Justiça Eleitoral divulga a Semana de Museus em plataforma digital

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

TRE-CE semana museus 2018

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Nesta 16ª Semana, que ocorre de 14 a 20 de maio, 12 Tribunais que compõem a REME - Rede de Memória da Justiça Eleitoral - adotaram uma plataforma digital gratuita para divulgação do conteúdo da 16ª Semana Nacional de Museus. Deste modo, os TREs que aderiram ao chamado utilizaram a ferramenta Canva para produção de um catálogo em 2 tomos, com a história de seus Centros e Ações de Memória, para que todos saibam das ações que acontecem pelos Centros de Memória da Justiça Eleitoral do país. É uma (dentre as infinitas possibilidades) de estarmos conectados e assim, abraçar o desafio proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus com o tema “Museus hiperconectados - novos públicos, novas abordagens”.

O Canva é uma ferramenta de criação de conteúdo gratuita, que pode ser facilmente utilizada e, por essas razões, foi adotada pela equipe para facilitar o acesso a todas as ações de memória durante a Semana Nacional de Museus. O acesso aos catálogos pode ser feito nos links abaixo:

http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-memoria-eleitoral-em-foco-no-3-tomo-1
http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-ce-memoria-eleitoral-em-foco-no-3-tomo-2

Os 12 TREs produziram colaborativamente, além da publicação eletrônica, página para o evento da 16ª semana, para ser divulgada na internet dos TREs, página esta na plataforma Plone. Além destes produtos, os TREs, por meio de seus Centros de Memória e Ações de Memória, planejaram diferentes ações museais, que vão desde visitas mediadas, exposições, oficinas, mesas redondas, palestras, exibição de filmes até peças teatrais. Participam dessas ações 14 dos 27 Tribunais Eleitorais do país. Colaborativamente estão os TREs: AM, BA, CE, ES, MG, PA, PB, PR, RN, RO, SP e TO; e individualmente, o TSE e TRE/PE.

Palestra

O TRE-CE promoverá, também, uma palestra no dia 25 de maio, às 9h30, na Sala de Sessões. Na ocasião, o Professor Dr. Erick Assis de Araújo, do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará-UECE, abordará o tema “Memória Institucional: Acervo, Patrimônio e Identidade”.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido