da Biblioteca está disponível para consulta por meio do Catálogo de Bibliotecas da Justiça Eleitoral .

A Biblioteca Advogado Aroldo Mota é vinculada à Seção de Biblioteca e Memória Eleitoral, que tem as seguintes atribuições:

I - realizar o gerenciamento do acervo da Biblioteca e do Centro de Memória Eleitoral, referente à seleção, aquisição, avaliação, conservação, preservação, restauração e ao desfazimento de itens que o compõem;

II - executar processos técnicos para tombamento, catalogação, classificação, indexação e
identificação do acervo da Biblioteca e do Centro de Memória Eleitoral, para disponibilização aos usuários;

III - elaborar ficha catalográfica das publicações do Tribunal;

IV - solicitar registro das publicações do Tribunal para obtenção do ISBN, ISSN ou de outros registros necessários para identificação e credibilidade;

V - elaborar e executar projetos e planos de ação para o desenvolvimento do Programa de Preservação da Memória Eleitoral, destinado a preservar objetos e documentos com valor histórico, cultural e acadêmico e a disseminar informações e dados relativos à história da Justiça Eleitoral do Ceará e às eleições;

VI - gerir e atualizar anualmente, em parceria com a Comissão de Participação Feminina, o repositório de mulheres juristas, nos termos da Resolução n° 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça; e

VII - planejar, disponibilizar e atualizar os conteúdos da seção na página da Escola Judiciária Eleitoral Cearense na intranet e internet.

Faça-nos uma visita!

Endereço: Rua Dr. Pontes Neto, s/nº - Térreo - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600
Telefone/WhatsApp: (85) 3453-3874
Horário de funcionamento: das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira
E-mail para contato : sebim@tre-ce.jus.br

Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral

A Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral, repositório com enfoque em matéria eleitoral e partidária, pautada na iniciativa de acesso livre à informação e no respeito à legislação de direitos autorais, é uma plataforma que armazena, preserva e divulga documentos e publicações da justiça eleitoral, bem como proporciona acesso a eles em meio digital e em inteiro teor. Entre esses materiais, também estão documentos sobre eleições, matéria eleitoral e partidária e assuntos correlatos, produzidos ou não pela JE, tendo como primazia o respeito à legislação de direitos autorais.

São objetivos da BDJE fomentar a gestão da memória institucional e eleitoral, incrementar o intercâmbio de informação eleitoral e partidária com outras instituições nacionais e internacionais, promover a gestão do conhecimento institucional e ampliar a visibilidade da produção da Justiça Eleitoral.

Seu acervo inclui livros, artigos e periódicos, publicados ou não pela JE, e também a produção intelectual de ministros, desembargadores e servidores.

As obras publicadas na BDJE são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários e estão disponíveis para acesso e download gratuitos, excetuando-se aquelas restritas aos membros e servidores do TSE e dos tribunais regionais eleitorais. Nesse caso, se o interessado não se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em item de acesso restrito, deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital, que avaliará a possibilidade de envio do material demandado.

A BDJE adota a licença Creative Commons para grande parte dos documentos, com o intuito de garantir o respeito ao direito autoral. Caso alguma publicação esteja em desacordo com a legislação vigente e/ou licença concedida, o usuário pode encaminhar e-mail à Seção de Biblioteca Digital (sebbd@tse.jus.br) para que a situação seja regularizada.