CNJ anuncia as Metas Nacionais do Judiciário para 2018

CNJ anuncia as Metas Nacionais do Judiciário para 2018

TRE-CE Foto oficial 11 encontro judiciário desembargadora nailde pinheiro
Foto oficial com presidentes de tribunais

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou do anúncio das Metas Nacionais para os tribunais do País em 2018, realizado pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, no encerramento do XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília, realizado nos dias 20 e 21/11.

"O Judiciário é um só no Brasil; não temos vários poderes judiciários", disse a ministra Cármen Lúcia ao agradecer aos magistrados de todo o País pela participação na elaboração das metas do Judiciário.

Para a ministra, o juiz brasileiro é um servidor público extremamente valoroso, cuja presença se impõe pelas demandas da sociedade. “Não se imagina que, em uma comarca que não tenha um juiz, o cidadão se sinta tão seguro quanto naquela que tem.”

Para Cármen Lúcia, a tarefa exercida pela magistratura não é fácil e, muitas vezes, não compreendida. “Por isso mesmo, é preciso que cada vez mais se valorize o juiz brasileiro, seja ele de primeira ou de segunda instância”.

Confira a síntese das metas para Justiça Eleitoral (arquivo Pdf).

files/conteudo/imagem/2017/11/e718d7937cc09e4427e7064cf59f58b3.png

As Metas Nacionais representam o compromisso firmado anualmente pelos presidentes dos tribunais brasileiros com o objetivo de melhorar a prestação da Justiça. Voltada a todos os segmentos de Justiça, as duas primeiras metas nacionais estabelecem o julgamento de maior quantidade de processos de conhecimento do que os distribuídos naquele ano (Meta 1) e o julgamento dos processos distribuídos até 2013 e 2014 (Meta 2).

Selo Ouro

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará atendeu 8 dos 12 requisitos considerados para a pontuação do Selo Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que garantiu pelo segundo ano consecutivo - 2016 e 2017 - o Selo Ouro, no XI Encontro Nacional do Poder Judiciário.

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que participa do Encontro Nacional, no TSE, juntamente com o assessor de Planejamento, Estratégia e Gestão do tribunal, Antônio Sales Rios Neto, enalteceu a premiação recebida pela Justiça Eleitoral do Ceará, "um reconhecimento ao árduo e dedicado trabalho dos servidores e magistrados, que não medem esforços para aprimorar os serviços ofertados aos cidadãos, sempre atendendo às diretrizes traçadas pelo CNJ".

Nos anos de 2014 e 2015, o Tribunal tinha sido agraciado com o Selo na Categoria Bronze, que abrange a pontuação entre 100 e 214 dos requisitos do CNJ. Neste ano, o TRE alcançou 340 pontos.


Com informações, fotos e infográfico do CNJ

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido