Poder Judiciário e Mídias é tema abordado em evento online

A palestra foi ministrada pela assessora-chefe da ASCOM do TSE, Mariana Araújo

Poder Judiciário e Mídias é tema abordado em evento online

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Assessoria de Comunicação, Imprensa e Cerimonial (ASCOM), promoveu, nesta segunda-feira, 10/8, palestra online em Media Training com o tema “Poder Judiciário e Mídias”. O curso foi ministrado pela assessora-chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mariana Araújo de Oliveira, que trouxe formas de lidar com a imprensa sob um ponto de vista diferente, devido à sua experiência como jornalista. 

A abertura do evento foi realizada pelo diretor da EJE, juiz Roberto Viana Diniz, que agradeceu a presença de todos os participantes e destacou o trabalho desempenhado pela coordenadora da EJE, Agueda Gurgel, e pela assessora de imprensa, comunicação social e cerimonial, Aline Martins, na organização do encontro. Na oportunidade, Roberto Viana também parabenizou os juízes presentes pelo dia do magistrado, data comemorada no dia 11/8.

assessora-chefe do TSE iniciou a palestra, apresentando um histórico da sua carreira na cobertura jornalística dos tribunais superiores, como setorista e comentarista. Após, destacou qual seria o limite do repasse das informações à imprensa. Mariana ressaltou que a proibição do magistrado de falar sobre processos em julgamento não se refere a todos os tipos de informação. Segundo ela, é essencial que os dados públicos sejam apresentados da forma mais clara possível para garantir que decisão seja exposta à população da melhor maneira. 

A jornalista destacou, ainda, a importância da mediação da assessoria do Regional na relação entre os magistrados e a imprensa, pois "o assessor de imprensa consegue equilibrar os interesses". Além disso, enfatizou que, em caso de uma decisão judicial polêmica, a iniciativa da divulgação da informação deve ser do tribunal, para que essa seja abordada corretamente. No entanto, caso a notícia seja veiculada de forma errada, a melhor alternativa é conversar com a imprensa para esclarecer a situação, não sendo aconselhado notas de repúdio ou de correção. 

Mariana Oliveira salientou também a importância de dar publicidade às decisões para que a sociedade saiba o que está sendo definido no Judiciário. "O conhecimento, por parte da sociedade, das decisões relevantes faz parte da nossa democracia".

Após, a assessora apresentou o conceito de diversas campanhas que estão em construção no TSE. Algumas contam com a parceria de alguns influenciadores, a fim de amplificar a mensagem do Judiciário Eleitoral, dentre elas, destacam-se a propaganda sobre incentivo à participação dos mesários com o médico Dráuzio Varela, que exporá a atenção da Justiça Eleitoral com a segurança dos colaboradores na Eleição; e a campanha sobre a desinformação com o biólogo Atila Iamarino, que fará uma relação entre a epidemia de coronavírus e a de fake news.

Por fim, foi dada a oportunidade aos participantes de formularem perguntas. Entre os questionamentos, surgiram inquietações sobre a realização das Eleições no cenário pandêmico e sobre o impacto na campanha para atrair os mesários. Mariana explicou que será avaliado o número de inscrições dos voluntários e, eventualmente, poderão ser implementadas outras ações. A assessora esclareceu, também, que o TSE está preocupado em definir as diretrizes com a maior rapidez possível e que a equipe de comunicação do tribunal considera importante a divulgação das informações relacionadas ao pleito municipal, como data da eleição, horário, bem como a necessidade de verificação da situação eleitoral para evitar que pessoas com título cancelado compareçam e formem aglomeração desnecessária. 

Texto: Lis Damasceno

 

#PraTodosVerem Ilustração com o fundo azul-claro, contendo, na parte superior, o título "Palestra Poder Judiciário e Mídias", centralizado e escrito com letras na cor cinza. No canto superior direito, a logo do TRE-CE. Na parte central da ilustração, um mosaico com a imagem, em destaque, da assessora-chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no canto esquerdo; e, no canto direito, uma coluna com a imagem de cinco participantes. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido