Sistema PÓLIS terá módulo com informações sobre os conscritos

TRE-CE reunião Pólis 10ª RM
Equipes do TRE e da 10ª RM trataram da implantação do módulo do PÓLIS

Servidores da Corregedoria Regional Eleitoral e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-CE participaram, na tarde do dia 16 de fevereiro, de reunião técnica com membros da Seção de Serviço Militar Regional da 10ª Região Militar para apresentação do Sistema Integrado de Atualização da Situação do Eleitor (PÓLIS) à unidade responsável por fiscalizar e orientar os serviços de conscrição militar no Estado do Ceará. 

O objetivo da reunião é a implantação do módulo "conscrição militar", que possibilitará que as Forças Armadas, mediante o uso da funcionalidade, remetam, de forma célere, segura e padronizada, informações sobre incorporação e licenciamento dos que prestam serviço militar obrigatório. Primeiramente o módulo conscrição militar será disponibilizado ao Exército Brasileiro. Após, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil. 

O Sistema PÓLIS possibilita a remessa virtual, por juízes de direito, juízes federais e oficiais de cartórios de registro civil, de informações que geram modificações na situação dos eleitores. Em operação desde 27 de setembro de 2013, já foram encaminhadas pela ferramenta cerca de 187 mil comunicações. Só no ano passado, verificou-se um incremento de 15% na utilização do sistema. 

Reunião 

Na reunião realizada na 10ª RM, visando a ampliação do PÓLIS com a implantação do módulo para comunicação dos conscritos, os militares expuseram sobre o Serviço Militar e demonstraram os procedimentos internos de respectivas comunicações à Justiça Eleitoral. Após, servidores da Coordenadoria de Supervisão e Fiscalização do Cadastro Eleitoral (COFIC) trataram de noções gerais sobre o PÓLIS, tais como o rol de órgãos comunicantes, o fluxo da informação e características básicas. Em seguida, servidores da Coordenadoria de Sistemas (COSIS) e da Seção de Soluções Corporativas (SESCO) do TRE-CE fizeram uma demonstração prática de funcionamento do PÓLIS. 

Ao fim, as equipes de servidores da Justiça Eleitoral elaboraram, em conjunto com a Seção de Serviço Millitar, proposta de cronograma de implantação do projeto. O próximo passo será o cadastro das organizações militares comunicantes e, havendo o aval técnico da 10ª Região Militar, será realizada reunião entre a corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o comandante da 10ª RM, general de divisão Theophilo Oliveira, para formalizarem a implantação do Sistema Pólis. 

Participaram da reunião os servidores Vicente Aragão (coordenador de Supervisão e Fiscalização do Cadastro Eleitoral), Misael Ferreira (coordenador de Sistemas), José Ribeiro (chefe da Seção de Direitos Políticos e Regularização de Situação Eleitoral), Giancarlo Priante (chefe da Seção de Orientação, Supervisão e Fiscalização do Cadastro), Luís Renné (chefe da Seção de Soluções Corporativas) e Erick Barreto (servidor da SESCO). 

Da 10ª Região Militar, estiveram presentes o coronel Morgado (chefe do Escalão de Pessoal do Comando da 10ª RM), o tenente-coronel Sousa Holanda (chefe da Seção de Serviço Militar Regional), o tenente-coronel Marcos André (chefe da Subseção de Tiros de Guerra), o 2º tenente Lélis (adjunto da Seção Técnica de Informação) e o sargento Braga (auxiliar da Seção de Serviço Militar Regional).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido