TRE do Ceará participa do Fórum de Grêmios Estudantis

TRE do Ceará participa do Fórum de Grêmios Estudantis

Fórum Grêmios Estudantis
Alunos participaram ativamente dos debates

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, em parceria com o TRE-CE, realizou nesta quarta-feira, 14/06, o Fórum de Grêmios Estudantis da SEFOR 1 (Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza), na Escola CERE Professora Maria José Santos Ferreira, no bairro de Carlito Pamplona. O objetivo dos fóruns, que estão sendo realizados em todo o Estado no mês de junho, é criar espaços para interação entre as gestões eleitas com a realização de diálogos, palestras e atividades culturais sobre a importância dos grêmios na construção de uma escola pública de qualidade.

No Fórum da SEFOR 1, pela manhã, sob coordenação do Técnico em Educação da SEDUC, Antonio Marlon Coutinho Barros, foram realizados grupos de discussão que abordaram os desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes nas atividades dos grêmios escolares. À tarde, a professora de história da rede pública de ensino, Samanta Magalhães Forte, proferiu palestra com o tema “Competência para a vida – Participar de processos decisórios na esfera social e política”.

A estudante Amanda Oliveira, aluna do 2º ano do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil da Escola José Valdo, falou sobre o processo de restauração do grêmio na escola e do esforço da SEDUC em reativar todos os grêmios estudantis. Ela participou do processo, montou a chapa “Voz Ativa” e tenta, agora, restaurar o estatuto do grêmio na sua escola. Quanto à eleição, Amanda disse que “o pessoal gostou bastante, 200 e poucos alunos acharam empolgante o voto na urna eletrônica e só não votou quem faltou no dia”.

Os grêmios estudantis estão presentes em 90% das 717 escolas da rede estadual, ampliando a possibilidade de participação dos nossos jovens, formando cidadãos críticos e com voz ativa dentro do ambiente escolar.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido