TRE começa revisão biométrica em Russas, Palhano, Pacajus e Chorozinho

TRE-CE biometria Russas
As audiências públicas de instalação da biometria foram presididas pela corregedora do TRE-CE, Maria Nailde Pinheiro Nogueira

Nesta quinta-feira, 16/3, os municípios Russas e Palhano, da 9ª Zona Eleitoral, bem como Pacajus e Chorozinho, da 49ª Zona, iniciaram a revisão biométrica dos eleitores. As audiências públicas de lançamento foram presididas pela corregedora e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Em Russas, o evento aconteceu pela manhã no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Estiveram presentes o juiz eleitoral, Magno Rocha The Mota; os prefeitos de Russas, Raimundo Weber de Araújo, e de Palhano, Ivanildo Nunes da Silva; bem como servidores públicos e da Justiça Eleitoral; vereadores; professores e estudantes.

A desembargadora Nailde Pinheiro explicou que "o recadastramento biométrico consiste nas coletas da assinatura, fotografia e impressões digitais, com atualização dos dados cadastrais. No processo de revisão, os eleitores são obrigados a comparecer ao recadastramento, sob pena de cancelamento do título". A corregedora do TRE-CE ressaltou a  importância da identificação biométrica para a segurança das eleições.

O juiz eleitoral, Magno Rocha The Mota,  reiterou o compromisso de garantir a ampla divulgação da revisão biométrica da Justiça Eleitoral para a maior adesão dos eleitores à campanha.

Em Pacajus, à tarde, na Câmara Municipal, participaram da audiência a juíza eleitoral da 49ª Zona, Ricci Lobo de Figueiredo Filgueira; o promotor eleitoral, Tibério Lima Carneiro; o prefeito da cidade, Flanky José Amaral Chaves; o prefeito de Chorozinho, Francisco de Castro Menezes Junior e vereadores dos dois municípios.

No final das duas solenidades, a coordenadora de administração do cadastro eleitoral, Lorena Belo, apresentou informações acerca do histórico da biometria no Estado do Ceará e as projeções para o ciclo 2017/2018 de atendimento revisional e ordinário (não obrigatório).

Cronograma revisional
Em Russas, Palhano, Pacajus e Chorozinho, a revisão se estenderá até 31 de outubro de 2017. Nos municípios de Palmácia, Maranguape, Caucaia, Pindoretama, Cascavel, Fortim, Icapui, Aracati, Trairi, Itatira e Canindé a revisão biométrica dos eleitores já está em andamento e deverá ser concluída em prazos diferentes, de acordo com cronograma estabelecido pela Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará. Os eleitores devem agendar seu atendimento pelo número 148 ou através do site do TRE-CE.

Estrutura de atendimento
A Justiça Eleitoral conta com o apoio de estagiários de nível médio, do Programa Primeiro Passo, fruto de convênio com o Governo do Ceará, e terceirizados contratados pelo TRE, além de servidores do quadro próprio e requisitados.
Nas cidades que não são sedes da zona eleitoral, o TRE instalará postos de atendimento para facilitar o acesso do eleitor.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido