Lançada em Juazeiro do Norte a campanha de recadastramento biométrico

Solenidade de lançamento da campanha de recadastramento biométrico em Juazeiro do Norte, no Ceará
Presidente do TRE faz o lançamento da campanha em Juazeiro do Norte

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, realizou nesta sexta-feira, 5/4, o lançamento oficial da campanha de recadastramento biométrico, em Juazeiro do Norte. O evento teve a  presença do juiz eleitoral da 119ª Zona, Djalma Sobreira Dantas Junior, do prefeito da cidade, Raimundo Macêdo e, do juiz auxiliar da Corregedoria do TRE, Cléber de Castro Cruz, que representou a vice-presidente do TRE, desembargadora Iracema do Vale.

O presidente do TRE chamou a população, em especial, os professores e lideranças políticas e estudantis, para ajudarem na divulgação da necessidade do recadastramento biométrico, dentro do prazo. Segundo o desembargador Ademar Mendes Bezerra, “a identificação biométrica impossibilita a ocorrência de fraudes na identificação do eleitor, garantindo total segurança no voto”.

Em seguida, o juiz presidente da biometria em Juazeiro do Norte, Djalma Sobreira ressaltou a “luta constante da Justiça Eleitoral em combater as fraudes”. O magistrado disse ainda que “com a identificação biométrica, o TSE e o TRE estão aprimorando o exercício do voto, pois o sistema é totalmente seguro”. Djalma Sobreira destacou o empenho de todos os envolvidos nos trabalhos de recadastramento e agradeceu a equipe.

Na solenidade, o juiz auxiliar da Corregedoria do TRE, Cléber de Castro Cruz colocou a CRE à disposição dos interessados em esclarecer dúvidas sobre o procedimento legal, que envolve a biometria, bem como afirmou que “o não recadastramento significa prejuízo não só para o eleitor, como para toda a sociedade”. Alertou para a “importância de não deixar o recadastramento para o final do prazo, evitando assim filas e desconforto para o eleitor”.

Até o dia 13 de dezembro deste ano, os 165.500 eleitores precisam agendar o atendimento e, no dia marcado, procurar o Fórum Eleitoral de Juazeiro para atualizar os dados com a inclusão da foto e das impressões digitais. Basta acessar o site e clicar no sistema de agendamento ou ligar para o telefone 148, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O eleitor escolherá a data e horário nos quais deseja ser atendido.

Atualmente, 54 servidores e estagiários, em 20 guichês, realizam o recadastramento biométrico dos eleitores. A expectativa do TRE é incrementar, até maio, o atendimento e aumentar esse número para 120 atendentes e 32 guichês.
 
Juazeiro do Norte (28ª e 119ªZE) é um dos sete municípios do Ceará que passarão pelo recadastramento biométrico, este ano. O trabalho também está sendo realizado em Aquiraz (66ª ZE), Crateús (20ª ZE, que inclui o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, englobando os municípios de Alcântaras e Forquilha).

Confira o calendário do recadastramento biométrico no Ceará em 2013:

- Em Sobral, Alcântaras e Forquilha: 14/03/2013 a 13/12/2013;
- Em Juazeiro do Norte: 05/04/2013 a 13/12/2013;
- Em Aquiraz: 16/04/2013 a 29/11/2013;
- Em Crateús e Ipaporanga:19/04/2013 a 29/11/2013.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Rua Dr. Pontes Neto 800 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - CEP 60813-600 - Tel: (85) 3453-3500
Ícone Protocolo Administrativo

Disque Eleitor: 148

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 8h às 14h.

Acesso rápido