Reunião na 10ª Região Militar marca início da implantação do módulo conscritos do Sistema PÓLIS

Desa Nailde e comandante 10 RM

A vice-presidente e corregedora do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve reunida com o comandante da 10ª Região Militar, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, para apresentação do Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (PÓLIS) que terá o módulo “conscrição militar” implantado ainda este mês O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 27/3, no Comando da 10ª RM, no Centro.

A implantação do sistema possibilitará que as Forças Armadas, mediante o uso da funcionalidade, remetam, de forma célere, segura e padronizada, informações sobre incorporação e licenciamento dos que prestam serviço militar obrigatório. Primeiramente o módulo conscrição militar será disponibilizado ao Exército Brasileiro. Após, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil.

A desembargadora Nailde Pinheiro falou do ineditismo do sistema e enalteceu a função de “deixar o cadastro sempre atualizado, além de dar celeridade à remessa de dados para o TRE”. Para ela, “a Justiça Eleitoral está avançando no processo eletrônico de dados e está deixando para trás a era do papel”.

O general Estevam Theophilo agradeceu a visita e a disponibilização do sistema que “vai ajudar na administração e logística dos conscritos do Exército Brasileiro”. Ele disse que, “atualmente, o exército ainda tem uma série de processos tramitando manualmente e que o PÓLIS vai resolver uma parte deles”.

Ao final, servidores do TRE fizeram uma demonstração prática de funcionamento do PÓLIS, expuseram o rol de órgãos comunicantes, o fluxo da informação e características básicas do sistema, esclarecendo dúvidas sobre a operacionalização.

Também participaram do encontro os membros da Seção de Serviço Militar Regional da 10ª Região Militar, os tenentes-coronéis Souza Holanda e Marcos André, o coronel Morgado, chefe do Escalão de Pessoal do Comando da 10ª RM, além dos servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e da Secretaria de Tecnologia da Informação, Giancarlo Priante, Vicente Aragão e Misael Ferreira.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido