Programa Eleitor(a) do Futuro

TRE_CE_Logo_do_Programa_Eleitor_do_Futuro_atualizado

O Programa Eleitor(a) do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral e restou implementado por alguns estados da federação. A Justiça Eleitoral do Ceará, representada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), deu início, em 2003, à implementação, em nosso Estado, das atividades do Projeto Eleitor do Futuro, criado pela EJE/TSE em 2002. Quatro anos depois, o aludido projeto foi transformado em programa pela Resolução TRE-CE n.º 316, de 16 de março de 2007, passando a denominar-se Programa Eleitor do Futuro.

No ano de 2023, a Resolução nº 316/2007 foi alterada pela Resolução TRE nº 938/2023. Além do nome do Programa para Programa Eleitor(a) do Futuro, foram alterados os artigos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º. 

O Programa Eleitor(a) do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãs e cidadãos críticas(os) e responsáveis pela construção de sua história.

Difundindo entre jovens de 12 a 17 anos de idade a importância da cidadania e ressaltando o exercício do direito de votar, a Justiça Eleitoral participa da continua construção de uma sociedade democrática, contribuindo na qualificação da eleitora e do eleitor do amanhã, o(a) Eleitor(a) do Futuro.

Objetivos

Geral

Promover a educação política de jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Específicos

  • Incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará.
  • Formar e informar jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão.
  • Estimular o envolvimento de jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.

Descrição da arte do destaque

Logo do Programa Eleitor(a) do Futuro. Sobre um fundo branco, na parte superior, a bandeira do Brasil. Na frente da bandeira, três jovens em pé e com roupas coloridas a tocam. Abaixo, em caixa alta, a descrição: Eleitor(a) do Futuro, nas cores verde, amarela e azul.

Legislação

Resolução nº 316/2007 (formato PDF), de 27 de março de 2007 - Institui o Programa Eleitor do Futuro no âmbito da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral e Cartórios Eleitorais do Estado do Ceará.

Histórico

Em 2003, a EJE em parceria com o UNICEF, organizou em 7 fascículos um curso de Formação para educação política: Guia fácil para educadoras e educadores.
Acesse os fascículos (formato PDF):

Em 2010, foi elaborada a cartilha Nós na Fita: voto aos 16 (formato PDF), a qual, juntamente com o impresso Voto e Cidadania: a cartilha do eleitor (formato PDF), vem sendo amplamente utilizada nos projetos relacionados ao Programa Eleitor do Futuro.

Em 2015, foi reeditado o Livro do Educador (formato PDF), o qual serve de efetivo instrumento para a formação do eleitorado jovem, auxiliando educadoras e educadores em sua missão fundamental de conduzir suas (seus) aprendentes no desdobramento de um território a ser descoberto e trilhado: o da participação política.

2023

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: 81ª zona alista 100 jovens em Tianguá

A 81ª zona eleitoral, em Tianguá, deu seguimento à XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral em Escolas e Instituições Parceiras. Mais de 100 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Sebastião Vasconcelos Sobrinho, situada no mesmo município, foram atendidos. A iniciativa integra o Programa Eleitor(a) do Futuro.

  • Programa Eleitor(a) do Futuro: mais de 120 jovens de dois municípios cearenses participam da iniciativa

A 86ª zona eleitoral, em parceria com as prefeituras de Alto Santo e Iracema, realiza, desde o último dia 22 de maio,o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos. Até o momento, foram atendidos mais de 120 estudantes das escolas estaduais de ensino médio Francisco Nonato Freire (Alto Santo), Eneas Olímpio e Deputado Joaquim Figueiredo Corrêa (ambas situadas no município de Iracema).

  • TRE em Movimento promove palestras em escolas de Camocim e Granja

Na quarta e quinta-feira, 26 e 27/4, o projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE), promoveu palestras em escolas estaduais nas cidades de Granja e de Camocim. As palestras ocorrem por meio de parceria da CRE com a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE) e Zonas Eleitorais e integram a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

  • TRE em Movimento leva palestras sobre educação política a escolas da Serra da Ibiapaba

O projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE), está levando palestras sobre educação política a escolas da Serra da Ibiapaba nesta semana. As palestras são ministradas pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE) e integram a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

  • EJE realizará palestras em escolas do interior do estado de 24 a 28 de abril

Como parte das atividades do projeto TRE em Movimento, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará realizará, de 24 a 28 de abril, palestras de formação em escolas dos municípios de Tianguá, Viçosa do Ceará, Granja e Camocim. O projeto TRE em Movimento é de iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará.

As palestras são conduzidas por servidoras do TRE e levam conhecimentos sobre cidadania, inclusão, eleições e outros serviços da Justiça Eleitoral. Também é feito alistamento eleitoral de estudantes, conforme cronograma definido por cada zona eleitoral.

Tianguá

No município de Tianguá (81ª Zona Eleitoral), a palestra será ministrada no auditório da EEEP Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho (Av. 11 de março, 2011 - Aeroporto), na segunda-feira, 24/4, às 15h30. O alistamento eleitoral será realizado, mediante agendamento, no cartório eleitoral.

Viçosa do Ceará

Na terça-feira, 25/4, haverá duas formações na EEEP José Victor Fontenele Filho (Av. Lamartine Nogueira, s/n - Bairro São José), às 9h30 e às 13h30, em Viçosa do Ceará (35ª ZE). O alistamento eleitoral será realizado, mediante agendamento, no cartório eleitoral.

A chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI), Viviane Mazulo, e a chefe da Seção de Gerenciamento de Dados Partidários (SEDAP), Adriana Alcântara, conduzirão as palestras nos dois municípios.

Granja

Em Granja (25ª ZE), também ocorrerão duas palestras na EEEP Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho (Rodovia CE 085, COHAB I, s/n), na quarta-feira, 26/4, às 9h30 e às 14h. O atendimento aos(às) estudantes acontecerá na quinta, 27/4, na própria Zona.

Camocim

A programação de palestras encerra a semana no município de Camocim (32ª ZE), na sexta-feira, 28/4. A formação ocorrerá no auditório da EEMTI Deputado Murilo Aguiar (antigo Liceu), às 9h30. O alistamento eleitoral dos(as) estudantes ocorrerá no mesmo dia da formação, no laboratório da escola; e no cartório eleitoral, mediante agendamento.

A chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI), Viviane Mazulo, e a chefe de cartório de Chaval (108ª ZE), Andrea Fabianna Oliveira, conduzirão as palestras nos dois municípios.

  • TRE em Movimento realiza palestra de educação política em Massapê

Nessa segunda-feira, 17/4, o projeto TRE em Movimento promoveu palestra de educação política na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, na cidade de Massapê. Participaram da formação 160 alunos e alunas dos 1º, 2º e 3° anos. As palestras ocorrem por meio de parceria entre a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

A palestra com tema "Caminhando para a cidadania" foi ministrada pela chefe de cartório da 121ª Zona de Sobral e formadora da EJE, Danielle Ripardo Viana. Foram abordados temas de educação política, como democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Daniele explicou sobre a mudança de paradigma com o processo eletrônico de votação, que tornou as eleições seguras e auditáveis.

  • Em parceria com a Seduc, TRE-CE participa de Podcast sobre educação cearense

A secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Lorena Morais, participou do PodFalar, Educação, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral. A ação integra XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral.

O Podcast, promovido pela Secretaria de  Educação do Estado do Ceará (SEDUC), retrata a educação no Ceará e as práticas que promovem a cidadania no campo acadêmico da rede pública estadual. O episódio discutiu o tema “O papel dos grêmios estudantis na construção de uma escola amiga da democracia” e está disponível nas plataformas de streaming de áudio Spotify e Anchor.

  • TRE em Movimento realizará ações em Massapê e em outros municípios

Dando continuidade às ações do Projeto TRE em Movimento, a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará realizará, na próxima semana, de 17 a 20 de abril, ações no município de Massapê (45ª Zona Eleitoral).

A partir da próxima segunda-feira, 17/4, até quinta, 20/4, o eleitorado do município contará com atendimento móvel do TRE. O ônibus ficará estacionado em frente à Praça da Igreja Matriz, das 9h às 15h. Na segunda, 17/4, haverá palestra da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) na EEEP Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque, no turno da manhã, com atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Na semana de 24 a 28 de abril, os municípios de Tianguá (81ª ZE), Barroquinha (108ªZE), Viçosa do Ceará (35ªZE) e Camocim (32ª ZE) também receberão os serviços do TRE. A programação será composta por audiência pública, palestras do Programa Eleitor do Futuro em escolas locais e prestação de serviços eleitorais na Unidade Móvel do TRE. Confira as atividades em cada município:

Tianguá

No dia 24 de abril (segunda-feira), acontecerá audiência pública no município de Tianguá, às 10h, na Faculdade Uninta. No mesmo dia, haverá palestra da EJE para estudantes da EEEP Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no turno da tarde, com atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Barroquinha

O eleitorado de Barroquinha, município-termo da 108ª Zona Eleitoral, contará com atendimento na Unidade Móvel do TRE, nos dias 24 e 25/4. O ônibus ficará estacionado na Praça da Matriz, das 9h às 15h.

Viçosa do Ceará

Estudantes da EEEP José Victor Fontenele Filho, em Viçosa do Ceará, participarão de palestra ministrada pela Escola Judiciária, no período da manhã, na terça-feira, 25/4. Após, haverá atendimento via Título Net no laboratório de informática da escola.

Camocim

Na sexta-feira, 28 de abril, haverá palestra na EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, em Camocim, na parte da manhã, com atendimento via Título Net no local.

    • Palestras do CIEE dão seguimento à XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

    Dentre as atividades da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras, a Escola Judiciária Eleitoral do Ceará realizou mais duas palestras, na última semana, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na segunda-feira, 3 de abril, houve palestra virtual, transmitida pelo Meet da instituição; e, na terça, 4/4, a formação aconteceu na Faculdade Pitágoras.

    As palestras da Campanha tem abordado assuntos como o conceito de cidadania, protagonismo jovem, democracia, diversidade e inclusão, serviços da Justiça Eleitoral, histórico e números importantes sobre as eleições, por meio de slides e exibição de vídeos.

    • XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral é lançada

    A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lançou, na manhã dessa segunda-feira, 3/4, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras. O lançamento ocorreu na E.E.M. Gov. Adauto Bezerra, no bairro de Fátima, com a realização de uma palestra. O tema desta edição é "Caminhando para Cidadania".

    A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

    • TRE-CE lançará a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), lançará, na próxima segunda-feira 3/4, na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza, a XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas Instituições Parceiras. A ação, instituída pela Resolução nº 937/2023, é direcionada para alunas e alunos da rede de ensino do Estado do Ceará e das instituições parceiras.

    Em 2023, as atividades da Campanha, que serão realizadas entre os meses de abril e novembro, contarão com a parceria das Zonas Eleitorais, da Corregedoria Regional Eleitoral, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

    XI Edição da Campanha

    A XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral visa promover atividades voltadas para o processo de educação política de jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de pessoas cidadãs, críticas e responsáveis pela construção de sua história.

    A ação, que terá o tema "Caminhando para Cidadania", estimula ainda a realização do alistamento eleitoral (primeiro título) e ressalta a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

    As atividades que integram a Campanha serão realizadas nos formatos presenciais, virtuais ou híbrido e contarão com a participação do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, constituído por servidoras e servidores que atuam na multiplicação e na interlocução, bem como são palestrantes em diversas atividades formativas deste Regional e com as equipes das Zonas Eleitorais da capital e do interior do Estado.

    Ressalta-se que as escolas participantes da Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral receberão o diploma "Escola Amiga da Democracia", outorgado pela EJE-CE ou pelos Juízos das Zonas Eleitorais, no caso de formações organizadas pelas referidas Zonas.

    Cronograma das Ações da EJE

    • 3/4, às 10h50: Lançamento da campanha com palestra presencial na E.E.M. Adauto Bezerra, em Fortaleza (Rua Monsenhor Liberato, 1850, Fátima);
    • 3/4, às 14h: Palestra virtual no meet do CIEE;
    • 4/4, às 10h: Palestra presencial, em parceria com o CIEE, no Auditório da Faculdade Pitágoras (Rua, Barão de Aratanha, nº51 - Centro).

    Além das ações já agendadas, a EJE-CE, por meio da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, organizará, ainda no primeiro semestre de 2023, outras ações de formações em educação política para jovens, bem como criará, em conjunto com a Seduc, podcast para discutir sobre temáticas relacionadas ao Processo Eleitoral, como cidadania, voto consciente, participação feminina, acessibilidade e inclusão e participação política de jovens.

    • EJE reúne-se com equipe de formadores da XI Campanha de Educação Política

    Na manhã dessa sexta-feira, 10/3, a Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral (Coeje) e a Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (Sepri) realizaram a primeira reunião com a equipe do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, para tratar das ações da XI Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e nas instituições parceiras, que serão realizadas no período de abril a novembro de 2023.

    Os 31 formadores(as) que integram o Banco ministrarão palestras presenciais e virtuais com temas relacionados à cidadania, ao voto consciente, à participação feminina, à acessibilidade e inclusão, ao processo eletrônico de votação e à participação política de jovens.

    Na ocasião, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, destacou pontos importantes, como a minuta da  Resolução da Campanha, a proposta de normatização do Banco de Formadores(as) da EJE-CE, o cronograma inicial e os slides que serão usados nas formações, destacando a dinâmica das ações e o tema proposto para a Campanha em 2023: Caminhando para cidadania.

    Após as explanações, as(os) servidoras(es) esclareceram algumas dúvidas e também apresentaram sugestões.

    • SEPRI realiza reunião com a SEDUC para tratativas do Eleitor do Futuro

    A Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais (SEPRI) da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE), realizou na manhã dessa quarta-feira, 15/2, reunião com representantes da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). A pauta do encontro foram as tratativas iniciais das ações da XI Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, promovida no escopo do Programa Eleitor do Futuro.

    Participaram da reunião a coordenadora da Escola Judiciária, Roberta Laena; a chefe da SEPRI, Viviane Mazulo; os(as) servidores(as) da SEPRI Egline Rodrigues e Ruan Moreira e os(as) representantes da SEDUC: Felipe Kokay, Aline Muritiba, E'neide Raquel D´Albuquerque e Diana Sancho.

    Reunião com o CIEE

    No dia 14/2, a equipe da Sepri e da Coordenadoria da Escola Judiciária Eleitoral (COEJE) reuniu-se com representantes do Centro de Integração Empresa-Escola. No encontro virtual, foi definido o calendário das ações de educação política que serão promovidas por meio dessa parceria.

    2022

    • Ações de Educação Política do TRE-CE alcançam mais de 13,7 mil jovens

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), alcançou 13.784 mil jovens com ações de educação política do Programa Eleitor do Futuro. As atividades, que foram encerradas no dia 4 de maio, ocorreram por meio de parcerias com a Corregedoria Regional Eleitoral, a Secretaria de Educação (Seduc), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social e Zonas Eleitorais.

    No total, 113 escolas de 23 municípios do estado do Ceará foram atendidas pela iniciativa em 2022. Foram ministradas 64 palestras pelo banco de formadores(as) da EJE e por servidores(as) e juízes(as) de cartórios eleitorais em três meses.

    Sobre o Programa, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, afirma: "Os avanços tecnológicos impostos pela pandemia mudaram os formatos educacionais. A realização de eventos virtuais ou híbridos é uma realidade que abre portas e nos permite alcançar muitas pessoas. Mesmo com a volta das atividades presenciais, realizamos algumas palestras a distância, que não seriam possíveis no formato tradicional".

    A coordenadora destaca ainda "que esse alcance só foi possível porque a EJE possui, hoje, um Banco de Formadores(as) de excelência, constituído por servidores(as) que, de modo voluntário, participam desde a elaboração do material formativo até a execução e/ou acompanhamento das formações".

    Foco do Programa

    O projeto trouxe como enfoques a promoção do alistamento de jovens e o combate à desinformação. Foram apresentados temas como democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Os(As) palestrantes também destacaram os riscos do compartilhamento de informações sem a devida checagem.

    Sobre a importância do alistamento eleitoral, foram apresentados temas como o protagonismo juvenil na política e o poder transformador da participação cidadã. Os(As) estudantes foram incentivados a solicitarem seus títulos, seja no cartório eleitoral, seja de forma remota por meio do Título Net, no site do TRE-CE. 

    Atividades

    As ações tiveram início no dia 9 de março, com formações realizadas em parceria com a Seduc. No total, oito palestras virtuais ocorreram nos meses de março e abril e foram assistidas por 1.830 estudantes de 24 escolas estaduais.

    Outra ação importante foram as duas palestras para jovens vinculados(as) ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de 18 estados do Brasil. Cerca de 2.200 alunos(as) participaram dos eventos, que aconteceram no dia 14/3, no início da semana do Jovem Eleitor. O Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social, um do braço social do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, também promoveu ações em parceria com a EJE. O evento foi realizado no Shopping RioMar Papicu, no dia 8 de abril, e alcançou 50 jovens da comunidade local.

    Destaca-se ainda a parceria com o Projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral. Essas atividades alcançaram 180 estudantes de escolas de Fortaleza. As palestras foram ministradas pela coordenadora de Eleições, Edna Saboia. Já os atendimentos foram realizados com o apoio das 3ª e 112ª Zonas. 

    Fonte: ASCOM

    • 63ª Zona promove ações de educação política em Boa Viagem e Madalena

    Em abril, o Cartório Eleitoral da 63ª Zona realizou ações de educação política para estudantes de escolas públicas do município de Boa Viagem e de Madalena. O projeto, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, foi de iniciativa do juiz eleitoral Luís Gustavo Montezuma Herbster.

    Nas ações, foram realizados palestras e atendimento aos(às) jovens. Na Escola Venceslau Vieira Batista, o magistrado ministrou palestra sobre democracia e cidadania. Na ocasião, o juiz Luís Gustavo destacou a importância do alistamento e envolvimento dos(as) jovens no campo político. 

    O projeto contou com o apoio das escolas, que disponibilizaram equipamentos e espaço adequado para realização, além de funcionários que deram suporte ao atendimento dos servidores do Cartório. Durante o período das atividades, os(as) estudantes foram atendidos(as) nas próprias escolas, sem prejuízo ao atendimento dos(as) demais eleitores(as) dos municípios.

    Ao todo, foram atendidos(as) cerca de 650 estudantes. Foram contempladas pela ação as escolas Venceslau Vieira Batista e Dom Terceiro, sediadas em Boa Viagem, e a Escola Alfredo Machado, em Madalena.

    Fonte: ASCOM

    • Juíza da 7ª Zona ministra palestra em Escola Estadual

    A juíza eleitoral da 7ª Zona, Leopoldina de Andrade, ministrou, no dia 27/4, palestra para estudantes da Escola Estadual Profissionalizante Edson Queiroz, em Cascavel. A ação teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e faz parte do Programa Eleitor do Futuro. 

    Na ocasião, a magistrada abordou temas como cidadania, educação política e democracia. Apresentou também um histórico da Justiça Eleitoral e o papel desse ramo na sociedade. Por fim, a juíza Leopoldina falou sobre segurança do processo eletrônico de votação. 

    Participaram da aula 180 alunos do 2º e 3º anos. Após a palestra, a equipe do cartório agendou o atendimento dos(as) jovens no cartório eleitoral para essa quinta-feira, 28/4, e sexta-feira, 29/4. 

    Fonte: ASCOM

    • 121ª ZE realiza formação do Programa Eleitor do Futuro

    A 121ª Zona Eleitoral realizou, no dia 28/4, formação com estudantes do Colégio Luciano Feijão, em Sobral. A formação faz parte do Programa Eleitor do Futuro e teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

    A abertura do evento foi feita pelo coordenador do colégio, Sérgio Vasconcelos. Os estudantes foram recebidos ao som da música "É preciso saber viver", cantada por Valdenízio Rocha. Também participou da formação a orientadora educacional do ensino médio, Valdênia Fonseca.

    A palestra foi ministrada pela chefe de cartório da 121ª ZE, Danielle Viana, que abordou temas como cidadania e combate à desinformação, destacando a importância do protagonismo jovem nas eleições. A servidora também falou sobre exercício da cidadania e voto consciente, destacando a ferramenta Título Net.

    Na ocasião, participaram 133 alunos e alunas do 2º ano do ensino médio.

    Fonte: ASCOM

    • EJE promove palestra em Escola Estadual em Aquiraz

    A Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a 66ª Zona, promoveu, no dia 28/4, palestra de educação política. A ação, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Alda Façanha, em Aquiraz.

    A palestra foi ministrada pelo coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães. Na oportunidade, o servidor falou sobre cidadania, democracia e voto informado. Caio também abordou o tema desinformação, destacando a importância de verificar as informações veiculadas na internet antes de compartilhá-las.

    Assistiram à aula 135 alunos e alunas com faixa etária de 15 a 17 anos. O evento também contou com a participação da diretora da Escola Alda Façanha, Sabrina Barros Nepomuceno, e o apoio do chefe de cartório, Erick Matheus Gonçalves.

    Fonte: ASCOM

    • Juiz da 15ª Zona realiza palestras do Programa Eleitor em Icó

    O juiz da 15ª Zona Eleitoral, Bruno Gomes Benigno Sobral, ministrou, no dia 27/4, palestras de educação política em três escolas no município de Icó. Os eventos fazem parte do Programa Eleitor do Futuro e contaram com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

    As ações foram realizadas nas Escolas Vivina Monteiro, Padre José Alves Macedo e Deputado José Walfrido Monteiro. Nas ocasiões, o juiz Bruno Gomes abordou temas como democracia, cidadania e participação política dos jovens.

    O magistrado destacou a importância de verificar a veracidade das informações transmitidas nas mídias sociais, em especial no período eleitoral. As palestras contaram com o apoio do servidor da 15ª Zona Jeymison Lima Leite.

    Fonte: ASCOM

    • EJE promove palestras do Programa Eleitor do Futuro

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) promoveu, nos dias 26 e 27/4, palestras de educação política do Projeto Eleitor do Futuro. As ações alcançaram estudantes de duas escolas na cidade de Fortaleza e de uma instituição de ensino do município de Jaguaribe.

    A chefe da Seção de Dados Partidários, Adriana Alcântara, ministrou, nessa terça-feira, 26/4, a  palestra na Escola Adauto Bezerra, em Fortaleza. Na ocasião, a servidora apresentou para cerca de 120 estudantes temas como cidadania e combate à desinformação, destacando a importância do protagonismo jovem nas eleições.

    Já na quarta-feira, Adriana Alcântara visitou o colégio Tiradentes para abordar a importância da participação política dos jovens eleitores(as). Participaram da ação 180 jovens com faixa etária de 15 a 17 anos. A equipe da 3ª Zona Eleitoral e o estagiário da EJE Diego Souto prestaram apoio à palestra.

    No dia 27/4, no município de Jaguaribe, foi realizada também ações no Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O servidor da Seção de Estudos Preliminares e Programas Institucionais (SEPRI) Yuri Holanda ministrou palestra de educação política, de forma online, para estudantes. Assistiram à apresentação três turmas de 3º ano e uma do 1º ano da instituição.

    Os(As) estudantes participaram ativamente da aula, tirando dúvidas sobre os temas abordados. Após, o chefe de cartório da 10ª ZE, Carlúcio Germano, e o servidor Eder Wagner Aquino Leite auxiliaram os(as) jovens para solicitação do Título Net, no site do TRE-CE.

    Fonte: ASCOM

    • Juiz da 44ª Zona promove palestras no município de Morrinhos

    No dia 25/4, o juiz eleitoral da 44ª Zona, João Gabriel Amanso, realizou palestras nas escolas estaduais Maria José Magalhães e Carminha Vasconcelos, no município de Morrinhos. A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro e tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

    Nas palestras, foram discutidos temas relacionados à democracia, cidadania, voto consciente, funções  da justiça eleitoral. O juiz João Gabriel destacou a importância da participação política dos(as) jovens. Além disso, foi apresentado o passo a passo para requerimento do alistamento eleitoral, por meio do Título Net. 

    Houve intensa participação dos jovens, que formularam questionamentos relacionados ao alistamento eleitoral, formas de democracia, funções da justiça eleitoral, entre outros. No decorrer desta semana, a Escola Maria José Magalhães disponibilizará recursos tecnológicos necessários para que os(as) estudantes formulem seus requerimentos. Já na Escola Carminha Vasconcelos, o grêmio estudantil ajudará as turmas nas solicitações online.

    A ação seguirá na próxima quinta-feira, 28/4, na Escola Estadual Nazaré Severiano, do município de Santana do Acaraú. Na mesma cidade, no dia 2 de maio, também será realizada palestra de educação política no Colégio Santanense.

    Fonte: ASCOM

    • Juiz eleitoral de Missão Velha ministra palestra do Programa Eleitor do Futuro

    O juiz eleitoral da 16ª Zona Eleitoral, Paulo Augusto Gadelha, ministrou, no dia 25/4, palestra na Escola de Ensino Médio Padre Amorim, no distrito de Jamacaru, em Missão Velha. A atividade teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e faz parte do Programa Eleitor do Futuro. 

    Na ocasião, o magistrado abordou temas como cidadania, democracia e combate à desinformação, destacando a importância da participação de jovens nas eleições. 

    Fonte: ASCOM

    • 65ª Zona promove palestras em Groaíras e Varjota

    A 65ª Zona Eleitoral realizou, nos dias 19 e 20 de abril, palestras de educação política na Escola Monsenhor Linhares, no município de Groaíras, e na Escola Liceu Waldir Lupércio, na cidade de Varjota. Os eventos, que ocorreram a convite das instituições de ensino, tiveram o apoio da Escola Judiciária Eleitoral.

    As palestras foram ministradas pelo servidor Reudo Amorim, que abordou temas como democracia, cidadania e participação política dos jovens. Nas ocasiões, o servidor alertou sobre a importância de checar as notícias recebidas a fim de evitar a desinformação.

    Ele informou que a Justiça Eleitoral está atendendo presencialmente, mediante agendamento prévio no site do TRE-CE ou através do número 148, bem como, de forma virtual, através do Título Net, no site do Regional. Por fim, o servidor agradeceu às diretoras Airles Sales e Roniele Carvalho a oportunidade de divulgar as atividade e o trabalho da Justiça Eleitoral.

    Na Escola Monsenhor Linhares no município de Groaíras, a palestra contou com a presença de 140 jovens. Já na escola Liceu Waldir Lupércio, em Varjota/CE, 330 estudantes, na faixa etária de 15 a 17 anos, assistiram ao evento. 

    Fonte: ASCOM

    • Cartório da 25ª Zona promove ação do Programa Eleitor do Futuro

    O Cartório Eleitoral da 25ª Zona promoveu ações de educação política para estudantes de Escolas Estaduais nos municípios da Zona: Granja, Martinópole e Uruoca. O projeto ocorreu no período de 7/4 a 29/4.

    A iniciativa, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, conta com apoio da Escola Judiciária Eleitoral. Além disso, há uma parceria com as escolas estaduais para disponibilização de ônibus para o deslocamento dos(as) estudantes ao Cartório Eleitoral. 

    A abertura do projeto foi realizada, no dia 7/4, na EEEP Guilherme Teles Gouveia, pelo juiz eleitoral Francisco Janaílson Pereira Ludugero. Na ocasião, o magistrado abordou a importância da participação do(a) eleitor(a) jovem na democracia. 

    Nos dias da ação, jovens assistem, no Cartório Eleitoral, à palestra "Juventude Cidadã", apresentada pela equipe da Zona. Após os(as) estudantes fazem seu alistamento eleitoral. Eles(as) são atendidos mediante agendamento e sem prejuízo ao atendimento das demais pessoas dos municípios.

    Escolas alcançadas

    Até o momento, já foram alcançados(as) pelo projeto jovens das escolas: EEEP Guilherme Teles Gouveia; EEEP Professor Emannuel Oliveira de Arruda Coelho; EEMI São José; EEMTI Prefeito Dário Campos Feijó (Martinópole); EEM Cel. Luiz Felipe; EEM Olímpio Sampaio da Silva. 

    A ação abrangerá, ainda, outras turmas da EEEP Guilherme Teles Gouveia, no dia 25 e 27 de abril, e da EEMI São José, no dia 29 de abril.

    Fonte: ASCOM

    • 1ª Zona Eleitoral realiza ação de educação política

    A 1ª Zona Eleitoral realizou, no dia 20/4, ação de educação política para estudantes da Escola Estadual Deputado Manoel Rodrigues, na Praia do Futuro. Na ocasião, a referida instituição de ensino recebeu o certificado de Escola Amiga da Democracia. 

    O evento contou com a presença do juiz da 1ª ZE, José Cavalcante Junior; a juíza auxiliar da corregedoria, Bruna dos Santos Costa Rodrigues; e o servidor da Seção de Processamento II Roberto Wagner; do chefe de cartório da 1ª ZE, Edivaldo dos Santos; e da equipe do cartório.  

    O servidor Roberto Wagner apresentou palestra sobre cidadania e combate à desinformação, destacando a importância da participação dos(as) jovens na democracia. Após, os(as) estudantes solicitaram, no laboratório de informática da Escola, o título eleitoral por meio do Título Net, no site do TRE-CE. As dúvidas sobre o procedimento foram esclarecidas pelos(as) servidores(as) do cartório eleitoral.

    A ação teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral e alcançou cerca de 240 alunos(as) de 15 a 17 anos, divididos(as) em 2 horários.  

    Fonte: ASCOM

    • 75ª Zona Eleitoral realiza mutirão de atendimento a estudantes

    A 75ª Zona Eleitoral, sediada em Jaguaruana, promoveu, nos dias 11 e 12 de abril, mutirão de atendimento aos(às) estudantes da EEEP Francisca Rocha Silva. A ação atendeu a cerca de 50 jovens.

    O juiz eleitoral Jorge Roger dos Santos Lima aproveitou a oportunidade para conversar com dos(as) alunos(as) sobre participação no processo eleitoral. O magistrado destacou a importância do envolvimento da juventude na eleição e fiscalização dos representantes eleitos.

    Fonte: ASCOM

    • 82ª Zona realiza ação do Programa Eleitor do Futuro a convite do Colégio Master

    Nesta terça-feira, 19/4, a 82ª Zona Eleitoral realizou ação de educação política para os(as) estudantes do ensino médio do Colégio Master, da sede Bezerra de Menezes. A atividade, que ocorreu a convite da Escola, faz parte do Programa Eleitor do Futuro e tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral. 

    Na ocasião, o chefe do Cartório Antônio Carlos Martins Balbino ministrou a palestra sobre democracia e o exercício da cidadania. Após, os jovens foram orientados para solicitar o alistamento eleitoral, através dos aparelhos de celulares pessoais dos(as) estudantes ou de tablets, disponibilizados pela respectiva instituição de ensino. A atividade foi realizada com o apoio do chefe Balbino, o servidor Herivaldo Everton de Almeida e as servidoras Paula Isabel Feitosa e Luiza Kelly Gurgel. 

    Sobre a ação, o chefe de cartório destacou: "A tarde foi dinâmica e enriquecedora para todos, pela troca de saberes e pela conscientização dos jovens quanto a responsabilidade do exercício do voto no processo democrático. Após a palestra, os estudantes assumiram com alegria o compromisso de serem agentes multiplicadores do uso da ferramenta Título Net a fim de contribuírem com a Justiça Eleitoral".

    Por fim, ele agradeceu a oportunidade, afirmando: "A 82ª ZE se sentiu lisonjeada com o convite do Colégio e agradeceu a prestimosa acolhida, nas pessoas da coordenadora Melina e do chefe de TI Gabriel".

    Fonte: ASCOM

    • Cartório da 1ª Zona Eleitoral realiza ações de educação política em escolas estaduais

    O cartório da 1ª Zona Eleitoral iniciou, nesta segunda-feira, 18/4, ações do Programa Eleitor do Futuro em escolas estaduais. O projeto, que tem o apoio da Escola Judiciária Eleitoral, visa promover educação política para jovens de 15 a 17 anos. 

    Neste primeiro dia, foi visitada a Escola Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, situada a Praia do Futuro. Na ocasião, foi ministrada palestra pelo coordenador de Auditoria e de Contas Eleitorais e Partidárias, Caio Guimarães, sobre cidadania, democracia e combate à desinformação. 

    Após, os(as) jovens solicitaram, no laboratório de informática da Escola, o título eleitoral por meio do Título Net, no site do TRE-CE. Os(as) estudantes esclareceram dúvidas sobre o procedimento com a equipe do cartório eleitoral.

    Fonte: ASCOM

    • 113ª ZE promove encontro do Programa Eleitor do Futuro

    A 113ª Zona Eleitoral realizou, no dia 12/4, encontro com os(as) estudantes da Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Fortaleza. O encontro foi organizado pelo chefe de cartório, Diego Feitosa, e teve o apoio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

    Na ocasião, a juíza eleitoral, Ijosiana Cavalcante Serpa, conversou com os(as) jovens sobre a importância do alistamento eleitoral, do exercício da cidadania e do voto consciente. Em seguida, o servidor Cristiano Machado discutiu com os(as)  estudantes sobre "fake news", a segurança das urnas eletrônicas e o combate à desinformação. Por fim, o servidor Wildebecker Martins apresentou a ferramenta Título Net e convidou os(as) jovens a realizar o alistamento eleitoral.

    • Cartório Eleitoral de Eusébio promove ação do Programa Eleitor do Futuro

    O Cartório Eleitoral da 88ª Zona (Eusébio) promoveu, na última terça-feira, 12/4, palestra sobre educação política na Escola de Ensino Médio Ana Bezerra de Sá. A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o público jovem.

    A demanda pela palestra partiu de um aluno da EEM Ana Bezerra de Sá, através de solicitação dirigida à Ouvidoria do TRE-CE e atendida pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE-CE). Articulada pela diretora da instituição de ensino, Marlinda Jatai, a formação contou com a participação dos coordenadores Bruno Almeida Barreto e Cíntia Ferreira.

    O servidor da EJE Yuri Holanda Cruz ministrou a formação para cerca de 180 alunos e alunas, acompanhado de Vânia Maria da Costa Barros Lins, chefe em exercício da 88ª Zona Eleitoral. Foram abordados temas como democracia, cidadania, alistamento eleitoral e combate à desinformação.

    • 101ª ZE realiza ação com Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

    A 101ª Zona Eleitoral, em conjunto com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), do município de Aiuaba, participou de ação de mobilização, conscientização e orientação dos jovens estudantes para incentivar o alistamento eleitoral e a importância do voto como exercício da cidadania. A ação nos dias 11/4 e 19/4.

    O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio José Ferreira Barbosa, com a participação da servidora requisitada Márcia Roberta Arrais e na Escola de Ensino Médio Leandro Lopes de Sousa, com a participação da chefe de cartório, Thaís de Fátima Faustino Alexandre. Na ocasião, foi reforçada a possibilidade de atendimento presencial e as ferramentas de atendimento online.

    Fonte: ASCOM

    • 27ª Zona Eleitoral inicia Campanha do Eleitor do Futuro

    A 27ª Zona Eleitoral, iniciou no dia 11/4, as ações do Programa Eleitor do Futuro com uma visita à Escola Estadual Teodorico Teles de Quental, no município do Crato. O projeto se estendeu até o dia 29 de abril, apresentando informação política aos(às) jovens cratenses entre 16 e 17 anos.

    Na ocasião, o juiz eleitoral Ângelo Bianco Vettorazzi e o chefe de cartório José Gilson Andrade da Silva conversaram com alunos e alunas sobre democracia, cidadania e voto, combate à desinformação e importância do voto consciente.

    Após a palestra, os(as) jovens receberam orientação para uso do Título Net no laboratório de informática da instituição. A atividade foi realizada sob a supervisão do analista, Francisco Márcio Batista Vale.

    Eleitor do Futuro

    No município de Crato, a Campanha Eleitor do Futuro abrangerá 10 escolas da rede estadual, 21 escolas da rede municipal e 5 escolas da rede particular de ensino. A previsão é de que, até o final da ação, sejam realizados 3400 alistamentos de jovens.

    Fonte: ASCOM

    • 82ª Zona Eleitoral realiza ação do Programa Eleitor do Futuro no bairro Monte Castelo

    No dia 11/4, a 82ª Zona Eleitoral realizou ação na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, situada no bairro Monte Castelo. A atividade faz parte do Programa Eleitor do Futuro.

    Na ação, foram impactadas(os) 369 alunos(as) de dez turmas, sendo quatro de 3⁰ ano, três turmas de 1⁰ ano e três turmas de 2⁰ ano. Na ocasião, os servidores e as servidoras lotados(as) na 82ª Zona Eleitoral percorreram as salas de aulas, explicando sobre a importância do voto, conceitos de democracia, combate à desinformação. Também foi ensinado aos(às) estudantes como utilizar o atendimento on-line da Justiça Eleitoral, no site do TRE-CE.

    "Foi muito gratificante! Eles ficaram conscientes da importância do alistamento e se comprometeram em atuarem como multiplicadores junto a família e a comunidade!", destacou a chefe de cartório em exercício Paula Isabel Feitosa Lima. A servidora complementou: "Contamos com todo o apoio da Diretoria e de todo o quadro da escola. Os professores se mantiveram nas salas enquanto falávamos com os alunos e, interagiram fazendo perguntas!".

    Outra ação do Cartório Eleitoral está agendada dia 19/4 no Colégio Master, sede Bezerra de Menezes.

    Fonte: ASCOM

    • 69ª ZE realiza palestra em escola estadual em ação do Projeto Eleitor do Futuro

    O cartório Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral promoveu, no dia 11/4, palestra sobre educação política na Escola Estadual Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado, no município de Aurora. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro. 

    A abertura da palestra foi realizada pelo juiz eleitoral Fabricius Ferreira Silva, que destacou a importância da participação política dos(as) jovens como forma de exercício da cidadania. A chefe de cartório Marina Barros Moura de Carvalho deu continuidade à palestra, abordando o enfrentamento à desinformação nas Eleições.

    A chefe também explicou sobre o alistamento eleitoral, frisando a documentação necessária para a operação. Por fim, estimulou os(as) estudantes a realizar o alistamento no site do TRE-CE, por meio do Ttulo Net, ou presencialmente na sede do cartório eleitoral. 

    Outras ações

    A Zona Eleitoral participou, no dia 1º/4, de duas ações sobre educação política, que aliaram as atividades do Programa Eleitor do Futuro e do projeto Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade. Na ocasião foram realizadas palestras a alunos(as) do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado.

    Fonte: ASCOM

    • EJE e SEDUC realizam seminário online sobre cidadania e desinformação

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Escola Judiciária Eleitoral, e a Secretaria de Educação (SEDUC) realizaram o Webinar Cidadania e Desinformação: um rolê da democracia . O seminário foi transmitido, online, nessa terça-feira, 5/4, e faz parte do Programa Eleitor do Futuro.

    O seminário contou com a presença de Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE-CE; do desembargador Gladyson Pontes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE; e de Jucineide Fernandes, secretária executiva do ensino médio e profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). A mediação ficou por conta da estudante Helena Rocha, da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa.

    No evento, foram abordados temas como democracia, cidadania, acessibilidade, inclusão, protagonismo juvenil, desinformação e importância do voto consciente. Também foi apresentada a ferramenta Título Net, para solicitação do título eleitoral, com o intuito de estimular o alistamento eleitoral de jovens de 16 a 17 anos.

    Para o desembargador Gladyson Pontes, o seminário foi "mais um evento aberto, que aproxima a Justiça Eleitoral da sociedade, com o escopo de sensibilizar a juventude para a importância do protagonismo democrático e do alistamento eleitoral". Já a coordenadora de eleições do TRE-CE, Edna Saboia, falou sobre a história do voto e a importância da participação dos jovens nas eleições, relembrando o prazo para o alistamento eleitoral.

    A palestra está disponível no Youtube da CedCeará .

    Fonte: ASCOM

    • TRE-CE leva atendimento e palestra a escolas estaduais

    Equipes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará percorrerem até o dia 11/4, escolas públicas estaduais para proporcionar atendimento e informações sobre o processo eletrônico de votação.

    A ação teve início no dia 4/4, na Escola Irmão Urbano González Rodríguez. A chefe de cartório da 117ª Zona, Andrea Porto, realizou a palestra, com material elaborado pela Escola Judiciária Eleitoral sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Após a palestra, a turma foi levada ao laboratório de informática, onde foi dada a oportunidade de atendimento, por meio do Sistema Título Net, para quem desejasse fazer o alistamento eleitoral (primeiro título).

    A equipe do cartório eleitoral foi composta ainda pelas servidoras Denise Maria Rebouças Moreira, Francisca Vanusa Barroso Costa e Glória Maria Tomé de Sousa e pelo estagiário Antônio Felipe Ramos Saraiva.

    Jovem Eleitor

    O estímulo à participação do jovem na política no TRE Ceará é realidade há quase vinte anos, no escopo do Programa Eleitor do Futuro, instituído em 2003.

    Na Semana Jovem Eleitor, em março deste ano, foram realizadas palestras presenciais em colégios particulares. Paralelamente, a Escola Judiciária, após convênio com a Secretaria Estadual de Educação, promoveu um mês de palestras virtuais em escolas públicas.

    O resultado de toda a mobilização local e nacional, não só no âmbito da Justiça Eleitoral, resultou num incremento de 57% no número de jovens do Ceará com 16 e 17 anos aptos a votar. Esse eleitorado pulou de 36.202, em dezembro de 2021, para 57.122 pessoas, em março de 2022. Até 4 de maio, prazo final para solicitar o título eleitoral, esse número deve aumentar.

    Fonte: ASCOM

    • Cartório Eleitoral de Aurora participa de ações de educação política

    A 69ª Zona Eleitoral (Aurora) participou, na última sexta-feira, 1º/4, de duas ações que envolvem educação política. Aliando as atividades do Programa Eleitor do Futuro e do projeto Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade, foram realizadas palestras a alunos do ensino médio da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado.

    Do Cartório Eleitoral de Aurora, participaram as servidoras Marina Barros Moura de Carvalho, chefe de cartório, e Samara Oliveira Lopes. De acordo com Samara Oliveira, "já estávamos intencionados em trabalhar o Projeto Eleitor do Futuro, e, com o convite da Professora Débora Leite, unimos os nossos interesses".

    O Fact-check Tabelião: A Escola a Serviço da Verdade é orientado pela professora e doutoranda em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Débora Leite de Oliveira, e está sendo realizado desde 2020 com estudantes da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado. Naquele ano, ocorreu de forma online com participantes da escola e da comunidade. O foco era o estudo de textos e contextos sociais, com ênfase no reconhecimento de fake news. Em 2021, o projeto cresceu, ganhando equipe e dimensão maiores, criando conexões nas redes sociais com a comunidade.

    O projeto realiza palestras, lives e oficinas com profissionais de diversas áreas. O objetivo principal da pesquisa-ação é analisar conjuntamente as características das publicações falsas e discutir sobre possíveis motivações que levam as pessoas a acreditarem e compartilharem fake news.

    Fonte: ASCOM

    • 86ª ZE realiza atendimento de jovens em ação do Eleitor do Futuro

    O Cartório Eleitoral da 86ª Zona iniciou, no dia 30/3, atendimento a estudantes de escolas públicas do três municípios abrangidos pela Zona: Potiretama, Iracema e Alto Santo. A ação, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro, atendeu, até o momento, cerca de 50 jovens eleitores(as).

    A iniciativa, sugerida pela juíza eleitoral da Zona, Maria Anita Araruna Corrêa Dias, prevê alcançar 250 alunos(as), aproximadamente. A ação conta com o apoio das prefeituras, que disponibilizaram ônibus para o deslocamento dos(as) estudantes ao Cartório.

    Durante o período da ação, os(as) estudantes são atendidos(as), mediante agendamento, sem prejuízo ao atendimento dos(as) demais eleitores(as) dos municípios. 

    Quatro escolas participam da ação: E.E.M. Antônio Reginaldo Magalhães de Almeida, do município de Potiretama; E.E.M. Francisco Nonato Freire, de Alto Santo; e as Escolas Enéas Olímpio da Silva e Deputado Joaquim Figueiredo Correia, situadas em Iracema. 

    Fonte: ASCOM

    • 4ª Zona Eleitoral realiza atendimentos em Maranguape

    O cartório da 4ª Zona Eleitoral realizou, no mês de março, atendimentos itinerantes em escolas de Maranguape, além de levar o projeto Eleitor do Futuro para a cidade. As ações itinerantes contaram com a participação das equipes do CRAS de Maranguape, que foram treinadas pela equipe do Cartório para realizar o atendimento pelo Título Net.

    A ação do cartório iniciou no dia 05/03 e foi finalizada no último sábado, 26/03. Os atendimentos aconteceram em cinco escolas de diferentes bairros de Maranguape. Participaram da ação a Escola Maria Eugênia, em Itapebussu; Escola João Cirino, em Sapupara; Escola Leonor de Castro, em Jubaia; Escola Direitos Humanos, em Novo Maranguape I; e a Escola Fernandes Vieira, em Novo Maranguape II. No total, o atendimento itinerante alcançou 263 eleitores(as).

    Já o projeto Eleitor do Futuro aconteceu nos dias 15 e 16/03, na Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, e nos dias 23 e 24/03, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Eunice Weaver, efetuando 414 atendimentos.

    A 4ª ZE contou com a equipe do juiz eleitoral Davyd Jefferson Pinheiro de Castro e do chefe de cartório Mário Sérgio Andrade Cavalcante, além dos servidores Ana Paula de Andrade Teixeira, Antônia Valonia Cavalcante Holanda, Felipe Menezes Albuquerque, Francisca Ermelina Ferreira de Sousa Freire, João Werton Lima, Luciana Mesquita de Castro, Nacélia Lopes da Cruz e Rosangela de Medeiros Mota.

    Fonte: ASCOM

    • Semana do Jovem Eleitor: TRE em Movimento leva palestra e atendimento a mais dois colégios

    As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguem a todo vapor. No dia 16/3, foi a vez do Colégio Ari de Sá (Washington Soares) e, na terça-feira, 15/3, o Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro) receberam as equipes do TRE com palestra e atendimento a turmas de 1º e 2º ano.

    A coordenadora de eleições, Edna Saboia, conduziu o bate-papo com alunas e alunos e falou sobre educação política, discorrendo sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Edna esclareceu ainda que adolescentes com 15 anos que completam 16 até o dia da eleição podem tirar o título. O prazo final é 4 de maio de 2022.

    Ao final das palestras, foram oportunizados atendimentos para jovens que desejavam tirar o primeiro título eleitoral.

    As atividades foram bem recebidas pelas turmas. Para a aluna Isabel Freitas, 16 anos do Colégio 7 de Setembro: "A palestra de hoje foi bem informativa. Trouxe a sensação de que nós somos importantes, o voto é importante. Os adolescentes são o futuro. Eles podem mudar o país, não só com o voto, mas participando, sendo cidadãos".

    Fonte: ASCOM

    • Abertura da Semana do Jovem Eleitor alcança mais de 2 mil estudantes em palestras virtuais

    A Semana do Jovem Eleitor começou no dia 14/3, com a segunda edição do projeto TRE em Movimento - edição Eleitor do Futuro. No primeiro dia de atividades, foram realizadas duas palestras para jovens vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de todo o país. Cerca de 2.200 jovens foram alcançados(as), nos dois turnos.

    No início dos eventos virtuais, a representante do CIEE Ceará, a assistente social Amanda Diógenes, destacou a oportunidade. "Conversar diretamente com a Justiça Eleitoral é a melhor maneira de respondermos nossas dúvidas e evitarmos a propagação das notícias falsas", pontuou.

    Em seguida, a chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Viviane Mazulo, realizou a abertura oficial da Semana do Jovem Eleitor, frisando os objetivos do Programa Eleitor do Futuro e a importância de cada jovem no processo eleitoral.

    A palestra do turno da manhã contou com a formação da chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo Barboza, e à tarde, o servidor Marcos Heleno, da Assessoria da Vice-presidência. Eles discorreram sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Um aspecto também levantado nas palestras foi o enfrentamento à desinformação e os riscos de compartilhamento de informações sem a devida checagem. Nesse momento da palestra, é apresentado o trabalho das agências de checagem.

    As duas palestras renderam muita interação entre estudantes e TRE com perguntas e colocações no chat e microfone aberto.

    Programação

    As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguirão durante toda esta semana. Na terça-feira, 15/3, no Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro), a equipe do TRE em Movimento fará palestra às 9h50 e atendimento até as 11h. No dia 16/3, será a vez do Colégio Ari de Sá (Unidade Washington Soares), que terá palestra às 10h20 e atendimento até o meio-dia. Em ambas as escolas, a formadora será a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Saboia.

    Nos dias 17 e 18/3, o Colégio Farias Brito - Odilon Braveza também será contemplado com a visita da equipe do TRE em Movimento. No primeiro dia, o bate-papo com os jovens será às 10h30, e no segundo, às 9h. Já o atendimento seguirá até as 12h, nas duas datas. O juiz e ouvidor do TRE, David Sombra Peixoto, ministrará as palestras.

    A iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Ouvidoria (Ouvir) levará palestras sobre participação da juventude na política, voto consciente e a importância do alistamento eleitoral, com atendimento em escolas em parceria com a 1ª, a 3ª e a 112ª Zonas Eleitorais, em Fortaleza.

    Fonte: ASCOM

    • EJE e SEDUC promoverão palestras sobre Educação Política para alunos de escolas públicas

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), promoveram formações para alunas e alunos de escolas públicas estaduais. O projeto teve início no dia 9 de março.

    No total, serão oito formações virtuais, as quais ocorrerão nos meses de março e abril, por meio do Google Meet da SEDUC. As palestras contarão com a participação de servidoras e servidores da Sede do TRE e dos cartórios eleitorais da capital e do interior, que integram o banco de formadores(as) da EJE.

    Nos encontros, as formadoras e os formadores também trarão conceitos de democracia, cidadania, inclusão e participação feminina, bem como apresentarão a ferramenta Título Net para solicitação do título eleitoral, de forma remota no site do TRE. As(os) jovens assistirão, ainda, a um vídeo do ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra, sobre a função da Ouvidoria como canal de comunicação entre a cidadã(o) e o Tribunal.

    Fonte: ASCOM

    • TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmam Termo de Cooperação

    O objeto do convênio é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Programa. Processo PAD nº 19.305/2021 - Convênio nº001/2022.

    Fonte: ASCOM

    2021

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, promoveu, nesta sexta-feira, 17/09, a live "Os desafios da cidadania protagonista”. O evento contou com recurso assistivo de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e foi transmitido, ao vivo, no Canal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) , no YouTube (/trecearaoficial).

    A live foi mais uma ação da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e foi proferida pela chefa de cartório da 28ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte), Patrícia Minami. O evento teve o objetivo de sensibilizar a juventude para que seja agente multiplicadora de informação e ativamente participante do processo democrático, seja por meio do alistamento, seja por meio de engajamento em ações cidadãs.

    Para mais informações, acesse a página da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral .

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio da equipe de formadoras e formadores da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas , iniciou ciclo de palestras nas escolas do estado do Ceará. Desde o dia 16 de agosto, servidoras e servidores da Sede do Tribunal e dos cartórios eleitorais da capital e do interior ministram aulas virtuais nas escolas da rede pública de ensino, sobre cidadania e alistamento eleitoral . O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

    Nos encontros, que se seguiram nos meses de agosto e setembro de 2021, os(as) formadores(as) destacaram os conceitos de democracia, cidadania e inclusão; levaram informações sobre o exercício do voto e salientaram as funções da Justiça Eleitoral, aproximando assim o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) dos(as) estudantes. Vídeos sobre o papel da Ouvidoria , sobre o voto branco e nulo e sobre a campanha sobre a segurança da urna eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram expostos nas apresentações para difundir, entre os jovens de 15 a 17 anos de idade, a importância da cidadania e do exercício do direito de votar.

    Informação da ASCOM

    • EJE promoveu live sobre a Justiça Eleitoral

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, promoveu, nessa quinta-feira, 19/8, a live "Conhecendo a Justiça Eleitoral" , com palestra proferida pela chefe da Seção de Normas e Jurisprudências de Pessoal (SENOP) do TRE-CE, Ingrid Eduard . O evento é mais uma ação da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas e foi transmitido pelo Canal do TRE-CE , no YouTube.

    O objetivo do encontro foi sensibilizar a juventude para que seja agente multiplicadora de informação e que participe ativamente do processo democrático, seja por meio do alistamento, seja por meio de engajamento em ações cidadãs. A abertura do evento contou com a participação da servidora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Roberta Laena, que enfatizou a parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

    Informação da ASCOM

    • EJE e SEDUC realizaram webinário "Título eleitoral: o primeiro passo na jornada da cidadania"

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), promoveu, no dia 12 de agosto deste ano, o webinário "Título eleitoral: o primeiro passo na jornada da cidadania". A palestra foi ministrada pelo coordenador de Atendimento ao Eleitor do TRE-CE e especialista em Direito Eleitoral, Marcel Leonardo Fonseca Almeida, e teve transmissão ao vivo no Canal da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e EAD no YouTube.

    O evento, que teve como público-alvo os(as) estudantes de Escolas públicas do Ceará, faz parte da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas da EJE. Além disso, o webinário fez parte das atividades do projeto “AoGosto do Aluno”, de iniciativa da SEDUC, que apresenta circuitos de atividades integrativas em comemoração ao mês do(a) estudante.

    Informação da ASCOM

    • EJE promoveu Live sobre urna eletrônica, iniciando as atividades da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará promoveu, no dia 23/6, às 15 horas, a Live Urna E letrônica: muito mais que segurança, um instrumento para o exercício da cidadania ”, com palestra proferida por Edna Saboia, coordenadora de Eleições do TRE-CE.

    O evento, transmitido pelo canal do YouTube do TRE-CE, ocorreu em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, integrando as ações da X Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas Escolas, do Programa Eleitor do Futuro, tendo por público-alvo jovens eleitoras e eleitores do Ceará.

    Em sua apresentação, Edna Saboia abordou temas como: aspectos históricos da urna eletrônica, informações técnicas atinentes à segurança e auditoria da urna, voto impresso e importância do voto e do exercício da cidadania. A palestrante destacou, ainda, a importância da participação de jovens no processo democrático, seja por meio do alistamento eleitoral, seja por meio de engajamento em ações cidadãs.

    Informação da EJE

    No dia 28 de abril, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, reuniu-se com a secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Ferdandes, para tratar dos preparativos para X Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral .

    O objetivo do encontro foi definir o cronograma e as ações da campanha, que será lançada, no mês de agosto. Participaram ainda a coordenadora da EJE, Águeda Gurgel, a chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Sabrina Pierre, bem como os servidores Yuri Holanda Cruz e Marcelo Falcão, além de equipe da SEDUC.

    Informação da ASCOM

    2020

    • Último EJE convida teve como tema "Partidos atuando no mercado eleitoral"

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou, no dia 29/10, a live "Partidos atuando no mercado eleitoral". O encontro fez parte do projeto "EJE convida", que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela doutoranda e mestre em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará, servidora do TRE-CE, Adriana Alcântara, que recebeu o professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (PPGPP/UECE), doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), José Raulino Chaves Pessoa Junior.

    Informação da ASCOM

    • Live no Instagram bordou o tema “A educação para a cidadania como estratégia para boa governança pública”

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou, dia 8/10, live com o tema “A educação para a cidadania como estratégia para boa governança pública”. O encontro faz parte do projeto “EJE convida”, que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela mestranda do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará e chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo, que recebeu o mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, ex-Procurador-Geral do Estado do Ceará e advogado com atuação na área eleitoral, Djalma Pinto.

    Informação da ASCOM

    • Resgate, preservação e disseminação da memória" foi tema de live no Instagram

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou, 24/9, live com o tema “Resgate, preservação e disseminação da memória: desafios e perspectivas”. O encontro fez parte do projeto "EJE convida", que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pelo servidor da seção de Biblioteca e Memória Eleitoral (SEBIM) do TRE-CE e coordenador do programa de Preservação da Memória da Justiça Eleitoral do Ceará, José Vasconcelos Arruda Filho, que recebeu o arquivista e bibliotecário documentalista da UniRio, especialista em Documentação e Informação pela UFRJ e analista judiciário (Arquivologia) aposentado do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz Fernando Duarte de Almeida.

    Informação da ASCOM

    • "EJE convida" abordou Educação para cidadania, participação política e voto consciente

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará, dia 10/9, retomou as atividades do projeto "EJE convida", com a apresentação da live "Educação para cidadania, participação política e voto consciente". O projeto consiste na exibição de lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela Mestranda do Curso de Direito da Universidade Federal do Ceará e chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo, que recebeu a Doutora em Direito pela USP e professora da UFC de Direito Eleitoral e de Teoria da Democracia, Raquel Machado.

    Informação da ASCOM

    • "Justiça Eleitoral e transição democrática" foi tema de live no Instagram

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou, dia 13/8, live com o tema "Justiça Eleitoral e transição democrática: a construção de uma imagem". O encontro faz parte do projeto "EJE convida", que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela servidora do TRE-CE e graduada em Jornalismo e Direito, Taís Loureiro, que recebeu a jornalista e doutora em Ciência Política (Unicamp), Grazielle Albuquerque.

    Informação da ASCOM

    • "EJE convida" abordou a Lei Brasileira de Inclusão e Acessibilidade na Justiça Eleitoral do Ceará

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou, dia 30/7, live com o tema "Lei Brasileira de Inclusão e Acessibilidade na Justiça Eleitoral do Ceará". O encontro faz parte do projeto "EJE convida", que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela servidora da Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão e membro da Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão do TRE-CE, Rivana Azevedo, que recebeu o presidente da Comissão Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-CE e do Conselho Municipal de Defesa PCD de Fortaleza, Emerson Damasceno.

    Informação da ASCOM

    • "EJE-CE Convida" abordou o tema "Voto consciente e seguro nas Eleições 2020"

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará apresentou quinta-feira, dia 16/7, live com o tema "Voto consciente e seguro nas Eleições 2020: uma questão de cidadania". O encontro fez parte do projeto "EJE convida", que consiste em lives, no perfil do @tre.ceara, no Instagram, sobre Direito Eleitoral e Ciência Política; educação política de jovens eleitores; funcionamento do processo eleitoral e participação feminina no processo eleitoral.

    O bate-papo foi conduzido pela chefe de cartório da 84ª Zona Eleitoral (Beberibe) e doutora em Direito pela UFRJ, Roberta Laena, que recebeu a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Saboia.

    Informação da ASCOM

    • Cartório da 20ª ZE promoveu ações do Programa Eleitor do Futuro

    O Cartório Eleitoral da 20ª ZE, representado pelo juiz eleitoral, Marcos Aurélio Marques Nogueira, promoveu, nos dias 9 a 11/3, atividades pertinentes ao Programa Eleitor do Futuro na sede da Zona. O objetivo das ações é incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos, incentivado-os a participar do processo eleitoral.

    Na ocasião, foi realizado atendimento prioritário aos alunos do ensino médio da EEMTI Lourenço Filho, do município de Crateús, sendo emitidos 64 títulos eleitorais. No dia 10/3, além do alistamento, os estudantes participaram de palestra, ministrada pelo juiz eleitoral, em que foram abordados temas como a importância do voto e a conscientização de suas consequências na vida dos cidadãos, destacando também as atividades realizadas pela Justiça Eleitoral para Eleições de 2020.

    Informação da ASCOM

    • TRE-CE realizou ação no Instituto Cearense de Educação de Surdos

    Dando continuidade às ações do Programa Eleitor do Futuro, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-CE realiza, nesta quarta-feira, 11/03, ação de atendimento eleitoral no Instituto Cearense de Educação de Surdos. Desde as 8 até as 17 horas, alunos, familiares, professores e o corpo funcional da instituição são atendidos por equipe do TRE-CE, por meio de equipamentos móveis instalados no local, com a prestação de serviços eleitorais. Além disso, aconteceu, no período da manhã, a palestra "A Justiça Eleitoral do Ceará e as Ações de Cidadania", ministrada pela coordenadora de eleições do Tribunal, Edna Saboia. Participaram da apresentação 40 estudantes e 5 professores.

    Além do intérprete de Libras disponibilizado pelo TRE-CE, Crystonberg Silva, responsável pela assistência durante o atendimento dos estudantes, a ação contou com mais quatro profissionais: dois da instituição, que se revezaram ao longo da palestra, e dois para apoio durante a apresentação.

    A coordenadora da EJE, Águeda Gurgel, abriu o evento, apresentando os objetivos da atividade e as diretrizes do Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral do Ceará. "Nossa intenção aqui não é que vocês somente tirem o título de eleitor ou resolvam alguma pendência eleitoral, mas que também possam entender a importância do voto de cada um. Nosso trabalho aqui é conscientizá-los a respeito disso".

    As ações do Programa de Acessibilidade do TRE-CE e a segurança do processo de votação foram os temas presentes na palestra ministrada por Edna Saboia. Todo o processo de votação, desde a chegada à seção até a finalização do voto, foi explicado, de forma didática, aos alunos. A coordenadora finalizou a apresentação com a leitura da poesia "Minha mobilidade é reduzida, meu direito não", de autoria da servidora do TRE Rita Brígido.

    A diretora do Instituto, Carla Alves, parabenizou a iniciativa do Tribunal. "Os surdos precisam dessas ações dentro da escola, e quando acontece dentro do Instituto, melhor ainda, pois eles se sentem em casa e sabem que contarão com intérpretes colaborando com a atividade". Mesmo com intérpretes da instituição, ela elogia a disponibilização de um profissional pelo TRE. "Achei maravilhosa essa sensibilidade na ação!", destaca. Processo PAD nº 001581/2020

    Informação da ASCOM

    • TRE-CE realizou alistamento eleitoral e palestras em escolas da capital

    Desde o início de fevereiro, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE vem realizando ações educativas e atendimento eleitoral nas escolas de Fortaleza. Ao todo, foram emitidos 758 títulos e 576 estudantes participaram de palestra sobre segurança do processo de votação. As atividades tiveram início em 11 de fevereiro e estão previstas para encerrar no dia 31 de março, com visitas semanais a escolas da rede pública de ensino.
    As escolas contempladas na ação foram EEM Dr. César Cals, no bairro Farias Brito; EEFM Jader Moreira de Carvalho, na Serrinha; EEM Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro, no Planalto Ayrton Senna; EEFM Professora Diva Cabral, no bairro Jardim Cearense; EEMTI Deputado Irapuan Cavalcante Pinheiro, no Conjunto Esperança, e EEFM Heráclito de Castro e Silva, no Jóquei Clube. O atendimento eleitoral nas escolas contou com o suporte dos cartórios eleitorais de Fortaleza.
    Introduzidas pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Águeda Gurgel, e ministradas pela coordenadora de eleições do TRE-CE, Edna Saboia, as palestras além de atenderem ao Programa Eleitor do Futuro, buscam cumprir meta específica do Conselho Nacional de Justiça, visando promover campanhas voltadas à ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.
    O Programa Eleitor do Futuro busca alcançar jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas.
    O Programa Eleitor do Futuro foi instituído com o objetivo de promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. Processo PAD nº 002189/2020.

    Informação da ASCOM

    • Cartório da 11ª ZE promoveu ações do Programa Eleitor do Futuro

    O Cartório da 11ª Zona Eleitoral, com sede em Quixeramobim, está promovendo ações relativas ao Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. As atividades, coordenadas pelo servidor Waldilson Peixoto da Cunha, são realizadas em escolas públicas e particulares do município, com o objetivo de despertar, nos alunos participantes, reflexões sobre cidadania e sobre os direitos dos jovens no contexto social.
    As ações consistem na inclusão social e política dos jovens, entre 16 e 17 anos, que estejam frequentando à escola e no estímulo a uma participação política consciente, livre e democrática.
    A primeira atividade foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, na Escola Municipal Virgílio Távora e anexos, localizados nos distritos do município de Quixeramobim. Na ocasião, foi realizada palestra em que assuntos, como formação da cidadania, inclusão social e, principalmente, campanha eleitoral e o voto foram dialogados com as pessoas presentes. Além disso, foram distribuídos livretos educativos referentes ao programa e aos temas debatidos.
    Os próximos encontros ocorrerão na próxima semana, nos dias 09, 10, 11 e 12 de março. As escolas visitadas, nesse período, serão Escola Assis Bezerra, Escola Nossa Senhora do Rosário, Escola Profissionalizante de Quixeramobim e o Liceu.
    As instituições, após as palestras, farão agendamento para que os estudantes compareçam à 11ª ZE e realizem a coleta biométrica e a emissão do título, para que cada jovem possa exercer sua cidadania.

    Informação da ASCOM

    • EJE realizou palestra sobre segurança do processo de votação em escola pública

    A Escola Judiciária do TRE-CE retoma ações do Programa Eleitor do Futuro, com a realização de uma palestra sobre "Segurança do Processo Eletrônico de Votação", para alunos da rede pública de ensino. O evento ocorreu na Escola Dr. César Cals, no bairro Farias Brito, dia 11/02/2020.

    A palestra foi ministrada pela Coordenadora de Eleições do Tribunal, Edna Saboia. A chefe da seção de Planejamento e Programas(SEPLA), Sabrina d'Henrique, ressaltou a relevância do Programa.

    Na ocasião, 126 jovens realizaram o alistamento eleitoral, contando com o suporte da Central de Atendimento ao Eleitor(CEATE) e da 113° Zona Eleitoral.

    A atividade foi promovida visando cumprir a meta específica instituída pelo CNJ para esta Justiça Especializada, bem como em cumprimento ao Indicador de Apoio IA5 “Índice de participação em ações de educação política do Programa Eleitor do Futuro”. Processo PAD nº 002189/2020.

    Informação da ASCOM

    2019

    • TRE realizou palestras sobre o Programa Eleitor do Futuro em Maracanaú

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), levou a ação da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, do Programa Eleitor do Futuro, a 120 jovens estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Liceu, no município de Maracanaú, na tarde de quarta-feira, 06/11.

    O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz do TRE Roberto Viana Diniz, destacou as atividades do Programa Eleitor do Futuro e frisou o papel fundamental dos alunos na vida política e no exercício da democracia. O magistrado, ainda, ressaltou que "as mazelas da democracia brasileira não estão no processo eletrônico de votação, mas na divulgação de notícias falsas sobre o mencionado processo".

    Em seguida, os estudantes assistiram a palestra “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral”, conduzida pela coordenadora de eleições, Edna Saboia, que abordou assuntos como a segurança da urna eletrônica e a importância do voto. Em sua apresentação, a Coordenadora enfatizou que participação da comunidade estudantil é fundamental para o bom andamento dos trabalhos, pois o conhecimento sobre o processo eleitoral é um importante instrumento de conscientização política. Processo PAD nº 011876/2020.

    Informação da SEPLA

    • Fórum Eleitoral de Sobral realizou ação do Programa Eleitor do Futuro

    Em  08 de outubro, o Fórum Eleitoral de Sobral (24ª e 121ª ZE) promoveu a ação da IX Campanha da Educação Política e Alistamento Eleitoral, do Programa Eleitor do Futuro, perante os alunos da Escola Estadual Ayres de Sousa, localizada no Distrito de Jaibaras, pertencente ao município de Sobral.
    Numa abordagem interativa com os estudantes, a servidora Tereza Helena, representante dos Cartórios Eleitorais do Interior na Comissão Gestora de Ações para a Cidadania (CGAC), desenvolveu uma interseção entre o programa Eleitor do Futuro e o Programa de Acessibilidade do TRE-CE.
    A servidora enfatizou a importância do voto consciente, que "gera uma sociedade mais cidadã, mais inclusiva e com maior empatia em relação aos diferentes”. No final da apresentação, foram distribuídas as cartilhas Acessibilidade nas Eleições.

    Informação da ASCOM

    • Semana da Justiça Eleitoral movimentou a Praça do Ferreira e gerou bons resultados

    A 8ª Semana da Justiça Eleitoral, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), culminou com o atendimento de 1.759 eleitores na unidade móvel instalada na Praça do Ferreira.

    Durante o evento, ocorrido de 16 a 20 de setembro, no horário das 8 às 17 horas, foram realizados os serviços de alistamento eleitoral, emissão de 2ª via do título, transferência e, em especial, de cadastramento biométrico, além de expressivos agendamentos para o posterior atendimento ao eleitor.

    Evento já consagrado no calendário da Justiça Eleitoral, realizado sempre em ano não eleitoral, com vistas ao atendimento e à prestação de serviços aos eleitores, conduziu a Justiça Eleitoral para uma aproximação mais efetiva com a sociedade.

    Durante todos os dias da Semana da Justiça Eleitoral, alunos das Escolas Públicas Estaduais promoveram apresentações artísticas de música, teatro, dança e poesia. Essas escolas, em parceria com o TRE-CE e a Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), integram o Projeto Eleitor do Futuro, que visa a promoção da educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

    Na ocasião houve, também, a distribuição de 300 mudas de árvores da flora cearense, doadas pela Secretária Municipal do Urbanismo e do Meio ambiente (SEUMA), ação inerente ao Programa de Educação Ambiental do TRE-CE.

    Além disso, foram divulgadas as atividades promovidas pela Justiça Eleitoral, bem como o memorial, que integra a Seção de Biblioteca e Memória (SEBIM) para alunos da rede pública e eleitores.

    A Escola Judiciária Eleitoral ressalta que o sucesso do evento só foi possível graças ao esforço e dedicação dos servidores de todos os setores envolvidos na organização. Processo PAD nº 003411/2019 - Contrato nº 105/2019 .

    Informação da SEPLA

    • Cartório da 97ªZE encerrou ações do Eleitor do Futuro com alistamentos e palestra

    O Cartório da 97ª Zona Eleitoral, com sede em Trairi, encerrou, nessa semana, atividades inerentes à IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Durante a campanha, foram realizados 320 alistamentos eleitorais para alunos de 16 e 17 anos, além da apresentação de palestras com o enfoque em educação política.

    As palestras foram ministradas pelo chefe de cartório da 97ª ZE, José Brasil de Sousa Filho, em duas escolas do município de Trairi-CE, E.E.M Raimundo Nonato Ribeiro e EEMTI Maria Celeste de Azevedo Porto. No evento, foi apresentado o tema "A importância da educação política e da cidadania para a juventude",  por meio da modalidade "roda dialógica", proporcionando aos alunos um debate sobre cidadania, direitos políticos e voto consciente.

    Informação da 97ª ZE

    • TRE realizou atividade do Programa Eleitor do Futuro em Horizonte

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Escola Judiciária e da Ouvidoria Regional Eleitoral, levou a ação da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, do Programa Eleitor do Futuro, à Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva, no município do Horizonte, na manhã desta segunda, 30/9.

    O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz do TRE Roberto Viana Diniz, ressaltou o papel da participação dos estudantes na vida política, no exercício da democracia ativa em todos os momentos da vida, inclusive no ambiente escolar, e destacou as atividades do Programa Eleitor do Futuro.

    Em seguida, os cem alunos presentes assistiram à palestra acerca da segurança da urna eletrônica, ministrada pela Coordenadora de Eleições, Edna Saboia.

    Também estiveram presentes a coordenadora da EJE, Águeda Gurgel, a chefe da Seção de Planejamento, Sabrina Pierre D´Henrique, e o chefe do cartório da 78ªZE, Rogério Borges. Processo PAD nº 011876/2019.

    Informação da SEPLA

    • O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, realizou palestras e atendimento a estudantes de 16 e 17 anos, da Escola Estadual Dr. Gentil Barreira.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, dando continuidade às atividades relativas ao Programa Eleitor do Futuro, realizou nesta quinta-feira, 26/9, palestras e atendimento aos estudantes de 16 e 17 anos, da Escola Estadual Dr. Gentil Barreira, no Conjunto Ceará. A ação compõe a IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral.

    Foram realizadas duas palestras, uma pela manhã, com o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, e outra à tarde, com a coordenadora de Eleições, Edna Saboia, ambas sobre “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral” visando à prestação de esclarecimentos sobre a segurança da urna eletrônica, bem como à ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.

    "Por isso estamos aqui o dia todo hoje com os equipamentos biométricos realizando o alistamento e trazendo uma palestra esclarecedora sobre diversos aspectos relevantes do processo eleitoral. Temos que exercer nossa cidadania com responsabilidade e consciência nas nossas escolhas", reforçou Águeda Gurgel. Na oportunidade, foram atendidos 149 eleitores. Processo PAD nº 011876/2019.

    Informação da SEPLA

    • Colégio Ari de Sá iniciou atividades do Programa Eleitor do Futuro

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Roberto Viana Diniz, estiveram, na manhã desta quarta-feira, 4/9, na sede do Colégio Ari de Sá (Aldeota), para atividades do Programa Eleitor do Futuro.

    Na ocasião, o presidente do TRE e o diretor-presidente da Educadora ASC LTDA, Oto de Sá Cavalcante, assinaram Termo de Cooperação com o objetivo de realizar ações do programa, no âmbito das unidades da Educadora ASC, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Eleitor do Futuro.

    O desembargador Haroldo Máximo agradeceu à instituição por aderir ao Programa e se dirigiu aos jovens expressando a sua satisfação em estar no ambiente escolar, palco de grandes aprendizados. "Com a assinatura do convênio, reforçamos nossa parceria na divulgação da segurança do processo eleitoral e na educação política dos nossos jovens".

    O diretor-presidente da Educadora ASC, Oto de Sá Cavalcante, afirmou que "é obrigação dos educadores contribuírem com o processo democrático. Ficamos muito felizes em receber a Justiça Eleitoral na nossa escola para dar esclarecimentos e orientação aos jovens".

    Palestra:

    Os alunos assistiram à palestra sobre a segurança da urna eletrônica e sobre o funcionamento do processo eleitoral ministrada pela coordenadora de eleições, Edna Saboia. O tema da apresentação foi “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral”. Edna abordou "verdades e mentiras" sobre a urna eletrônica, principais camadas de segurança, auditorias, passo a passo para preparação da urna, países que utilizam votação eletrônica ao redor do mundo.

    E durante todo o dia foi realizado atendimento, das 8 às 17 horas, em 3 kits biométricos. Estudantes, professores e funcionários puderam fazer o título pela primeira vez e o cadastramento biométrico.

    Participaram ainda da ação, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Águeda Gurgel; a chefe da Seção de Planejamento, Sabrina D´Henrique; e as servidoras Marise Evangelista e Kadja Santiago. Processo PAD nº 0118762019

    Informação da SEPLA

    • TRE-CE celebrou o convênio nº 29/20019 com a EDUCADORA ASC LTDA

    Objeto do Convênio: Realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das unidades da Educadora ASC LTDA, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos. Processo PAD nº 014733/2019 - Convênio.

    Informação da SEPLA

    • Estudantes participaram de palestra sobre Eleitor do Futuro no TRE

    Votar é um ato de responsabilidade e seriedade. Por isso, instruir os jovens sobre a forma correta de exercer esse poder é essencial. Nesta quinta-feira, a 117ª Zona Eleitoral realizou, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), uma palestra com 62 estudantes — de 16 e 17 anos — das escolas São Francisco De Assis, Adalgisa Bonfim e Senador Osires Pontes.

    O momento iniciou com desembargador Raimundo Nonato, presidente em exercício do TRE-CE e ouvidor regional eleitoral, falando sobre a importância de os jovens se interessarem pelo voto desde cedo. Além disso, ressaltou os direitos que cidadão tem de ter acesso à informação.

    Em seguida, a juíza titular da 117ª ZE, Valeska Alves Alencar, ministrou palestra explicando o que é o projeto Eleitor do Futuro e ponderando o poder que os jovens têm na mão. "Vocês são o futuro e podem participar da democracia de forma ativa", alertou.

    Após a palestra, os alunos foram ao Parque da Crianças, onde está disponível um posto de atendimento da Justiça Eleitoral, para emitir, pela primeira vez, o título de eleitor.

    Informação da 117ª ZE

    • Cartório Eleitoral de Itapajé iniciou campanha de alistamento eleitoral

    Tiveram início nesta semana, no Cartório da 41ª Zona Eleitoral, com sede em Itapajé, ações pertinentes a IX Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas, cuja regulamentação está disposta na Resolução TRE/CE n.º 732/2019. A campanha é uma das atividades do Programa Eleitor do Futuro, que tem por objetivo incentivar o alistamento dos jovens de 16 e 17 anos e promover a educação política dos jovens estudantes, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

    Dentro da ação prevista, os alunos que visitam o cartório eleitoral, separados por turma, são recepcionados pelos estagiários da escola profissionalizante do município de Itapajé/CE, com faixa etária similar a deles, travando uma conversa atrativa e coerente acerca da importância do voto.

    Após esse momento, o chefe de cartório explica como é feito o atendimento e aproveita para esclarecer acerca dos procedimentos eleitorais e do papel imprescindível que cada um efetua na construção da cidadania.

    Por fim, é apresentado um filme que, de forma lúdica, mostra um processo eleitoral e o quão determinante é a participação de cada um. O Cartório Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral estima atender cerca de cem estudantes por dia até o fim do cronograma estipulado para contemplação da referida campanha.

    Informação da 41ª ZE

    TRE-CE realizou audiência pública para estudantes de Beberibe

    O desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ouvidor regional eleitoral, esteve, na manhã desta sexta-feira, 30/8, em Beberibe, comandando audiência pública relativa ao Programa Eleitor do Futuro. A atividade, que ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, faz parte da Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e é direcionada a estudantes de nível médio entre 16 e 17 anos, professores e corpo funcional de escolas públicas e particulares do Estado do Ceará.

    Na abertura do evento, o desembargador Raimundo Nonato falou sobre a importância do Programa Eleitor do Futuro e sobre a missão da Justiça Eleitoral, no sentido de conscientizar e esclarecer os eleitores, especialmente os jovens de 16 e 17 anos, público alvo da campanha, acerca do funcionamento do processo eleitoral e da importância do voto como ferramenta decisiva para o futuro do país. Ele ainda incentivou os jovens a utilizarem bem o voto, escolhendo os melhores representantes dentre os candidatos disponíveis, e falou um pouco sobre a função da Ouvidoria e a Lei de Acesso à Informação.

    Em seguida, a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Saboia, proferiu palestra com o tema "A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral Brasileiro" para os 180 jovens presentes,  trazendo informações técnicas e esclarecimentos atinentes ao trabalho da Justiça Eleitoral.

    Cartório da 84ª Zona Eleitoral, em Beberibe, e enfatizou o papel dos jovens eleitores no processo de tomada de decisão para escolha dos nossos representantes, como uma nova geração que poderá, através do voto consciente, mudar a realidade política na qual se insere. Processo PAD nº  011876/2019 .

    Informação da SEPLA

    • Uma aula diferente despertou o interesse de cem (100) alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará, Hervano Macedo Junior, em Juazeiro do Norte.

    Nesta segunda-feira, 26/8, a Escola Judiciária Eleitoral realizou evento alusivo à IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral de estudantes de 16 e 17 anos, dando continuidade às ações do Programa Eleitor do Futuro.

    O presidente do TRE falou aos estudantes: “O objetivo do programa é promover a educação política dos jovens de 12 e 17 anos, dos estabelecimentos da rede de ensino do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente”.

    Estiveram presentes o juiz eleitoral Péricles Galvão, o juiz auxiliar da Presidência, Daniel Carneiro, a coordenadora da EJE, Águeda Gurgel, o assessor jurídico da Presidência, Caio Guimarães, e a chefe da Seção de Planejamento e Programas, Sabrina D'Pierre.

    Em continuidade às ações da Meta Específica do CNJ, a Coordenadora de Eleições, Edna Saboia, ministrou a palestra “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral”.

    Paralelamente à palestra, foi montada uma mini central biométrica no colégio para o alistamento dos estudantes e atendimento de professores e funcionários, ocasião em que foram alistados 84 novos eleitores com idade entre 16 e 17 anos. Os alunos estavam animados com o fácil acesso e rapidez do atendimento. Processo PAD nº 011876/2019.

    Informação da Sepla

    • Ação de Educação Política e Alistamento Eleitoral no Colégio 7 de Setembro- Aldeota

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou em  14 de agosto no Colégio 7 de Setembro (C7S), em Fortaleza, mais uma ação da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral de estudantes de 16 e 17 anos em escolas particulares. As atividades fazem parte do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, desde 2003, para promover a educação política dos jovens.
    O evento foi realizado na sede Aldeota, com a participação de 400 alunos. O juiz auxiliar da Presidência do TRE, Daniel Carneiro, reforçou a importância do jovem participar do processo democrático:  "o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, mas os jovens, desde os de 16 anos, já podem votar. Nosso objetivo é levar a mensagem do fortalecimento da democracia".

    Palestra
    O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Carlos Sampaio, proferiu palestra abordando a segurança do voto eletrônico e do processo eleitoral. Ele aproveitou a oportunidade para elucidar aos estudantes sobre verdades e mentiras a respeito do funcionamento da urna eletrônica.

    Atendimento

    Durante toda a manhã, em um posto de atendimento montado dentro dos próprios colégios pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do tribunal, os alunos tiveram a oportunidade de realizar o alistamento eleitoral com a coleta biométrica e puderam, ainda, conhecer o funcionamento e manuseio da urna eletrônica. Processo PAD nº 011876/2019.

    Informação da Sepla

    • TRE-CE levou projeto Eleitor do Futuro a escola particular de Fortaleza

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou em 13 de agosto, na unidade Centro do Colégio 7 de Setembro (C7S), em Fortaleza, mais um evento da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral de estudantes de 16 e 17 anos em escolas particulares. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, desde 2003, para promover a educação política dos jovens.

    Na abertura do evento, o professor Henrique Soares, diretor da unidade Centro do C7S, recepcionou os mais de 140 alunos presentes no auditório e ressaltou a importância da ação em conjunto com o TRE-CE. O diretor da EJE, juiz Roberto Viana Diniz, agradeceu a parceria com o colégio e dirigiu-se brevemente aos jovens alunos, avaliando a importância da consciência cidadã e da participação política e eleitoral para a consolidação da democracia brasileira.

    Palestra
    Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Carlos Sampaio, proferiu palestra abordando a segurança do voto eletrônico e do processo eleitoral. Ele aproveitou a oportunidade para elucidar aos estudantes sobre verdades e mentiras a respeito do funcionamento da urna eletrônica.

    Atendimento
    Durante toda a manhã, em um posto de atendimento montado dentro do próprio colégio pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do tribunal, os alunos tiveram a oportunidade de realizar o alistamento eleitoral com a coleta biométrica e puderam, ainda, conhecer o funcionamento e manuseio da urna eletrônica. Processo PAD nº 11876/2019.

    Informação da  Sepla

    • EJE buscou estender a IX Campanha de Educação Política para mais escolas

    Dia 12 de agosto, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral e juiz da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Roberto Viana Diniz, e a chefe da Seção de Planejamento e Programas, Sabrina Pierre, reuniram-se com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará - SINEPE-CE, prof. Airton de Almeida Oliveira, e com a Diretoria do sindicato para tratar de assuntos relativos à IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral de Estudantes de 16 e 17 anos.

    Na oportunidade foi explicado o escopo da campanha pelo diretor da EJE e destacada a importância da cooperação com entre o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará e o TRE-CE, firmada pelo Termo de Cooperação Técnica nº 25/2017.

    Foi também solicitado o empenho das escolas representadas pelo SINEPE para o êxito da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral de Estudantes de 16 e 17 anos. A chefe da Seção de Planejamento e Programas, Sabrina Pierre, frisou a relevância e o histórico da parceria ora tratada.

    Informação da Sepla

    • Justiça Eleitoral visitou escola de ensino médio em Juazeiro do Norte

    Cerca de 200 alunos da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra de Juazeiro do Norte, participaram de palestra organizada pela Central de Atendimento ao Eleitor do município na manhã desta segunda-feira, 12/08. O evento contou com a participação do juiz eleitoral da 119ª Zona e diretor da CEATE-Juazeiro, Péricles Victor Galvão de Oliveira, e com servidores do CREDE 19.

    Na ocasião, o juiz eleitoral chamou a atenção para a importância da participação dos jovens na vida política e de como o alistamento eleitoral é o momento a partir do qual se tornam cidadãos adquirindo a capacidade eleitoral ativa. O magistrado reforçou o convite para que os estudantes participem e divulguem a Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas que está sendo promovida pela Justiça Eleitoral e busquem comparecer ao Cartório para realizar a sua inscrição eleitoral.

    O servidor do CREDE19, Hericles Antônio Alencar de Almeida, chamou a atenção dos estudantes para a importância de participarem ativamente da vida política da sua escola, procurando engajar-se nos grêmios estudantis. Ao final, a direção da escola agradeceu a visita da Justiça Eleitoral e enalteceu a importância daquele momento para os estudantes. Processo PAD nº 004501/2019.

    Informação SEPLA/119ª ZE.

    • Estudantes de Fortaleza participaram da IX Campanha de Alistamento Eleitoral

    A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) mobilizou e favoreceu o alistamento de cinquenta e cinco alunos da Escola Deputado Manoel Rodrigues, dia 08 de agosto. O atendimento aconteceu na Unidade Móvel do TRE, instalada no estacionamento do Fórum Clovis Beviláqua com a parceria da SEDUC.

    Os jovens se mostraram muito entusiasmados com o ingresso na vida cidadã. A ação contou com o apoio da CEATE e foi acompanhada pela servidora da Seção de Planejamento e Programas, Marise Evangelista Prudente.

    O Programa Eleitor do Futuro foi instituído visando promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, de 12 a 17 anos de idade, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, finalidade e consequências do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País, oportunizando a formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de sua história. Processo PAD nº 004501/2019.

    Informação da Ceate

    • O Cartório Eleitoral de Crateús deu início, na manhã do dia 7 de agosto, às atividades da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral nas Escolas .

    O Cartório Eleitoral de Crateús deu início, na manhã desta quarta-feira, 7/8, às atividades da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral nas Escolas, incluída no Projeto Eleitor do Futuro da Justiça Eleitoral no Ceará, com palestra realizada no Teatro Rosa Moraes, em Crateús, para estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais do município.

    A exposição foi conduzida pela titular da 20ª Zona Eleitoral, juíza Débora Daielle Pinheiro Ximenes, e pela promotora eleitoral, Milvânia de Paula Britto Santiago, abordando temas relacionados ao exercício da cidadania, à importância do voto dos jovens eleitores e das atividades realizadas pela Justiça Eleitoral no processo de organização das eleições e ao alistamento eleitoral.

    O evento foi realizado em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 13, que mobilizou as escolas do município e proporcionou condução de aproximadamente 250 jovens de seis escolas locais ao evento. Processo PAD nº 004501/2019.

    Informação da 20ª ZE

    • No dia 2 de agosto, a Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE) de Juazeiro do Norte promoveu palestra e alistamento de estudantes.

    Na última sexta-feira, 2/8, foi realizada no auditório do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a palestra inaugural da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral nas Escolas, inserida no Projeto Eleitor do Futuro da Justiça Eleitoral no Ceará. O evento foi promovido pela Central de Atendimento ao Eleitor (CEATE) de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Educação e da Ação Social do Município e com a Coordenação do CREDE19.

    A palestra foi proferida pelo juiz titular da 119ª Zona Eleitoral e atual diretor da Central de Atendimento ao Eleitor de Juazeiro do Norte, Péricles Victor Galvão de Oliveira, para estudantes participantes de grêmios estudantis.

    Após a palestra, os estudantes que não possuíam o Título Eleitoral foram encaminhados ao Fórum Eleitoral Padre Cícero, onde realizaram o alistamento eleitoral. Processo PAD nº 004501/2019.

    Informação da 119ª ZE

    • EJE-CE e ASCOM efetuaram publicações, nas redes sociais do TRE-CE, sobre segurança das urnas eletrônicas, em cumprimento à Metas Específica instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, denominada "Promover Campanhas Voltadas ao Eleitor para Ampliar os Conhecimentos sobre o Funcionamento do Processo Eleitoral".

    1 - https://www.instagram.com/tv/Bz0WcWunjJf/?igshid=10thnf5d8eyeg

    2 - https://www.instagram.com/p/B0Or6vKHiZL/?igshid=1t7h1qyylxbmo

    3 - https://www.instagram.com/p/B0n01OznJ7k/?igshid=iktf1h5rfmnq

    4 - https://www.instagram.com/p/B1HW7Bonvvl/?igshid=1h7286qkat30k

    Processo Administrativo Digital - PAD nº 011876/2019

    Informação da SEPLA

    • 117ª ZE promoveu alistamento de estudantes e palestra.

    Nesta quinta-feira, 13/06/2019, a 117ª Zona Eleitoral realizou, no Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro, uma palestra com 50 alunos do ensino médio da Escola Prof ª Adalgisa Bonfim Soares. A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro. Após o momento, os estudantes realizaram o alistamento eleitoral.

    A palestra foi ministrada pela juíza da 117ª ZE, Valeska Alves Alencar,  que abordou a importância do voto: “Com ele decidimos quem irá nos representar. Quem irá fazer nossas leis. Por isso, é preciso haver responsabilidade no momento de escolher”, pontua.

    Na ocasião, a juíza ressaltou o prazo final do recadastro biométrico e as consequência caso não seja realizado.

    Na sexta-feira, outro grupo de 50 alunos participou da mesma ação.

    Informação da ASCOM .

    • Jovens de São Gonçalo do Amarante assistiram a palestra sobre educação política.
    O Núcleo de Cidadania e Participação dos Adolescentes (NUCA) e o Cartório Eleitoral da 36ª Zona realizaram, em 29 de maio realizaram palestra dentro da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral , com estudantes da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Adelino Cunha Alcântara, no município de São Gonçalo do Amarante.
    O objetivo do evento foi levar aos estudantes informações sobre a importância do voto consciente e do alistamento eleitoral. A palestra contou com a presença 100 estudantes.
    Na ocasião, o juiz eleitoral, César de Barros Lima, reforçou a necessidade de realizar o alistamento. A equipe do NUCA complementou o convite aos jovens e ressaltou a importância de manter um bom índice de alistamento de adolescentes, tendo em vista a obtenção do selo da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o município. Processo PAD nº 004501/2019.

    Informação da 36ª ZE.

    • Estudantes de Barro assistiram a palestra realizada pelo Cartório Eleitoral da 92ª ZE
    O Cartório Eleitoral de Barro, município-sede da 92ª Zona Eleitoral, realizou, no dia 21/5, a pedido da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), uma palestra na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante José Osmar Plácido da Silva.
    O evento foi conduzido pelo chefe de cartório Igor Mariano Figueiredo, com apoio dos servidores Waldecio Assunção Tavares de Oliveira e Maria Renata Mendes Jorge. Na ocasião, foram tratados temas como democracia, cidadania e alistamento eleitoral, a fim de esclarecer os jovens na faixa etária de 16 a 17 anos e incentivá-los a relizarem o alistamento eleitoral e exercerem a cidadania.
    Após o evento, o CMDCA e a Direção da Escola comprometeram-se em encaminhar grupos de adolescentes ao Cartório Eleitoral para alistarem-se. O atendimento dos jovens iniciou-se desde o dia 23/05/2019. Processo PAD nº 004501/2019.
    Informação da 92ª ZE
    • Cartório Eleitoral de Tianguá levou palestra a estudantes da rede pública

      O Cartório da 81ª Zona Eleitoral, realizou, na terça-feira, dia 21/5, uma palestra direcionada a estudantes da rede pública, repassando informações sobre a cidadania, o voto consciente e o papel da Justiça Eleitoral, bem como convidando ao alistamento eleitoral.

      O evento, conduzido pelo chefe de cartório Carlos Balbino, contou com a participação de 50 jovens da E.E.F. Antônio Custódio Sobrinho, em Tianguá, município-sede da 81ª ZE, a convite do próprio colégio.

      Na oportunidade, a direção da escola comunicou que se empenhará em levar os alunos da comunidade na faixa etária de 16 a 17 anos ao cartório para a realização do alistamento eleitoral, momento que também documentarão como estratégia de obtenção do selo Unicef .

      Confira o arquivo utilizado na apresentação, gentilmente disponibilizado pelo Cartório Eleitoral da 81ª ZE.

      Com informações da 81ª ZE

    • Jovens de Iguatu participaram da Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral
    O cartório eleitoral da 13ª zona eleitoral, Iguatu, com o apoio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 16 (CREDE), realizou a IX Campanha  de Educação Política e de Alistamento Eleitoral nas escolas públicas da Cidade. O projeto, que acontece em todo o estado do Ceará, coordena a visita de alunos até o Fórum para fazer a inscrição do Título de Eleitor. Desde o início da campanha, 303 jovens iguatuenses, de 16 e 17 anos, foram atendidos.
    A Campanha, que faz parte do  Programa Eleitor do Futuro tem o objetivo de promover a educação política dos jovens dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, especialmente das escolas públicas, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente. Dentre as ações estão: incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos no estado do Ceará; formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão e estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil. Processo PAD nº 004501/2019.
    Informação da 13ª ZE
    • Palestra sobre voto consciente e democracia para jovens adolescentes de Beberibe

    Nos dias 06 e 09 de maio deste ano, o Cartório Eleitoral da 84a Zona participou de ação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, inserido no Selo UNICEF. Nos dois dias, Roberta Laena Costa Jucá, Chefe do Cartório, realizou ação do programa Eleitor do Futuro, proferindo palestra sobre voto consciente e democracia para jovens adolescentes de Beberibe.

    Ao todo foram alcançados 180 adolescentes e 2 educadores, os quais tiveram a oportunidade de debater sobre democracia, direitos políticos, voto consciente e Eleições Municipais, e, ao final,receberam orientações sobre a relevância da biometria. Todos receberam cartilhas e folders temáticos, tendo sido agendados alistamentos no Cartório da 84a Zona Eleitoral.

    Informação do Cartório Eleitoral da 84ª ZE.

    • Lançamento da IX Campanha Eleitoral

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, realizou em 30 de abril, o lançamento oficial da IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral para estudantes de escolas públicas.O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, reforçou a importância da campanha: "É uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado, para que os jovens de 16 e 17 anos, procurem o alistamento eleitoral e votem de forma mais consciente, tendo em vista o futuro do país. É um programa bem sucedido e os resultados são altamente positivos".

    De acordo com o juiz do TRE e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Roberto Viana Diniz, "A preocupação do TRE, através da Escola Judiciária Eleitoral, é promover a cidadania da forma mais ampla possível, incentivando o jovem a participar, como eleitor, e quando tiver a idade adequada, buscar a participação mais ativa nos espaços de decisões políticas".O promotor de justiça e coordenador do Centro Operacional da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público do Ceará, Hugo Mendonça, falou aos estudantes sobre as eleições dos conselheiros tutelares, reforçando os prazos para participação. "No dia seis de outubro de 2019 será realizada a eleição para todos os Conselhos Tutelares do país inteiro.

    É importantíssimo que todos se mobilizem para que os Conselhos sejam compostos por pessoas vocacionadas para proteção da criança e do adolescente. O alistamento eleitoral para votar nessa eleição vai até 31 de maio".Por fim, o analista em Educação na Coordenadoria de Protagonismo Estudantil na Secretaria da Educação do Ceará – SEDUC, Antonio Marlon Coutinho Barros, manifestou apoio à iniciativa do TRE e destacou a importância da participação do eleitorado jovem no cenário político brasileiro. Processo PAD 004501/2019.

    Informação da SEPLA

    • TRE-CE e SEDUC firmaram Termo de Cooperação

    O presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, assinou na tarde desta terça-feira, 16/4, no gabinete da Presidência, Termo de Cooperação entre o Tribunal e a Secretaria da Educação (SEDUC), com vistas à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro. O Programa é destinado aos alunos na faixa etária de 12 a 17 anos das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará. processo PAD nº 002187/2019. Veja Termo de Cooperação Técnica Nº 06/2019.

    • Seminário "Participação de Adolescentes no Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares"

      Participação do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE)  e da chefe de Seção  de Planejamento e Programas (SEPLA) do seminário sobre a importância da atuação de adolescentes no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. O evento aconteceu  no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT)

      O momento foi promovido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Associação para o desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará. A ação tem o objetivo de sensibilizar os conselheiros municipais sobre o direitos de criança, adolescentes e mobilizadores do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), de participar desse processo de escolha, que ocorrerá em todo o país em outubro.

      A abertura do seminário foi seguido por palestras com a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Irani Rodrigues Loyola, e do Promotor de Justiça aposentado do Ministério Público de Rondônia, Wilson Donizeti Liberati. Em seguida, foi realizado um debate sobre o tema com os presentes.

    Informação da SEPLA

    2018

    • Exposições dialogadas e rodas de conversa com o tema “Saia do Muro”
      O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, realizou exposições dialogadas e rodas de conversa com o tema “Saia do Muro” em escolas de Fortaleza nos meses de setembro e outubro.
      Na segunda-feira, 10/9, a ação foi na EEMTI Padre Guilherme Waesse, localizada na Rua Boaventura, 916, no bairro Dias Macêdo. O coordenador da EJE, José Humberto Mota Cavalcanti, proferiu palestra multimídia com a utilização da urna eletrônica. Os adolescentes puderam simular votação com "candidatos" fictícios e já foram se familiarizando com a urna.
      No dia 12/9, foi a vez da EEMTI Professor Coronel José Aurélio Câmara. Ao todo, onze eventos foram realizados.
      Foi priorizado o atendimento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da rede estadual de ensino que ofertam, apoiadas pelo TRE-CE, a disciplina eletiva "Educação para a Cidadania na Escola" com o conteúdo programático: Educação integral - o sujeito em formação para a vida; Cidadania, democracia e política no Estado Democrático de Direito; O processo eleitoral no Brasil - história e conceitos; Participação e mobilização em atos decisórios no cotidiano escolar; Formação de lideranças e protagonismo estudantil.
      O tema da ação educativa é inspirado no Projeto Saia do Muro, uma parceria do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e outras entidades. O Projeto Saia do Muro objetivou fomentar, durante o período eleitoral, a discussão de temas fundamentais para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias por meio da realização de pesquisas

    Processo PAD n.º 012468/2018

    • Projeto “Saia do Muro”
      A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE participou, em parceria com a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância; o Jornal O Povo; o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará, do Projeto “Saia do Muro”, cujo objetivo era fomentar a participação de estudantes entre 12 e 17 anos em debates sobre temas fundamentais para a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.
      O lançamento do programa ocorreu na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), em data de 14 de agosto de 2018. Na oportunidade, o TRE-CE foi representado pelo diretor da EJE, juiz Roberto Viana Diniz de Freitas, e pelo coordenador da Escola, José Humberto Mota Cavalcanti. Durante o encontro foram repassadas orientações para os mobilizadores de adolescentes que trabalham nos municípios para a certificação do Selo Unicef.
      Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a divulgação do documento “Eleições 2018 – Mais que promessas – Compromissos reais com a infância e a adolescência no Brasil”, elaborado pela Unicef, convocando os(as) candidatos(as) a um compromisso público com a garantia dos direitos de cada criança e adolescente, em especial quem está mais vulnerável ou em situação de exclusão. O documento propôs seis desafios essenciais, posteriormente levados a debate durante outras atividades do projeto:
      1. Superação da pobreza, em suas múltiplas dimensões;
      2. Redução da violência contra crianças e adolescentes;
      3. Promoção de uma educação de qualidade para todos;
      4. Garantia da saúde e do direito à vida a todas as crianças;
      5. Oferta de uma alimentação saudável para cada menina e menino;
      6. Efetivação do direito à participação de crianças e adolescentes.

    Processo PAD n.º 012468/2018

    • Estudantes de Várzea Alegre recebem orientações sobre Democracia e Eleições 2018
      O Cartório Eleitoral de Várzea Alegre (62ª ZE) e o Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), realizaram visitas às escolas estaduais Dr. José Iram Costa, José Correia Lima e Maria Afonsina Diniz Macedo. Os encontros ocorreram, respectivamente, nos dias 16, 18 e 21 de agosto.

      Na ação, o chefe da 62ª Zona Eleitoral, Roberto Wagner, ministrou palestra sobre Democracia, Participação Popular e Segurança da Urna Eletrônica. Após a exposição dialogada, os alunos realizaram uma votação simulada na urna eletrônica e tiraram dúvidas sobre as Eleições que ocorrerão em 7 de outubro, em todo o Brasil.

    Além de assuntos como o aplicativo e-Título e a segurança do processo eleitoral, foram repassadas informações importantes para o público que logo iniciará sua jornada eleitoral, ou que votou apenas uma vez anteriormente.

    A iniciativa também integra as ações do município de Várzea Alegre na obtenção do Selo Unicef, edição 2017/2020, processo que começou em março deste ano com o alistamento eleitoral dos jovens com idade entre 16 e 17 anos

    Informação prestadas pelo Cartório Eleitoral da 62ª Zona, via email.

    • Iniciadas as atividades do Eleitor do Futuro no Colégio 7 de Setembro

    No dia 03 de agosto, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Roberto Viana Diniz, acompanharam o lançamento das atividades do Programa Eleitor do Futuro, previstas para a instituição.
    Na ocasião, o professor Ednilton Gomes de Soárez comandou a apresentação dos projetos de educação política a serem desenvolvidos nas disciplinas de Ciências, História, Língua Portuguesa/Redação, Matemática e Inglês, com a participação de 17 professores e 1.156 estudantes do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e do Ensino Médio (1º e 2º anos).
    A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira ficou encantada com o engajamento da escola na preparação dos temas e com as propostas de trabalho que serão desenvolvidas. "Este é um momento ímpar para nós, porque o Colégio 7 de Setembro, que conta com 83 anos de existência, abre as portas para que a Justiça Eleitoral converse com seus alunos. É a primeira instituição de ensino da rede privada que adere ao Eleitor do Futuro", afirmou a desembargadora.
    Programação didática
    Em ciências, por exemplo, pesquisas de propostas dos candidatos para as questões ambientais foram realizadas,  ao passo que em matemática os professores explicariam os métodos aplicados às eleições majoritária e proporcional. Produção textual e debates, pautas na disciplina de português.
    O termo de cooperação, celebrado entre o TRE-CE e o Colégio 7 de Setembro, tem o objetivo de realizar ações do Programa voltadas a estudantes na faixa etária de 12 a 17 anos.

    Processo PAD n.º 7269/2018

    • Disciplina eletiva "Educação  para a Cidadania na Escola"

      Dia 26 de junho, 111 professores da rede estadual de ensino receberam capacitação para ministrar a disciplina eletiva "Educação  para a Cidadania na Escola", a ser ofertada nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) do Estado do Ceará, como decorrência das atividades previstas neste Programa, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. A nova disciplina será  ministrada já no segundo semestre letivo de 2018.

    O professor responsável pela formação, Jefrei Almeida Rocha, explicou que a disciplina não trabalhará apenas a cidadania, será abordado o ser humano de maneira ampla. "Os professores deverão agregar valores como ética, sentimentos e impressões pessoais.  Eles mediarão os debates e, juntamente com os alunos, construirão o conhecimento, estimulando o pensamento crítico. O diferencial  será trabalhar com a realidade do jovem, utilizando-se de músicas, vídeos, materiais didáticos que favoreçam as discussões com embasamento teórico, para o desenvolvimento do pensamento científico. Assim, a formação cidadã se dará de forma coesa e concreta", concluiu.

    http://www.tre-ce.jus.br/transparencia/gestao-de-contratacoes/arquivos-inteiro-teor/tre-ce-inteiro-teor-processo-5265-2018

    Processo PAD n.º 5265/2018

    • Convênio n.º 37/2017

    Dentro das atividades do Programa Eleitor do Futuro, foi firmado Termo de Cooperação ( Convênio 37/2017 ) entre o TRE/CE e a Educadora 7 de Setembro, tendo como objetivo maior promover a educação política de alunos adolescentes dentro da faixa etária de 12 a 17 anos.

    Como desdobramento desse convênio a Educadora 7 de Setembro encaminhou, em maio de 2018, a este Regional o projeto das ações que seriam desenvolvidas ao longo do ano. Tais atividades, distribuídas entre as disciplinas de Ciências, História, Língua Portuguesa, Matemática e Redação abrangendo 17 (dezessete) professores e 1.156 (um mil, cento e cinquenta e seis) alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e Ensino Médio (1º e 2º anos).

    • 1º Fórum Estadual de Grêmios Estudantis

      Como atividade ainda vinculada ao Programa Eleitor do Futuro, a Escola Judiciária do TRE-CE, aos 07 de junho de 2018, participou do 1º Fórum Estadual de Grêmios Estudantis, realizado no Centro de Eventos do Ceará, promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, por meio de uma oficina para 53 (cinquenta e três) alunos da rede pública de ensino, acerca do tema “Grêmio e participação política dos jovens", versando sobre a participação dos jovens na política, entendida como o conjunto de aprendizagens sociais e comunicacionais que ajudam os adolescentes a saberem agir em dadas situações, de forma responsável consigo mesmos e com os outros. Aludido evento teve como facilitador Daniel Raviolo, sociólogo, fundador e Diretor-Presidente da instituição educativa sem fins lucrativos Comunicação e Cultura.

    Processo PAD n.º 1452/2018

    • Empréstimo de urnas para realizar eleições à escolha dos membros de grêmios estudantis

    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cedeu urnas eletrônicas a 35 (trinta e cinco) escolas da rede estadual de ensino, a fim de serem utilizadas em eleições não oficiais para a escolha dos novos membros de seus grêmios estudantis, ocorridas no período de 16 a 20 de abril de 2018, a saber:Escola de Ensino Médio (EEM) Liceu de Messejana, em Fortaleza. Uma seção eleitoral funcionou para receber a votação dos 1.353 eleitores habilitados ao exercício do voto naquele evento. Na mesma data, a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Clóvis Bevilacqua, também de Fortaleza e da rede estadual de ensino, promoveu pleito não oficial para a renovação de seu grêmio estudantil. No total, 400 eleitores puderam registrar seus votos.

    Ato contínuo, sucederam-se eleições não oficiais nas escolas EEFM Joaquim Alves, para 690 eleitores, em uma seção e EEM Liceu do Conjunto Ceará, contando com 1258 eleitores, alocados em uma seção.

    Entre os dias 16 e 18 de abril, a Escola de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (EEFMTI) Maria Thomásia, da rede estadual e também situada em Fortaleza, também realizou eleição para a escolha dos novos membros de seu grêmio estudantil. No total, 323 eleitores tiveram à disposição uma seção eleitoral para o exercício do voto.
    Aos 17 de abril do corrente, quatro escolas da rede estadual, e todas em Fortaleza, promoveram eleições não oficiais com o mesmo objetivo, sendo estas EEMTI Visconde do Rio Branco, 180 eleitores, uma seção; EEFM Michelson Nobre da Silva, 590 eleitores, uma seção; EEMTI Senador Fernandes Távora, 207 eleitores, uma seção e EEMTI João Nogueira Jucá, 570 eleitores, uma seção.

    Nos dias 17 e 18 de abril foi a vez da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI, em Fortaleza, 550 eleitores, uma seção; da EEMTI Professora Francisca Estrela, em Caucaia, 412 eleitores, uma seção; da EEM Telina Matos Pires, em Aquiraz, 930 eleitores, uma seção; da EEEP Jaime Alencar, em Fortaleza, 540 eleitores, uma seção; da EEMTI Padre Guilherme Waessen, em Fortaleza, 252 eleitores, uma seção; do Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro, em Fortaleza, 1.226 eleitores, uma seção; da EEEP Joaquim Moreira de Sousa, em Fortaleza, 388 eleitores, uma seção; da Escola José Alexandre, em Caucaia, 988 eleitores, uma seção; do Colégio Estadual Anchieta, em Maranguape, 709 eleitores, uma seção e da EEMTI Professora Tecla Ferreira, em Fortaleza, 700 eleitores, uma seção.

    Entre os dias 18 e 19, EEM Otávio Terceiro de Farias, em Fortaleza, 895 eleitores, uma seção; EEFM Professor Hermenegildo Firmeza, em Fortaleza, 998 eleitores, uma seção; Escola José Maria Pontes da Rocha, em Caucaia, 610 eleitores, uma seção; EEMTI Adahil Barreto Cavalcante, em Maracanaú, 629 eleitores, uma seção; EEM Professor Antônio Martins Filho, em Maracanaú, 838 eleitores, uma seção; EEFM João Paulo II, em Fortaleza, 400 eleitores, uma seção; EEFM Mário Hugo Cidrack do Vale, em Fortaleza, 540 eleitores, uma seção; EEFM Antônio Dias Macedo, em Fortaleza, 378 eleitores, uma seção; EEEP Joaquim Antônio Albano, em Fortaleza, 346 eleitores, uma seção; EEFM Polivalente Modelo, em Fortaleza, 1.160 eleitores, uma seção; EEFM Professora Diva Cabral, em Fortaleza, 843 eleitores, uma seção; EEMTI Lia Sidou, em Aquiraz, 320 eleitores, uma seção; EEMTI Rotary Club São Miguel, em Caucaia, 412 eleitores, uma seção; EEEP Eusébio de Queiroz, em Eusébio, 500 eleitores, uma seção; EEM Antônio Luiz Coelho, em Maranguape, 514 eleitores, uma seção e EEFM Deputado Fausto Aguiar Arruda, em Pacatuba, 769 eleitores, uma seção.

    Por fim, ainda aos 19 de abril, ocorreram eleições na Organização Educacional Farias Brito, Sede Farias Brito Jovem Central, em Fortaleza, em oito seções eleitorais, com 1.302 eleitores habilitados a participar do processo de escolha. Na mesma data, a Sede Jovem Aldeota, da mesma organização, contou com 921 eleitores habilitados, distribuídos em seis seções eleitorais. E no dia 20 de abril, a Sede Jovem Sul, também da Organização Educacional Farias Brito, promoveu, em eleição não oficial, a renovação dos integrantes do grêmio estudantil. Os 870 eleitores aptos a tomar parte no processo tiveram cinco seções eleitorais à disposição para registrarem seus sufrágios.

    2017

    • TRE firma convênio com a Educadora 7 de Setembro

    Com a assinatura do Termo de Cooperação, o TRE-CE se compromete, dentre outras atribuições, a realizar cursos de educação política, destinados a professores e a alunos; promover seminários, palestras, rodas de conversa, encontros e outros eventos acerca de temas relacionados aos objetivos do Programa Eleitor do Futuro; e apoiar, inclusive por meio do serviço de cessão de urnas eletrônicas, as diversas eleições realizadas no âmbito da Educadora 7 de Setembro.

    Já a instituição de ensino se compromete a apoiar o TRE-CE na promoção da campanha de alistamento eleitoral dos adolescentes de 16 e 17 anos, principalmente na divulgação e no incentivo à participação dos alunos na faixa etária especificada, além de inserir temas relacionados à educação política, à promoção da cidadania e à mobilização e à participação social dos adolescentes no planejamento programático das disciplinas escolares a partir dos seus eixos temáticos, bem como na realização de atividades de produção textual, científica, artística e cultural dos alunos.

    Veja Termo de Cooperação nº 37/2017

    • EJE-CE enviou representante ao encontro sobre participação social no Rio de Janeiro

    A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE participou, na sexta-feira, 27/10, do “Encontro de Experiências de Participação Cidadã”, no Rio de Janeiro.  O encontro foi promovido pela EJE do TRE-RJ, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A programação contou com palestras, debates e oficinas, além da participação de dezenas de jovens estudantes, ativistas de ONGs e de movimentos sociais e profissionais da área da educação.

    Processo PAD n.º 19324/2017

    • 7ª Semana da Justiça Eleitoral
    A abertura oficial, na Praça do Ferreira, que contou com a presença da presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e dos demais juízes da Corte, aconteceu na data de 26/9/17,  quando foram iniciadas as apresentações artísticas dos alunos das escolas que participam do Programa Eleitor do Futuro, contudo o atendimento à  população começou em  25/9/17.
    Processo PAD n.º 55823/2017
    • VIII Campanha de Alistamento
    A Portaria Conjunta nº 5/2017, da Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral do TRE, promoveu no período de 1º de setembro a 19 de dezembro, a VIII Campanha de Educação Política e de Alistamento Eleitoral para alunos de 12 a 17 anos e de 16 e 17 anos, respectivamente.
    A campanha foi realizada em Fortaleza e em 34 zonas do interior do Estado, Baturité (5ª ZE), Iguatu (13ª ZE), Missão Velha (16ª ZE); Itapipoca (17ª ZE), Crateús (20ª ZE), Sobral (24ª e 121ª ZE’s), Milagres (26ª ZE), Crato (27ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZE’s), Limoeiro do Norte (29ª ZE), Barbalha (31ª ZE), Camocim
    Processo PAD n.º 21.322/2017
    • Lançamento da  VIII Campanha de Alistamento
    Em 13/9/17, foi ministrada uma aula para estudantes de três escolas públicas estaduais sobre cidadania e democracia. A convite do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e mobilizados pela Secretaria Estadual de Educação, 45 alunos das Escolas Dragão do Mar, Visconde do Rio Branco e Liceu do Ceará compareceram à Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza (CEATE), na Praia de Iracema.
    Após realizado o alistamento eleitoral por meio da identificação biométrica, tendo sido designados 11 guichês só para os jovens. Depois de fazerem o título de eleitor, os alunos foram ao auditório do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro onde assistiram ao documentário "Nunca me sonharam", lançado em 2017, com direção de Cacau Rhoden, que trata da realidade do ensino médio em escolas públicas. Depois da exibição, os alunos participaram de uma roda de conversa.
    Em data de 20 de setembro a Central de Atendimento ao Eleitor de Fortaleza (CEATE) recebeu cerca de 50 estudantes de 5 escolas particulares, em continuidade à VIII Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral, que faz parte do Programa Eleitor do Futuro. No ano de 2017 foi firmada parceria com o SINEPE-CE (Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará). Alunos dos Colégios Deoclécio Ferro; Dáulia Bringel; Maria Ester I (Unidade Silas Munguba); Farias Brito Jovem Aldeota e Escola Manuel da Silva chegaram bem cedo à CEATE, munidos dos documentos e muita vontade de participar das eleições

    Processo PAD n.º 012612/2017

    • EJE do TRE-CE vence concurso de Boas Práticas do TSE

    A Escola Judiciária Eleitoral do Ceará venceu, na categoria Inovação , o Concurso de Boas Práticas das EJEs , promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral. A EJE-CE participou com a "Inserção dos indicadores de desempenho relativos às ações do Programa Eleitor do Futuro no Planejamento Estratégico do TRE-CE":

    - Índice de participação em ações de educação política do Programa Eleitor do Futuro;
    - Índice de participação nas campanhas de alistamento de estudantes de 16 e 17 anos;
    - Índice de adolescentes de 16 e 17 anos alistados;
    - Índice de adolescentes votantes em eleições de organizações estudantis realizadas nas escolas com a utilização de urnas eletrônicas

    O concurso

    Para chegar aos vencedores, foi realizada a avaliação das dezesseis práticas inscritas por nove Escolas Judiciárias, por Comissão Avaliadora composta de representantes da EJE-TSE, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

    Confira os vencedores por categoria.

    Informação prestada pela SEPLA

    • SEDUC E TRE concluem ações com grêmios estudantis

    Foram realizados vinte e quatro fóruns regionais em Fortaleza e nos municípios do interior que sediam as   Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE's): Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Apenas as escolas pertencentes ao CREDE sediado em Tauá realizarão o fórum no mês de agosto, após o período de férias escolares. No total, participaram dos encontros 1.105 estudantes, 195 professores e 194 profissionais de escolas e técnicos da SEDUC.

    Informação prestada pela SEPLA

    • TRE firma convênio para ações do Programa Eleitor do Futuro em escolas particulares

    A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o presidente do SINEPE-CE (Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará), Aírton de Almeida Oliveira, assinaram Termo de Cooperação nº 25/2017 visando à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede particular de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará.

    A assinatura do convênio, promoverá ações de educação política dos adolescentes na faixa de 12 a 17 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente, ocorreu antes da sessão do Pleno do TRE-CE, na data de 22/8.

    Pad Nº 14110/2017

    • TRE e SEDUC promovem fóruns de grêmios estudantis em ação do Programa Eleitor do Futuro

    A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, realizou durante o mês de junho, os fóruns regionais de grêmios estudantis, dentro das atividades do Programa Eleitor do Futuro desenvolvido em parceria do TRE-CE com a SEDUC, conforme Termo de Cooperação nº 04/2017 .

    Veja o cronograma com os temas das palestras em Fortaleza e nos municípios do interior do Estado

    • Conclusão das atividades iniciadas em 2016 - Capacitação "Eleitor do Futuro nas Escolas" - Uma Formação em Educação Política.

    Neste último encontro, alunos de três escolas compartilharam vivências a respeito do projeto e da criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCAS). Ao final da formação, foram certificados 34 alunos e 34 professores pela participação nos encontros. As atividades foram realizadas pelo TRE-CE em um convênio firmado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado.

    Processo PAD n.º 11757/2016

    2016

    • Capacitação "Eleitor do Futuro nas Escolas - Uma Formação em Educação Política."

    Veja cronograma completo .

    Processo PAD n.º 11757/2016

    2015

    • VII Campanha de Alistamento

    A Portaria CRE/CE nº 4/2015 estabeleceu que a VII Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas ocorresse nos meses de setembro, outubro e novembro de 2015.

    Portaria CRE/CE nº 4/201

    • VI Semana da Justiça Eleitoral na Praça

    Período: 19 a 23 de outubro

    Processo PAD n.º 2704/2015

    2014

    II Encontro com Professores

    Data: 25 de agosto de 2014

    Local: Auditório da Justiça Federal

    I Encontro com Professores

    Data: 2 de junho de 2014

    2013

    VI Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    Período: 1º de agosto a 25 de outubro de 2013

    2012

    Palestras sobre Voto e Cidadania

    Parceria: FIEC e IFCE

    Data: 2012

    Projeto Justiça Eleitoral nas Escolas

    Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Período de execução: junho a novembro.

    Contrato nº 105/2019

    2011

    V Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    2010

    Rodas Dialógicas com Professores

    2009

    IV Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    2008

    Curso de Formação de Educadores do Programa Eleitor do Futuro (turmas I e II)

    Período: junho de 2008

    Palestra Cidadania no Brasil - Desafios e Perspectivas

    Palestrante: Professor Doutor Uribam Xavier, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

    Datas: 31 de julho e 29 de agosto de 2008

    2007

    III Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    2006

    Curso de Formação a Distância para a Educação Política

    Parceria: Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Faculdade 7 de Setembro (FA7)

    Data: 2006

    2005

    II Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    2004

    Lançamento do livro Projetos de educação política: a caminhada do Projeto Eleitor do Futuro em Escolas do Ceará

    Semana do Eleitor do Futuro

    Período: 12 a 16 de abril de 2004

    2003

    I Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas

    Período: setembro a novembro de 2003

    Convênios

    • TRE-CE e o Município de Barbalha firmam Termo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e do Município do Barbalha do Estado do Ceará, destinadas aos(às) alunos(as) que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do programa. - Convênio nº 02/2023
    • TRE-CE e a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte firmam Termo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e do Município de Juazeiro do Norte do Estado do Ceará, destinadas aos(às) alunos(as) que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do programa. - Convênio nº 01/2023
    • TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmam Termo de Cooperação, cujo objeto é a realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Programa. Processo PAD nº 19.305/2021 - Convênio nº 001/2022
    • TRE-CE celebrou o convênio com a EDUCADORA ASC LTDA , cujo objeto consiste na realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das unidades da Educadora ASC LTDA, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos. Processo PAD nº 014733/2019 - Convênio 29/2019.
    • TRE-CE e a Secretaria da Educação SEDUC firmaram Termo de Cooperação , com vistas à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro que é destinado aos alunos que se encontram na faixa etária de 12 a 17 anos das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará. Processo PAD nº 002187/2019 - Convênio Nº 06/2019.
    • TRE-CE e a Educadora 7 de Setembro firmaram Termo de Cooperação , cujo objeto consiste na realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das unidades da Educadora, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos. Processo PAD nº 21.322/2017 - Convênio 37/2017.
    • TRE-CE e o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica, Escolas de Idiomas, Ensino Livre, Ensino Profissionalizante e Educação Superior do Estado do Ceará - SINEP-CE firmaram Termo de Cooperação , Com vistas à realização de ações do Programa Eleitor do Futuro no âmbito das escolas da rede particular de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos. Processo PAD nº 14.110/2017 - Convênio nº 25/2017.

    Orçamento (Previsão Orçamentária)

    2022 

    Proposta Orçamentária COEJE/SEPRI ANO 2022

    2021 

    Proposta Orçamentária COEJE / SEPLA ANO 2021

    2020 

    Proposta Orçamentária COEJE / SEPLA ANO 2020

    Não houve ações com demandas orçamentárias no ano de 2020, em razão das restrições impostas pelo período pandêmico.