TSE promove capacitação com foco no combate à desinformação para servidores da Justiça Eleitoral

O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira, 9/9, por meio da plataforma Zoom

TSE promove capacitação com foco no combate à desinformação para servidores da Justiça Eleitoral

Na tarde dessa quarta-feira, 9/9, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da sua Assessoria de Comunicação, e em parceria com Facebook, Instagram e WhatsApp, promoveu capacitação online para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) com foco no combate à desinformação nas Eleições Municipais 2020. O treinamento está sendo realizado desde a terça-feira, 8/9, por meio da plataforma Zoom.

Participaram do encontro servidores da Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, dos cartórios e juízes eleitorais. Além dos participantes do Ceará, estiveram presentes representantes do TRE da Bahia e do Amazonas.

O objetivo do curso foi capacitar os servidores da Justiça Eleitoral para agirem de forma adequada diante de disparos em massa de informações falsas nas redes sociais, entre outras questões relacionadas ao pleito deste ano.

Palestras

As apresentações foram ministradas pelas equipes do Facebook, Instagram e WhatsApp que, na oportunidade, reafirmaram o compromisso de colaborar com a Justiça Eleitoral no combate à desinformação.

Sobre as contas falsas, principalmente nas eleições, o gerente do contencioso eleitoral do Facebook, Rodrigo Ruf, destacou que o Facebook veda condutas e conteúdos que divirjam dos Padrões da Comunidade, entre eles, os que levem à supressão de votos, que se caracteriza como aqueles conteúdos destinados a enganar, desencorajar ou impedir que as pessoas votem. Rodrigo também ressaltou que a plataforma possui uma abordagem diferenciada em relação às notícias falsas, elucidando que nem sempre a remoção do conteúdo seria a melhor intervenção.

Na ocasião, também foram apresentadas medidas de combate a abusos nas redes sociais e aspectos práticos dos processos judiciais relativos às eleições. No evento, foram feitos, ainda, breves esclarecimentos sobre propaganda eleitoral paga nessas plataformas.

Após, foi disponibilizado espaço para perguntas. Entre as sugestões feitas pelos participantes, destaca-se a necessidade de ampliação dos programas de capacitação sobre o tema.


Algumas informações foram retiradas do Portal do TSE


#PraTodosVerem Banner na horizontal com fundo verde-escuro. No canto superior esquerdo, o título TSE promove capacitação com foco no combate à desinformação, na cor verde-claro. No canto inferior direito, uma montagem com moldura verde-claro, contendo as fotografias dos palestrantes do Facebook, Instagram e WhatsApp. Na parte superior do mosaico, da esquerda para direita, Rodrigo Ruf e Danielle De Marco, e, logo abaixo, a imagem de Dario Durigan. No canto inferior esquerdo, dentro de um retângulo verde-claro, as logos das Eleições e do TRE-CE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido