Juiz federal Alcides Saldanha tomará posse na Corte do TRE

Juiz federal Alcides Saldanha será juiz titular do TRE-CE

Foto do juiz Alcides Saldanha com a Desa. Nailde Pinheiro
Juiz federal Alcides Saldanha e a presidente do TRE-CE

O juiz federal Alcides Saldanha Lima tomará posse como juiz titular na Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará na segunda-feira, 19/6, às 17 horas, em sessão solene, que será presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, na Sala de Sessões do TRE-CE. 

O juiz federal Alcides Saldanha já vinha atuando na Corte do TRE-CE como juiz suplente, desde junho de 2015, e assume a vaga deixada pelo Juiz federal Ricardo Cunha Porto, que encerrou o biênio 2015-2017 como juiz titular, no último dia 7 de junho. 

Visita à SJU 

Assim que ficou definida a data da posse, o novo juiz titular da Corte Eleitoral fez uma visita, no dia 8 de junho, aos servidores da Seção de Processamento (SPRO1), unidade da Secretaria Judiciária (SJU) do TRE-CE, por onde tramitam os processos físicos e eletrônicos de sua relatoria. "A ideia é estreitar a comunicação entre o juiz e os servidores, pois trabalhamos juntos, em equipe", afirmou o juiz Alcides Saldanha. 

O juiz Alcides Saldanha Lima é Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Poder Judiciário pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas. É juiz federal desde 1999 e na instituição ocupou as funções de diretor do Núcleo Seccional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará, de 2004 a 2009; membro efetivo e presidente da Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais no Ceará (2008/2012); membro efetivo da Turma Regional de Uniformização de Jurisprudência da 5ª Região (2008/2012) e membro efetivo da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (2010/2012). 

O juiz federal exerceu ainda os cargos de procurador da Fazenda Nacional, procurador do Estado do Ceará, e de procurador do Município de Fortaleza. Ele permanecerá como juiz titular da Corte do TRE-CE, na categoria de juiz federal, até junho de 2019.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido