TRE acompanha biometria em Horizonte e Itaitinga

TRE-CE CRE Itaitinga
Audiência pública em Itaitinga tratou da melhoria do atendimento aos eleitores no município

Na manhã desta sexta-feira, 29/1, a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, visitou os cartórios eleitorais de Horizonte (78ª ZE) e Itaitinga (100ª ZE) para ver de perto como andam os trabalhos de biometria nos dois municípios. A vice-presidente esteve acompanhada pelo juiz auxiliar da CRE, Neuter Dantas, a secretária da Corregedoria, Águeda Gurgel, o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, a coordenadora de Eleições, Edna Sabóia e a coordenadora de Administração do Cadastro Eleitoral, Lorena Belo.

No Fórum de Justiça de Itaitinga, a desembargadora presidiu audiência pública acompanhada da juíza eleitoral Leopoldina de Andrade Fernandes e do promotor eleitoral Luis Bezerra Lima Neto, na presença do prefeito Abel Cercelino e de vereadores do município.

Na oportunidade, a desembargadora Nailde Pinheiro apresentou medidas adotadas pelo TRE para melhor atender os eleitores, como a ampliação do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral e a divulgação dos trabalhos da biometria nos meios de comunicação, ouviu sugestões dos políticos presentes e respondeu alguns questionamentos.

O principal problema apontado na reunião foi a dificuldade de deslocamento dos eleitores que vivem em comunidades mais afastadas do Centro de Itaitinga, e que, segundo os vereadores, não dispõem de transporte. Em resposta, o prefeito Abel Cercelino assegurou que, a partir de segunda-feira, 1º de fevereiro, dois ônibus passarão a realizar o trajeto, cumprindo um cronograma de transporte de eleitores definido pelo Cartório Eleitoral.

Outra providência já implantada é a ampliação do horário de atendimento no cartório local, que passa a ser de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O eleitor pode agendar o atendimento pelo telefone 148 ou através do site www.tre-ce.jus.br. Quem não agendar será atendido por ordem de chegada. 

Horizonte ganha novo posto de atendimento

Nesta mesma manhã, a desembargadora visitou o Cartório Eleitoral de Horizonte. Em reunião com o juiz eleitoral que está respondendo pela 78ª ZE, Edísio Meira Tejo Neto, a desembargadora definiu estratégias para atingir a meta de 80% de eleitores biometrizados. Para tanto, haverá atendimento no posto instalado no ginásio municipal. "É um local bastante visível, tem ótima estrutura com banheiros, arquibancada e bebedouros, além do bom acesso. O objetivo do TRE é que o eleitor tenha um bom atendimento", concluiu a desembargadora.

O prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto, também disponibilizou ônibus para conduzir tanto eleitores que moram em localidades mais distantes e quanto funcionários das indústrias locais. A divulgação dos trabalhos de recadastramento biométrico em Horizonte está sendo feita através de panfletos e carros-de-som.

Nos dois municípios, assim como em todos os demais onde o recadastramento biométrico é obrigatório, o prazo final de atendimento é 18 de março. Após essa data, quem não compareceu terá o título cancelado.

Biometria em números (Horizonte e Itaitinga):

Itaitinga – 26.348 eleitores

Período dos trabalhos de revisão: 15/1/16 a 18/3/16

Atendidos: 7.428 (28,19%)

Quantidade de kits biométricos: 11

Quantidade de atendentes: 35 

Horizonte – 50.038 eleitores

Período dos trabalhos de revisão: 13/11/15 a 18/3/16

Atendidos: 19.330 (38,63%)

Quantidade de kits biométricos: 13

Quantidade de atendentes: 49

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido