TRE lança a IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral

No início da manhã, cerca de 50 estudantes das Escolas Estaduais Justiniano de Serpa, Santa Luzia e Clóvis Beviláqua foram atendidos

TRE-CE IX Campanha Educação Política e Alistamento Eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, realizou na manhã desta terça-feira, 30/4, o lançamento oficial da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral para estudantes de escolas públicas.

No início da manhã, cerca de 50 estudantes das Escolas Estaduais Justiniano de Serpa, Santa Luzia e Clóvis Beviláqua chegaram à Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE), em Fortaleza, com identidade e comprovante de residência, para o alistamento eleitoral.

A estudante Bianca Oliveira, 17 anos, do Justiniano de Serpa, aproveitou a campanha para garantir o direito ao voto nas próximas eleições. "É muito bom saber que já estou pronta para fazer parte do processo de escolha dos candidatos. Vou votar naqueles que apresentarem as melhores propostas", garantiu.

O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, reforçou a importância da campanha: "É uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado, para que os jovens de 16 e 17 anos, procurem o alistamento eleitoral e votem de forma mais consciente, tendo em vista o futuro do país. É um programa bem sucedido e os resultados são altamente positivos".

De acordo com o juiz do TRE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Roberto Viana Diniz, "A preocupação do TRE, através da Escola Judiciária Eleitoral, é promover a cidadania da forma mais ampla possível, incentivando o jovem a participar, como eleitor, e quando tiver a idade adequada, buscar a participação mais ativa nos espaços de decisões políticas".

O promotor de justiça e coordenador do Centro Operacional da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público do Ceará, Hugo Mendonça, falou aos estudantes sobre as eleições dos conselheiros tutelares, reforçando os prazos para participação. "No dia seis de outubro de 2019 será realizada a eleição para todos os Conselhos Tutelares do país inteiro. É importantíssimo que todos se mobilizem para que os Conselhos sejam compostos por pessoas vocacionadas para proteção da criança e do adolescente. O alistamento eleitoral para votar nessa eleição vai até 31 de maio".

Por fim, o analista em Educação na Coordenadoria de Protagonismo Estudantil na Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC, Antonio Marlon Coutinho Barros, manifestou apoio à iniciativa do TRE e destacou a importância da participação do eleitorado jovem no cenário político brasileiro.

Eleitor do Futuro

O Programa Eleitor do Futuro tem o objetivo de promover a educação política dos jovens dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Dentre as ações estão: incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará; formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão e estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido